Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como a educação pode mudar a vida das pessoas? Entenda!

como a educação pode mudar a vida das pessoas

Não é novidade que o ensino, além de proporcionar conhecimento, também nos apresenta a uma série de experiências novas. Mas você sabe como a educação pode mudar a vida das pessoas, de fato?

Enquanto algumas transformações podem ser mais sutis, outras são muito mais perceptíveis. Por exemplo, quanto mais estudo você tem, maior é o seu nível de confiança, o seu entendimento da sociedade e as suas habilidades.

Mas não é só isso. A educação é capaz de causar impactos muito mais profundos em questões financeiras, de saúde e de qualidade de vida. Entenda melhor a seguir.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como a educação pode mudar a vida das pessoas, afinal?

Aumenta a renda

Você sabia que a educação é um dos fatores que mais contribui para que seus rendimentos aumentem?

Segundo um relatório divulgado em 2019 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a taxa de emprego para pessoas de 25 a 34 anos sem ensino médio era de 61%, de 78% para as que têm ensino médio completo e de 85% para quem tem ensino superior.

Além disso, uma pesquisa do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp) apontou que o salário de quem conclui uma pós-graduação pode ser até 150% maior em relação ao de quem não possui uma especialização.

Ou seja, cada vez que você conquista um diploma ou certificado, consegue se destacar ainda mais no mercado de trabalho. Isso te dá acesso a oportunidades em empresas dispostas a contratar e remunerar melhor quem tem um nível mais alto de educação.

 Melhora a saúde física e mental

O impacto positivo na saúde física e mental é mais um exemplo de como a educação pode mudar a vida das pessoas.

Segundo um estudo divulgado em 2017 pela Universidade de York, altos níveis de educação estão associados a uma saúde mental melhor. O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança.

Em crianças, o aprendizado tem um grande impacto no desenvolvimento da socialização, no trabalho em equipe e em descobertas a respeito de si próprio.

Ao longo da vida, a saúde de jovens e adultos também é bastante beneficiada através do estudo. Quanto mais aprendemos, mais autoconfiança desenvolvemos, mais conseguimos nos posicionar e aumentar a nossa perspectiva sobre o mundo.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

E quando falamos sobre saúde física, também encontramos uma grande influência da educação.

Como já vimos, o ensino impacta muito na remuneração das pessoas. Sendo assim, famílias com renda mais alta consomem alimentos mais saudáveis, têm tempo para praticar atividades físicas, conseguem pagar por serviços de saúde e ter acesso a meios de transporte melhores.

Faz a economia crescer

Os benefícios da educação são tantos, que, às vezes, nem percebemos como eles estão afetando positivamente as nossas vidas.

Para ter uma ideia, um relatório da UNESCO mostrou que países que priorizam o ensino de qualidade registram crescimento econômico acima da média. Segundo os dados, a cada ano adicional de escolaridade, a média anual do PIB aumenta 0,37%.

Com isso, o PIB per capita também cresce, o que significa que cada cidadão pode ser mais beneficiado com melhorias sociais como aumento de emprego, maior renda e poder de consumo.

Torna as pessoas mais felizes

Você sabia que a educação é uma das variáveis mais importantes quando o assunto é a felicidade durante a vida adulta?

Algumas pesquisas apontam que quanto mais educação você tiver, maior é a probabilidade de que você será feliz.

Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas U.S. General Social Surveys mostrou que 94% das pessoas com diploma universitário ou certificação de pós-graduação afirmaram se sentir felizes ou muito felizes com suas vidas. Quando a mesma pergunta foi feita para pessoas que concluíram apenas o ensino médio, essa taxa caiu para 89%.

Viu só como a educação pode mudar a vida das pessoas de diversas maneiras? Para ter acesso a condições financeiras melhores, mais saúde e felicidade, é essencial aproveitar todas as oportunidades de se desenvolver através dos estudos. Para isso, temos uma dica excelente para você: fazer uma pós-graduação EAD.

Conheça as opções de pós em Direito, Marketing, Saúde, Tecnologia, Educação e muitas outras áreas, faça a sua inscrição e comece a transformar o seu futuro hoje mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades