Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 características para ser um bom líder: veja quais são

características para ser um bom líder

Apesar de muitos colaboradores almejarem um cargo de liderança, nem todos possuem as características para ser um bom líder.

Mas, afinal, quais características são essas e como elas conseguem diferenciar um bom gestor de um chefe mediano?

Nós preparamos um artigo completo sobre o que significa ser um bom líder e quais as características necessárias para implementar uma liderança eficaz.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

Confira!

Características para ser um bom líder

Líderes, na maioria das vezes, são capazes de moldar nações, comunidades, empresas e organizações.

Entretanto, nem todos atuam da mesma maneira ou possuem as mesmas características, tornando o conceito de uma “boa liderança” algo difícil de ser definido.

Afinal, o que significa “ser um bom líder”?

Entre os principais conceitos relativos a um bom líder estão a capacidade de se comunicar efetivamente, motivar seus colegas e autorregular suas emoções, passando uma sensação de segurança e confiança.

Apesar de algo difícil de conceitualizar, existem alguns atributos específicos e um conjunto de características para ser um bom líder.

1 – Resiliência

Ser um líder pode ser difícil. Há um equilíbrio entre saber criar estratégias e entender como orientar outras pessoas a gerenciarem efetivamente tais planos ou procedimentos.

As burocracias e pressões associadas a um cargo de liderança podem ser exaustivas no dia a dia e acabar tornando-se insustentáveis ao longo do tempo, principalmente em indústrias mais desafiadoras. 

Afinal, tomar decisões que podem afetar os negócios de uma empresa ou uma equipe inteira é uma responsabilidade que, às vezes, pode criar uma sensação de tensão extrema. 

Por isso, conseguir construir uma mentalidade resiliente é uma das principais características para ser um bom líder. 

Através de estratégias de autoconhecimento, meditação e autorregulação das emoções, é possível não somente tornar-se um líder eficaz como, também, transformar-se em um líder seguro, confiante e excepcional.

A resiliência é a chave para lidar com os desafios cotidianos de forma eficaz e converter uma liderança medíocre em um gerenciamento de alto nível.

2 – Flexibilidade

A capacidade de ser flexível talvez seja uma das principais características para ser um bom líder. 

Afinal, na maioria das vezes, nem tudo vai sair como planejado.

Seja por conta de concorrentes mudando suas táticas de vendas, seja por conta de conflitos e divergências entre a própria equipe, a realidade é que, em algum momento, algo pode sair catastroficamente errado.

Um bom líder é capaz de adaptar-se rapidamente a essas novas situações e contorná-las calmamente, ao invés de lamentar-se ou desistir na primeira dificuldade. 

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

3 – Comunicação

Ser capaz de comunicar-se de forma eficaz é uma habilidade fundamental para quem quer ter sucesso nos negócios. 

Entretanto, conseguir comunicar-se de maneira eficiente nem sempre significa saber dizer as coisas certas, nos momentos adequados, às pessoas necessárias. 

Ou seja, uma das principais características para ser um bom líder é não somente saber comunicar-se com os outros, mas, sim, conseguir inspirar e motivar sua equipe.

Afinal, um bom líder é capaz de articular discursos inspiradores, capazes de alterar completamente o humor e o comportamento de um time inteiro.

Emanar confiança na maneira como você se comunica é uma das ferramentas mais poderosas que um líder pode usar.

4 – Coragem

A coragem é uma virtude inconstante, mas que é considerada uma das mais importantes características para ser um bom líder. 

Ser capaz de defender aquilo que acredita e ter a bravura de manter-se firme em suas crenças e ideais é uma das atitudes mais difíceis de serem concretizadas. 

E, para isso, é necessário ter coragem.

Um bom líder precisará, por muitas vezes, “bater o pé” em relação àquilo que crê, a fim de alcançar seus objetivos.

Com a coragem, também vem determinação e paciência, essenciais para manter-se firme e não sucumbir às negatividades e às pressões externas e continuar por um caminho difícil e incerto até o fim, com a cabeça erguida, independentemente do resultado.

5 – Humildade e presença

Um bom líder costuma chamar a atenção de uma sala inteira sem nem mesmo precisar falar, na maioria das vezes. 

Este nível de presença não é algo inato, mas, sim, uma qualidade que precisa ser conquistada através do respeito por parte do time ou da equipe.

Ter humildade e presença é uma das mais importantes características para ser um bom líder, sendo necessário ser consistente e honesto em cada etapa da jornada. 

A presença é, muitas vezes, o resultado da humildade de um líder. 

Agir de forma indiferente ou superior à equipe provavelmente causará antipatia e perturbação, resultando em um ambiente negativo. 

Ao invés disso, um bom líder possui a capacidade de ouvir seu time, comunicar-se em um mesmo nível, passando confiança e segurança a todo o momento.

6. Responsabilidade

E, por fim, uma das significativas características é a responsabilidade. A capacidade de levantar a mão e admitir um erro nunca é fácil. 

Em momentos de equívocos ou falhas corporativas, os únicos cargos que devem ser responsáveis por suas resoluções são os de liderança.

Entretanto, a responsabilidade também significa ser capaz de recompensar e parabenizar a equipe quando necessário, reconhecendo o mérito daqueles que realmente se esforçaram.

Esse tipo de atitude, definitivamente, pertencem apenas a bons líderes.

Quer se tornar um bom líder?

Apesar de não ser tarefa fácil, conseguir conquistar as características para ser um bom líder é possível através de muito autoconhecimento e estudo!

Capacitar-se em áreas de gestão de pessoas ou gerenciamento empresarial são ótimas alternativas àqueles que desejam chegar a um cargo de liderança, por exemplo.

A pós Unopar oferece inúmeros cursos superiores nas áreas de gestão e gerenciamento, com a flexibilidade, acessibilidade e qualidade que todo aluno precisa.

Dê um up em sua carreira e torne-se o líder que sempre almejou!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades