Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Alfabetização e Letramento: o que você estuda no curso?

Pós em Alfabetização e Letramento

Se você trabalha na área de educação e quer entender melhor os processos de leitura e escrita, a Pós em Alfabetização e Letramento é uma especialização bastante recomendada.

Embora o crescente acesso à educação no Brasil deva ser comemorado, também acaba trazendo novos desafios para os profissionais da área. Segundo o último resultado do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), divulgado em 2018, cerca de 29% da população do país ainda possui dificuldades para interpretar e aplicar textos.

Diante de dados como esse, é fundamental que os profissionais da educação se capacitem. A especialização em Alfabetização e Letramento é uma forma de atender essa demanda e se destacar no mercado de trabalho. Saiba mais.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Conheça a pós em Alfabetização e Letramento

Diante do panorama de dificuldades do processo de aprendizagem que citamos anteriormente, a pós em Alfabetização e Letramento tem como objetivo preparar os profissionais da educação para compreender este fenômeno, lidar com ele e propor intervenções.

Por isso, durante o curso, os alunos aprenderão competências que são pouco trabalhadas na graduação, e que diante da dinâmica dos contextos sociais, econômicos e políticos acabam ficando desatualizadas.

Leia também: O que significa ser um profissional especialista: 4 vantagens

Essa pós aborda pontos fundamentais para o cenário atual de alfabetização, como:

  • A constituição dos processos cognitivos em processo de aprendizagem;
  • O estudo das práticas sociais relacionadas ao uso da linguagem e as contribuições da educação;
  • A identificação dos fundamentos do processo de alfabetização e letramento e as metodologias existentes;
  • A discussão sobre a alfabetização de jovens e adultos, seus fundamentos e práticas de ensino;
  • A preparação do aluno para orientação e prática de ensino em matemática, ciências da natureza, artes e ciências sociais;
  • O estudo do planejamento pedagógico e da avaliação.

Ou seja, esta é uma formação completa, que aborda aspectos sociais, psicológicos e educacionais para que você, que escolheu a alfabetização como foco, se capacite e se atualize.

Confira a grade curricular da pós em Alfabetização e Letramento

Agora que você já conhece e a Pós em Alfabetização e Letramento, sua abordagem e objetivos, é hora de saber um pouco mais sobre o que você estudará no curso.

A grade curricular é composta por 9 disciplinas, com um total de 360 horas de duração, e podem ser cursadas no período de 6 (modo intensivo) ou 10 meses.

Confira a seguir.

1 – Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Nesta disciplina, você conhecerá pontos importantes do desenvolvimento da criança.  Ela aborda desde a concepção até os primeiros anos escolares e se aprofunda em conhecimentos do desenvolvimento psicomotor.

2 – Teorias da aprendizagem

Apresenta as teorias da aprendizagem mais tradicionais, a abordagem geral e comparativa das teorias cognitivas, conceitos e aplicação do construtivismo, do sociointeracionismo, a relação entre emoções e aprendizagem. Também analisa as convergências e divergências entre Piaget e Vygotsky.

3 – Aquisição da linguagem e escrita

Aqui, você estudará o desenvolvimento do pensamento e da linguagem falada e escrita no ser humano. Também aprenderá a identificar os principais problemas em leitura e escrita.

4 – Linguagem oral, escrita e literatura

Esta disciplina aborda o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à aquisição da leitura e da escrita. 

Também estuda a importância da literatura na Educação Infantil e a diversificação de gêneros textuais nessa fase do ensino.

Você também verá todo o trabalho didático que envolve o planejamento, a metodologia, conteúdos, recursos e avaliação na Educação Infantil.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

5 – Letramento na educação bilíngue para surdos

Essa disciplina estuda amplamente o desenvolvimento, as soluções e problemáticas no processo de aprendizagem da educação de surdos.

As relações educacionais, a dinâmica na sala de aula, o desenvolvimento curricular, materiais didáticos e a avaliação continuada também fazem parte do programa.

6 – Alfabetização e letramento: fundamentos metodológicos

Visa estudar todo o histórico dos processos de alfabetização e da construção do conhecimento sobre a língua escrita. Os alunos também estudam o processo de alfabetização e suas metodologias.

7 – Alfabetização de jovens e adultos: fundamentos metodológicos

Conhecer a construção do conhecimento sobre a linguagem escrita em jovens e adultos é fundamental para que o processo de alfabetização aconteça neste grupo.

Por isso, essa disciplina aborda as metodologias desenvolvidas para a EJA, assim como a legislação e a qualidade do ensino.

8 – Planejamento, didática e avaliação na alfabetização

A articulação entre planejamento e avaliação é cada vez mais necessária nas práticas escolares de alfabetização e letramento.

É por esse motivo que os profissionais se aprofundam em instrumentos para avaliar, interpretar e aplicar resultados.

9 – A função social da escrita e a alfabetização em contextos tecnológicos

Por fim, você se atualizará sobre as relações e implicações da função social da escrita e alfabetização com ferramentas tecnológicas, e conhecerá as metodologias, os desafios e perspectivas da alfabetização nesse contexto.

Enfim, a Pós em Alfabetização e Letramento é uma especialização muito recomendada para profissionais que querem se tornar corresponsáveis pelo sucesso do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Além disso, é uma excelente oportunidade de se destacar com as competências que o mercado de trabalho tanto necessita.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades