Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quanto tempo dura uma pós-graduação intensiva? Saiba tudo!

Ter uma especialização no currículo é um excelente diferencial para conseguir destaque no mercado de trabalho, já que fazer uma pós te aproxima do mundo acadêmico, apresenta novidades da sua profissão e te especializa em uma área. Contudo, pode ser que você esteja preocupado em conciliar o curso com a sua rotina por não saber quanto tempo dura uma pós-graduação.

Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais que desejam melhorar seus conhecimentos, mas a boa notícia é que, hoje em dia, já é possível cursar especializações rápidas.

Para explicar melhor sobre a opção intensiva e responder suas perguntas, trouxemos duas especialistas para falar mais sobre o assunto. Confira abaixo o guia que montamos para tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quanto tempo dura uma pós-graduação intensiva?

Uma especialização rápida, na modalidade intensiva, dura 6 meses, enquanto os cursos tradicionais têm 10 meses de duração. Essa diferença, entretanto, não significa que uma pós rápida tem menos qualidade do que seu formato clássico. Na realidade, tudo depende de cada aluno.

O que é uma pós rápida?

Segundo Priscila Pereira Silva, Gerente Acadêmica de Pós-Graduação, independente da duração ser em 6 ou 10 meses, a especialização é um curso lato sensu, “que dá uma nova titulação para o profissional e traz um ‘up’ para o seu currículo, com atualização profissional e a possibilidade de adquirir novas habilidades e competências.”

Desse modo, a grande diferença entre as duas possibilidades está no perfil e objetivo de cada pós-graduando. Um aluno mais dedicado aos estudos, e que dispõe de um tempo maior para concluir o curso mais cedo, tem todas as ferramentas para finalizar a pós em 6 meses e “receber a certificação mais cedo, seja para uma progressão de carreira, para contar como pontuação em um concurso público, fazer uma transição de carreira ou se atualizar”, explica Priscila.

Como uma pós-graduação intensiva é estruturada? Qual é o seu conteúdo?

A Gerente Acadêmica de Pós-Graduação ainda destacou que o conteúdo sempre é o mesmo. Todos os alunos contam com “o mesmo suporte e o mesmo tutor”, e a única diferença está na agilidade de cada estudante para conquistar, de maneira mais rápida, o seu objetivo profissional.

Isso porque, conforme detalha Alessandra Fahl, Diretora de Operações Acadêmicas, o curso tem “uma trilha de aprendizagem muito bem desenhada, que favorece o aprendizado do aluno de forma rápida e estruturada, para que ele chegue à conclusão se dedicando 6 meses”. 

Dessa forma, o aluno recebe todo o material e suporte necessário para receber seu certificado em um semestre, contudo, ele precisa se dedicar para alcançar esse objetivo.

Como escolher a melhor modalidade para você? E qual é o perfil do aluno de uma especialização rápida?

Agora que você já sabe que a qualidade de uma pós rápida ou tradicional é a mesma, assim como o acesso aos conteúdos e suporte da instituição de ensino, talvez você esteja se perguntando qual opção é a melhor para você.

Tudo depende do perfil de cada pós-graduando, e é preciso levar em consideração suas necessidades, sua rotina e objetivos antes de bater o martelo. No geral, profissionais com rotinas mais intensas podem aproveitar mais a opção de 10 meses, tendo em vista que ela oferece mais flexibilidade para se adaptar ao cotidiano de cada aluno. Conforme Priscila explica, “se o aluno tem uma jornada de trabalho mais extensa, muitos compromissos e não tem tanta pressa, a pós de 10 meses pode ser melhor.”

Por outro lado, pessoas muito organizadas, com um dia a dia mais tranquilo e flexível, ou que precisem se especializar em menos tempo, a opção de 6 meses consegue atender suas necessidades sem comprometer seus outros compromissos. Isso, no entanto, está diretamente atrelado à gestão e organização do próprio aluno, que precisa se comprometer com a pós-graduação e cumprir seu plano de estudos. 

7 dicas para se organizar em uma pós intensiva

Para te ajudar na organização da rotina para fazer uma pós rápida, nossas especialistas separaram 7 dicas práticas que vão guiar o seu processo como pós-graduando.

1 – Monte um plano de estudos com seriedade, mas sem extremismos

A primeira etapa é entender o seu curso e montar um plano de estudos para ele, adaptando a sua rotina para a especialização, que precisa ser uma prioridade para você. Contudo, o ideal é encontrar o equilíbrio entre comprometimento com os estudos e os outros aspectos da sua vida, lembrando sempre que imprevistos podem acontecer e demandar uma “mudança de rota”, com alterações no seu plano.

Por isso, seja franco consigo mesmo na hora de definir sua estratégia para estudar com afinco durante seis meses. Pode ser que o ideal para você seja dedicar um período específico para o curso, ou de repente seguir uma das sugestões de Priscila: garantir que você vai estudar uma hora por dia, mas durante a hora que for possível.

2 – Dedique ao menos uma hora por dia para o curso

Uma hora de estudos, inclusive, é o que recomenda Alessandra para a sua gestão do tempo. Durante os 60 minutos diários, você vai conseguir “vencer todo o conteúdo, não só o textual, mas também assistir às videoaulas e fazer as atividades”, destaca.

3 – Não se esqueça de incluir os fins de semana no seu plano

Além disso, Alessandra ainda ressaltou a importância de incluir os fins de semana no seu planejamento. Momentos de descanso e lazer são importantes nos dias de folga, mas é possível se divertir e, ainda assim, aproveitar os dias sem trabalho para dedicar um pouco mais à pós.

Duas horas no sábado e duas horas no domingo, por exemplo, podem ser o diferencial que você precisa para cumprir as metas do seu plano de estudos.

4 – Insira a especialização nos detalhes do seu dia a dia

Especialmente nas primeiras semanas como pós-graduando, é essencial encontrar meios de inserir o curso na sua rotina, seja com alarmes no celular, lembretes em blocos de anotações, um calendário virtual ou, como sugere Priscila, na agenda do trabalho ou pessoal.

“Dentro do seu planejamento semanal, se você colocar a sua formação continuada, a chance de você cumpri-la é muito maior, porque você já se planejou e reservou um tempo para isso”, destaca.

5 – Entenda que método de estudo funciona melhor para você

O sucesso dos seus estudos também depende da forma como você escolhe seguir com a pós, tendo em vista que cada pessoa tem métodos diferentes para atividades acadêmicas. Por isso é tão importante saber as melhores maneiras para absorver o conteúdo, seja com formatos de estudo ou características do ambiente para facilitar a aprendizagem.

“Cada pessoa aprende de uma maneira diferente, então se você gosta de estudar em silêncio, vá para um lugar em que você consiga ter o silêncio, para não se dispersar”, explica Priscila.

6 – Tente ficar longe das redes sociais nos momentos de estudo

Priscila ainda lembra da importância de manter distrações a uma boa distância do seu momento de estudo. Especialmente quando falamos de celulares e redes sociais, que facilmente ganham a nossa atenção e podem atrapalhar a formação continuada.

7 – Invista em seu conhecimento

Por fim, a dica de Alessandra é encarar a pós-graduação como um importante investimento para sua carreira. “Muitas pessoas dedicam horas e horas do seu precioso tempo para assistir a temporadas inteiras de séries em serviços de streaming, por exemplo, então que tal usar essas horas para investir em seu conhecimento e desenvolvimento profissional cursando uma pós-graduação em 6 meses?”, diz.

Então, agora que você já sabe tudo sobre especializações rápidas, inclusive quanto tempo dura uma pós-graduação intensiva, está pronto para fazer a sua matrícula e se tornar um especialista na sua área de atuação? Aproveite e conheça outros atributos que fazem parte dessa experiência da pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades