Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que significa ser um profissional especialista: 4 vantagens

imagem para ilustrar o texto de profissional especialista

Planejar o futuro da sua carreira significa fazer muitas escolhas ao longo do caminho. Elas começam com a decisão do que você vai cursar na graduação e te acompanham durante muitos anos, passando, inclusive, por optar entre ser um profissional especialista ou generalista. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Eleger uma profissão é apenas o primeiro passo para definir que profissional você será no futuro, e com o passar dos anos, você vai ter que escolher entre as opções de carreira para os generalistas ou para aqueles que se especializaram em uma área em particular. 

As duas possibilidades têm seus prós e contras e, para tomar essa decisão, você precisa levar em consideração o mercado de trabalho para a sua profissão e também seus gostos, aptidões e projetos para o futuro.

Se você deseja seguir o caminho da especialização, organizamos abaixo tudo o que você precisa saber antes de refletir sobre o seu plano de carreira. Está pronto para começar?

Especialista ou generalista: qual a diferença entre eles?

Antes de tudo, é preciso entender quais são as diferenças entre se especializar e optar pelos conhecimentos gerais.

Generalistas

Podemos definir o generalista como aquele que sabe “um pouco de tudo”. Ele tem uma visão abrangente sobre o trabalho, e no geral já passou por vários empregos ou teve muitas experiências em áreas distintas. Assim, o profissional consegue transitar com facilidade entre departamentos e também entre as diversas oportunidades de trabalho dentro da sua formação.

Como o generalista acumula o conhecimento de várias áreas e a capacidade de enxergar “o todo”, ele costuma ter um perfil mais voltado à liderança. Sendo assim, optar por esse caminho pode ser o ideal se você busca, no futuro, assumir cargos de gestão.

Especialistas

Por outro lado, chamamos de especialista aquele que, como o nome denuncia, se especializa em uma área definida. Ele dedica a sua carreira para um foco em particular, e depois de um tempo no mercado e com experiências acadêmicas, se torna um “expert” técnico, com um alto grau de conhecimento na área que escolheu seguir.

Esse caminho é considerado o ideal para aqueles que desejam alcançar cargos relevantes na carreira, mas não almejam posições gerenciais ou de liderança. Sendo uma autoridade, é possível conseguir salários elevados em cargos que requerem profissionais altamente capacitados em um tema em especial.

Isso acontece porque o mercado apresenta uma crescente demanda por pessoas com um alto grau de especialização técnica, e sendo assim, as oportunidades para aqueles que optam por definir um foco estão cada vez mais frequentes.

Quais as vantagens de se especializar em uma área?

Dessa forma, as vantagens em ser um “expert” são inúmeras, desde o reconhecimento na sua área de atuação até a possibilidade de receber salários mais altos. Abaixo, listamos 4 benefícios que esse caminho pode te proporcionar.

1 – Conseguir destaque em processos seletivos

Em qualquer processo seletivo, um currículo com experiências no mercado e especializações é capaz de chamar a atenção dos recrutadores. Esse cenário é o resultado de um mercado que está cada vez mais saturado, no qual a busca por um foco demonstra que você é um profissional atualizado e comprometido com a sua carreira.

Dessa forma, fica mais fácil se destacar em uma entrevista, por exemplo, ou ser selecionado por recrutadores em uma busca por talentos no LinkedIn.

2 – Encontrar um mercado com alta demanda por profissionais capacitados

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, contudo, ele ainda carece de profissionais altamente capacitados, com especializações e uma bagagem de conhecimentos direcionados. Como resultado, temos empresas progressivamente mais interessadas na contratação de “experts”, que apesar de saberem executar o básico de suas profissões, são excelentes em uma vertente do setor.

Por conta da dedicação e experiência em um ponto em particular, como em Direito em Tecnologia, um advogado especialista conseguirá executar toda a rotina de um escritório de advocacia. Porém, ele terá muito mais condições e conhecimento para atuar em um caso relacionado à tecnologia do que um colega que não buscou especializações após a graduação em Direito.

3 – Se tornar um profissional de referência

Como consequência de anos dedicados a um tema único, com direito a cursos, especializações, experiência prática, estudos e atualizações, você poderá se tornar uma referência na sua área. Isso significa ter reconhecimento não apenas na empresa onde trabalha, mas em toda a comunidade formada por profissionais voltados àquele ponto.

Você terá acesso a uma gama de novas oportunidades, que incluem assumir cargos estratégicos, ser convidado para ministrar cursos e aulas, atuar como consultor, garantir mais estabilidade em seu emprego e ter acesso a remunerações mais altas.

Leia também: Planejamento é necessário ao decidir buscar um novo emprego: o que considerar?

4 – Receber salários mais altos

O resultado dos três tópicos acima é a possibilidade de aumentar o seu salário com o passar dos anos. Com um mercado cada vez mais competitivo, mas carente de profissionais de referência, e o reconhecimento geral que conquistará com os anos, você será muito qualificado e requisitado.

Assim, você terá acesso a uma gama de possibilidades de trabalho, que se estenderão para além do mercado formal e poderão te oferecer salários cada vez mais altos e compatíveis com a sua dedicação para ser uma autoridade de renome.

Como se tornar um profissional especialista?

A esta altura, você já está convencido e empenhado a se especializar, certo? Para te guiar ao início desse processo, vamos te ajudar a entender o que é necessário fazer para conseguir o status de especialista na sua área.

1 – Invista em uma pós-graduação

O primeiro passo para se tornar um especialista é buscar uma pós-graduação, sendo que as melhores opções são as especializações. É por meio de cursos de qualidade, que vão aprofundar o seu conhecimento em um assunto em particular, que você começará a sua jornada em busca de uma carreira direcionada.

Aqui, é importante escolher cursos que sejam de excelência e tenham o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), como as opções oferecidas pela Pós Unopar. Dessa forma, você terá a garantia de uma pós-graduação de qualidade, com toda a estrutura e materiais necessários para que você extraia o máximo de conhecimento que puder.

Além disso, ser um especialista também significa que você terá que buscar constantes atualizações para se manter a par das novidades da sua área. Em um mundo marcado por mudanças e o surgimento de novas possibilidades a todo instante, não se esqueça de manter o “radar ligado” para as tendências do mercado, o que inclui participar de palestras e eventos, fazer cursos rápidos e investir em mais de uma pós-graduação, conforme o tempo passar.

Para isso, fazer uma pós EAD pode ser uma ótima escolha, tendo em vista que você poderá estudar quando e onde quiser. A modalidade permite que você adapte a rotina acadêmica às responsabilidades do cotidiano, sem prejudicar o aprendizado e garantindo que você se tornará um profissional ainda mais especializado e capacitado.

2 – Direcione as suas experiências de trabalho

Além disso, é importante que você pense estrategicamente nas suas experiências de trabalho. Dessa forma, após definir a área de especialização que você quer seguir, pense nas suas opções e alternativas para começar a ter ainda mais contato com ela no seu dia a dia.

Vale a pena conversar com seu gestor e pedir para que ele te direcione para oportunidades dentro do seu trabalho atual, e também pode ser interessante buscar outro emprego, que te dê mais possibilidades de já começar a atuar como um profissional especialista, unindo os conhecimentos de uma pós-graduação com a experiência prática. No fim, essa dupla será a responsável pelo crescimento da sua carreira, por isso é importante garantir o seu empenho a cada uma delas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades