Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como conseguir um emprego de engenheiro civil?

imagem para ilustrar o texto de como conseguir um emprego de engenheiro civil

Se você sonha em saber como conseguir um emprego de engenheiro civil, saiba que essa é uma das áreas que tem muitos benefícios, continua sendo promissora mesmo fora dos grandes centros urbanos e possui um grande campo de atuação profissional. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento executivo Michael Page, apesar das oscilações econômicas que afetam não só essa área, mas o mercado como um todo, os engenheiros civis brasileiros recebem salários mais altos, em comparação com profissionais do Canadá, Alemanha ou França

E lembrando que, para além da construção civil, um engenheiro pode trabalhar com mineração, consultoria, equipamentos, administração, dando aulas em universidades para formar futuros profissionais, em cargos públicos, entre muitas outras opções. 

Inclusive, esse é um mercado que está passando por mudanças constantes. Um estudo, realizado pela consultoria Robert Half, indica que a busca por profissionais formados que tenham essa visão de consultoria e negócios está sendo cada vez maior. Isso quer dizer que é preciso reunir não só as habilidades técnicas, mas ir além. 

Como conseguir um emprego de engenheiro civil?

Para se tornar engenheiro civil, o primeiro passo é ter um diploma em Engenharia Civil, é claro. A faculdade tem duração de cinco anos e é o caminho para adquirir o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Por ser regulamentada, apenas os profissionais formados e que possuem esse registro podem assinar obras. 

É na graduação que o estudante aprende como funciona cada etapa de uma obra, começando pelo desenho da planta, até chegar à definição dos materiais de acabamento, passando pelo estudo do solo, cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.

Quando falamos de maneira mais específica sobre os engenheiros civis, é sabido que esses são os profissionais que podem oferecer serviços na área de construção. Por exemplo: planejamento urbano, projeto de estruturas, gerenciamento de construção, entre outras atividades. 

Banner do e-book Inovação e Sustentabilidade na Engenharia

Pensando nisso, separamos as dicas que vão te guiar para conseguir o melhor emprego na área. Confira:

1 – Aproveite ao máximo o que sua universidade oferece 

Acredite, os cinco anos de curso de engenharia vão além das aulas. A maioria das universidades oferece centros de pesquisa, laboratórios, palestras, workshops, visitas técnicas, centros de carreira e outros recursos que auxiliam o estudante a adquirir mais conhecimento sobre novas tecnologias e até experiências de atuação que são bastante válidas, principalmente para quem está na fase de busca do primeiro estágio ou oportunidade remunerada.

Conversar com os professores também ajuda a fornecer um panorama geral do mercado e informações mais detalhadas sobre diversas empresas, já que além da especialização acadêmica, eles têm grandes experiências profissionais. Também não é incomum que startups ou as demais companhias no ramo façam parcerias com as universidades para recrutar estudantes.

2 – Planeje-se para ganhar experiências agregadoras 

Ter experiências, mesmo na universidade, já aumenta muito as suas chances de conseguir um emprego na área. Procure estágios e freelas para colocar em prática tudo o que você aprende em sala de aula.

Leia também: 10 opções de pós-graduação em Engenharia: veja a lista

Isso é importante porque pelo menos 40% dos empregadores da área de engenharia civil acreditam que os estudantes não têm experiência prática. Esse dado foi divulgado pela Instituição de Engenharia e Tecnologia e mostra como uma oportunidade de usar o conhecimento técnico pode te ajudar a se destacar entre as empresas.

Além disso, é comum que as universidades incluam pelo menos um ano de estágio como requisito para que o aluno possa conquistar o tão sonhado diploma – e, geralmente, o estágio é o caminho das pedras para conseguir um contrato permanente e ingressar de vez no mercado de trabalho. Também é recorrente até mesmo que o estagiário seja efetivado antes mesmo de concluir os cinco anos de curso.

Algumas dicas para ir atrás dessa primeira chance dentro de uma empresa é perguntar se você, como estudante, pode acompanhar um dia para entender o funcionamento; listar as empresas que gostaria de trabalhar e enviar seu currículo ou portfólio, mesmo que seja de trabalhos universitários; ficar de olho nas vagas publicadas em grupos de Facebook e no LinkedIn; e lembrar que qualquer chance de aprender habilidades práticas é válida. 

3 – Faça cursos de especialização

Hoje em dia, apenas a graduação não é mais suficiente para que você se torne especialista na sua área. É aí que entram os cursos de pós-graduação, em que é possível se aprofundar na teoria e ter aplicações práticas que são importantes para quem quer se tornar não apenas um engenheiro civil, mas um profissional importante e requisitado na área.

O curso também abre portas no mercado e te coloca em contato com outras pessoas que atuam com engenharia, que podem ser um ponto de conexão com grandes empresas. E que tal ter toda essa experiência com a facilidade de uma pós-graduação EAD? É mais do que possível! A partir das aulas, você se tornará ainda mais preparado para saber como conseguir um emprego de engenheiro civil.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades