Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como colocar no LinkedIn que estou procurando emprego?

mulher feliz com notebook para ilustrar texto sobre como colocar no LinkedIn que estou estou procurando emprego

As redes sociais se tornaram essenciais na procura por novas oportunidades de trabalho. Hoje em dia, não basta só ter uma conta no LinkedIn. É preciso ser ativo e aproveitar o máximo de ferramentas disponíveis do jeito certo para ter destaque. Mas por que e como colocar no LinkedIn que estou procurando emprego?

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o LinkedIn, especificamente, vai além de apenas uma rede social. Ela permite que o usuário interaja com empresas e recrutadores, faça networking com outros profissionais da área e fique por dentro das oportunidades de emprego existentes no mercado. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O LinkedIn foi feito para o universo profissional e, por lá, são divulgadas diversas  oportunidades de emprego e informações. Ainda é um espaço utilizado por muitas empresas para publicar novas oportunidades e entrar em contato com os candidatos para convidá-los para processos seletivos.

Mas, afinal, como colocar no LinkedIn que estou procurando emprego? Se essa é a sua pergunta, não precisa se preocupar! Nós damos as dicas que aumentam suas chances de ser destacado nas buscas.

Como colocar que você está procurando emprego no LinkedIn em 5 passos

Para colocar no LinkedIn que você está em busca de trabalho é bem simples: 

  1. Clique na sua foto de perfil e depois selecione “Visualizar perfil”;
  2. Encontre o botão “Adicionar seção ao perfil”;
  3. Expanda o item “Introdução”;
  4. Clique em “Procurando emprego”;
  5. Preencha as informações de cargo, local, início e tipo de contrato.

Como adicionar o selo #OpenToWork na foto de perfil

Além de colocar no perfil que você está procurando emprego, é possível colocar o selo #OpenToWork (Disponível para trabalhar, em português) na sua foto de perfil. Ele serve para indicar que você está aberto para oportunidades e ainda funciona como um filtro para os recrutadores, já que indica quem está procurando emprego. Pode ser interessante adicioná-lo porque a foto é um dos primeiros elementos que alguém vê quando faz uma busca no LinkedIn.

Quer aprender? Veja como abaixo:

  1. Vá na opção “Selecione quem pode ver que você está procurando emprego”
  2. Selecione o selo e adicione na foto de perfil 

4 dicas para melhorar o seu perfil do LinkedIn se você está procurando emprego

Além de deixar claro no seu perfil que você está buscando trabalho, existem outras ferramentas na rede social que ajudam você a encontrar vagas e os recrutadores a encontrar perfis no LinkedIn que sejam compatíveis com as vagas. 

1 – Defina interesses de carreira

Dentro da seção de “Vagas” no LinkedIn, o usuário pode dizer se está buscando uma oportunidade ativamente ou só aberto a novas. Uma dica é informar à plataforma quais são os cargos de interesse e quais características de uma vaga você mais deseja, filtrando aquilo que faz sentido para a sua carreira.

Para fazer isso:

  1. Clique em “Vagas”, no topo da página;
  2. Clique em “Interesses de carreira”.

2 – Deixe o seu perfil aberto

Por querer encontrar vagas ou se recolocar no mercado de trabalho, é essencial que você seja visto. Para isso, configure o seu perfil para permitir que todos tenham acesso a ele e, automaticamente, facilitando para que os recrutadores te encontrem. 

3 – Deixe a experiência profissional em evidência

É muito importante que a sua experiência profissional seja colocada de forma organizada e detalhada no seu perfil. Além de trabalhos anteriores, ressalte a sua área de atuação, formação, cursos de capacitação, entre outros detalhes importantes, para que assim os recrutadores enxerguem que você está sempre em busca de capacitação profissional, o que é essencial. 

4 – Compartilhe seus interesses com recrutadores

O LinkedIn tem uma opção específica nas configurações para alterar o compartilhamento de interesses com recrutadores. Por mais que você coloque que está em busca de trabalho, nem sempre seus dados chegam às empresas. Então, pode ser importante usar essa ferramenta a seu favor, direcionando o algoritmo para incluir seu perfil nas pesquisas de potenciais candidatos.

É simples compartilhar seus interesses de carreira com recrutadores:

  1. Clique na sua foto, no canto superior direito;
  2. Selecione “Configurações e privacidade”;
  3. No menu esquerdo, clique em “Preferências de procura por emprego”;
  4. Expanda o item “Informe os recrutadores sobre seu interesse por novas oportunidades” e marque “Sim”.

Você também consegue criar alertas de vagas para empresas específicas e, dessa forma, pode ativar a opção “Indique seus interesses para recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vagas”.

Por padrão da rede social, essas opções ficam ativas por 180 dias (seis meses). Após esse período, o LinkedIn desativa automaticamente, informando o usuário sobre a mudança. Porém, o compartilhamento dos interesses de carreira com recrutadores pode ser reativado normalmente em seguida. Agora, veja como abordar um recrutador no LinkedIn.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades