Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira em Marketing: como alcançar o sucesso profissional nessa área?

pessoa digitando no notebook com símbolos de conversa para ilustrar texto sobre carreira em Marketing

A carreira em Marketing tem sido uma das mais procuradas e é uma das profissões que mais passou por mudanças, desde a transformação na formação do profissional como nas ferramentas que são necessárias para atuar no marketing.

O profissional desta área vai pensar em diversas formas de se comunicar com o cliente, nos canais que serão utilizados, os formatos e momentos que serão trabalhados. Uma das principais mudanças é que antes a preocupação era apenas vender o produto e, agora, além disso, as marcas também pensam no relacionamento com o cliente.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Essa é uma área que está em constante atualização e é um mercado extremamente dinâmico. O profissional pode atuar com gestão, planejamento e muito mais. Ao longo deste artigo, vamos falar sobre a carreira em Marketing, o que é necessário para seguir nesse mercado, o que faz o profissional de marketing e muito mais.

O que é Marketing?

A principal função do profissional de Marketing é entregar valor para o cliente e consumidor final – e isso só é possível por meio de diversas estratégias que são traçadas e vão destacar as vantagens de um produto ou marca. Essa é uma das maneiras de despertar o interesse do público em consumir algo novo ou que já estava em seu radar há um bom tempo.

Philip Kotler é considerado o “pai do Marketing” e, para ele, essa área é uma “ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O Marketing identifica necessidades e desejos não realizados”. 

O que faz um profissional de Marketing?

Se você pensa em seguir nessa carreira, é importante entender o que o profissional dessa área faz. Uma coisa é certa: esse é um mercado muito versátil e abre diversos caminhos a serem seguidos.

Com tantas funções, o Marketing tem como objetivo principal o relacionamento com as pessoas, ou seja, com o público-alvo de uma empresa, organização ou marca. Com esse ponto definido, esse profissional vai entender e atender às necessidades que serão encontradas, além de formar vínculos. Tudo que consumimos envolve, de alguma forma, ações de marketing e, por isso, esse profissional tem sido tão procurado. 

Muitas são as possibilidades para atuar com Marketing, como a função de Social Media. Para isso, é preciso entender as métricas, conteúdos e os recursos que são necessários para sempre melhorar o alcance de uma publicação. Outra função do profissional de marketing é interpretar e utilizar os dados estatísticos, e as pesquisas que tornam mais eficaz o processo de comunicação.

3 oportunidades de trabalho em Marketing

Existem diversas possibilidades para atuar no Marketing e isso torna o profissional cada vez mais flexível, o que ajuda na hora de conseguir uma oportunidade no mercado. Trouxemos 3 chances de atuação no mercado:

1 – Marketing digital

Uma das áreas mais promissoras, essa é uma escolha para quem se sente à vontade no ambiente e tem curiosidade sobre como funcionam as redes, figuras públicas, marcas e projetos. 

Esse profissional domina diversas linguagens, ferramentas de análise e métricas que o universo digital pede. O papel aqui é entender sobre as interações para criar as melhores estratégias de comunicação e imagem. Também é nessa área que o profissional pode ser um especialista em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

2 – Marketing de Conteúdo

Quem decide seguir pelo marketing de conteúdo vai trabalhar com as variadas linguagens: vídeos, artigos para blog, infográficos, e-books e o que mais for surgindo. Uma das funções desse profissional é pensar na produção de conteúdo e na forma de circulação dele. 

O objetivo desses conteúdos é ter relevância para quem recebe e não apenas uma propaganda, entende?! Envolve estratégias de SEO e planejamento de pautas para conseguir chegar ao público principal da maneira certa.

3 – Social Media

Muitas empresas têm uma forma incrível de se relacionar com o público nas redes sociais e quem está por trás disso é o profissional de Social Media. Ele é responsável por gerenciar as principais redes sociais e canais de comunicação de uma marca ou pessoa pública. 

Para atuar como Social, é necessário criatividade e conseguir trabalhar em conjunto com outros profissionais de conteúdo e, assim, garantir uma comunicação alinhada. É esse profissional que vai entender os melhores horários e dias para publicar um conteúdo.

O que se espera do profissional que segue a carreira em Marketing?

Quem deseja seguir nessa carreira deve entender a necessidade de se atualizar sempre sobre novidades que aparecem no mercado. Participar de eventos da área, fazer cursos e acompanhar as principais tendências do assunto é uma das maneiras para não perder nada da área.

Essa área é dinâmica e precisa de pessoas que sejam dinâmicas e abertas às coisas novas. Um bom profissional de Marketing não deixa de estudar após a graduação, pois entende que esse é um processo contínuo devido às atualizações constantes neste mercado. 

Ou seja, buscar por uma pós-graduação poderá te ajudar a não ficar estagnado e a entender todas as mudanças que estão acontecendo nesse mercado. Busque por pós-graduação EAD e conheça cursos para te ajudar a traçar a sua carreira em Marketing.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades