Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Gestão da Sustentabilidade: o que são B- Corporations?

B- Corporations

Você já ouviu falar sobre as B- Corporations? As Empresas B, em tradução livre, são organizações reconhecidas legalmente como organizações que buscam impacto social e ambiental positivo ao mesmo tempo em que são economicamente suficientes. Estimuladas pela mentalidade da Sustentabilidade, elas buscam cada vez mais serem transparentes na mensuração e comunicação dos seus impactos sociais e ambientais. Elas equilibram os pilares social, ambiental e econômico da Sustentabilidade incorporada no core business da organização.

Essas empresas vão além de apenas se colocarem como responsáveis em termos sustentáveis, elas praticam essa abordagem no dia a dia. Estão comprometidas com um plano de desenvolvimento contínuo que sai da lógica de mitigação de impacto negativo para uma nova lógica de geração de impacto positivo.

Depois de um processo de auditoria externa, as empresas recebem um selo fornecido pela B-Lab, uma organização sem fins lucrativos, garantindo que aquela organização conduz seu negócio de forma sustentável e atinge o meio social e ambiental de forma positiva.

blog banner desconto em pós-graduação

Não se trata, portanto, de terceiro setor ou filantropia. Mas de um novo jeito de fazer negócios!

Essa certificação surgiu a partir das Benefit Corporations, ou Empresas de Benefício, em português, que são um formato legal de organização existente nos Estados Unidos. O surgimento dessas organizações foi impulsionado pela crise do bem-estar social que assolou os norte-americanos a partir da década de 1970. Durante o período de recessão e corte de verbas as organizações sem-fins lucrativos passaram a buscar novas formas de manter suas atividades ao mesmo tempo em que solucionavam as questões sociais utilizando uma estrutura comercial. O novo conceito de fazer negócios foi se expandindo até chegar no que hoje se conhece como Benefit Corporations. Esse modelo legal fornece uma imagem positiva da empresa e aumenta a confiança do consumidor. Pelo menos 37 estados norte americanos já aprovaram a legislação que rege essas empresas e 4 estão em processo de aprovação.

A certificação de Empresa B não se restringe somente aos negócios presentes nos Estados Unidos. Ela pode ser aplicada em empresas ao redor do mundo.

Leia também: O que é ESG e por que você deve se informar sobre isso

As empresas que se certificam assumem um compromisso de melhoria contínua e colocam o propósito sustentável no centro de seu modelo de negócio. As ações desses empreendimentos são analisadas em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. A certificação é uma revisão detalhada de todas as áreas da empresa com o intuito de ajudar a identificar os possíveis pontos de melhoria e oportunidades.

Além disso, a certificação como Empresa B já é reconhecida por atores do mercado. Um bom exemplo desse reconhecimento é a incorporação de 3 indicadores no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que dialogam com as Empresas B e a Avaliação de Impacto B. Assim, uma empresa que esteja alinhada com os indicadores estará antenada às exigências do mercado.

O processo de certificação é composto por 4 passos:

O primeiro é preencher um questionário de avaliação online e gratuito.

Uma vez atingido, pelo menos, 80 pontos, o segundo passo é alterar o estatuto da empresa. A organização interessada deve incluir as chamadas Cláusulas B de compromisso social e ambiental no contrato social da empresa. Essa é uma forma de se comprometer publicamente com o compromisso sustentável e de causar impacto positivo.

A partir disso, tem-se o processo de verificação. Cada empresa passa por uma análise de elegibilidade e uma pré verificação. O B-Lab realiza auditoria exigindo documentos e evidências que comprovem as práticas, políticas e processos descritos na avaliação de impacto. Se após a verificação a empresa ainda permanecer com 80 pontos ela está apta a ser uma Empresa B certificada mediante o pagamento de taxa anual e assinatura do termo de compromisso com o B-Lab.

O custo da certificação varia de acordo com o faturamento anual da empresa e o processo de recertificação ocorre a cada três anos.

Já são mais de 3.800 Empresas B certificadas em 150 indústrias em todo o mundo! Cerca de 750 só na américa latina e 202 especificamente no Brasil. Por aqui, a Natura e Mãe Terra são ótimos exemplos de empresas certificadas e empenhadas na promoção da sustentabilidade.

Autoria: Erica Hevellin da Silva Siqueira

Revisão: Edson Henrique Gaspar Massi

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades