Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Formado e desempregado: como conquistar uma oportunidade de emprego?

mulher com expressão de preocupação para ilustrar texto sobre oportunidade de de emprego

Após dedicar muitas horas em estudos e aprender tudo que podia na faculdade, chegou a hora de colocar em prática o que aprendeu e brilhar no mercado de trabalho. A questão é que nem sempre existe oportunidade de emprego que faça o perfil de um recém-formado. 

Infelizmente, o mercado de trabalho pode não ser um ambiente muito favorável para quem tem pouca experiência, principalmente nesse momento de alta taxa de desemprego. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE entre os meses de fevereiro a abril, o índice de pessoas sem emprego se mantém em 14,7%, o maior desde 2012. 

Mas, pode ficar tranquilo que ser difícil não significa ser impossível. Para te ajudar nessa missão, separamos 6 dicas que vão te ajudar a conquistar o primeiro emprego depois de formado. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 dicas para conseguir uma oportunidade de emprego após formado

Antes de qualquer coisa, você deve definir seus objetivos. O planejamento é o pontapé inicial para começar algo. Faça metas reais, alcançáveis e detalhadas possível. Descreva exatamente o que quer e em quanto tempo planeja alcançar. Lembre-se de ser sempre realista. Caso precise, encontre pessoas com experiências e objetivos parecidos com o seu e troque uma ideia com ela.

Agora sim, vamos às dicas. Anote! 

1 – Elabore um bom currículo  

O currículo é o primeiro contato que o empregador vai ter com você. É como se fosse seu cartão de visitas. Então, é essencial que cause uma boa impressão. Para que o material crie interesse seja objetivo, sincero, conciso e prefira as informações que sejam mais relevantes para a vaga em questão. 

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

2 – Mantenha contatos profissionais 

Esse é o famoso networking. Construir uma rede de contatos é uma dica fundamental tanto para o início da carreira quanto para a vida toda. Quem possui uma rede forte de contato tem acesso a mais oportunidades e facilidades.

Participar de cursos, eventos profissionais, feiras e palestras da sua área pode ser a sua oportunidade para conhecer pessoas e criar uma relação bacana de parceria. Esse tipo de contato pode abrir grandes portas para você, inclusive a do tão sonhado primeiro emprego após formado. 

Pode ser difícil se aproximar de um profissional mais influente, por isso, a sua melhor chance é pesquisando a trajetória dele e abordá-lo com muito respeito e cuidado. 

3 – Use e abuse das redes sociais

Parece loucura, mas a porta aberta para o mercado de trabalho pode estar em uma rede social. Existem muitos grupos que são exclusivamente para divulgação de vagas de emprego. Nesse momento que as empresas estão trabalhando remotamente, é ainda mais fácil encontrar um trabalho pelas redes sociais. 

Também é importante manter o seu perfil no LinkedIn atualizado (se você ainda não tem um, está na hora de criar). Essa plataforma é específica para quem quer uma oportunidade no mercado de trabalho. 

O LinkedIn é totalmente voltado para criar conexões profissionais. Nele, você também tem acesso a conteúdos inteligentes e inspiradores sobre carreiras e profissões. É importante que o perfil esteja atualizado para que os recrutadores possam saber o máximo de informações sobre você. 

4 – Faça cadastro em sites de emprego 

Nem só de redes sociais a Internet é feita. Aproveite essa grande maravilha a seu favor. Há uma variedade imensa de sites específicos para seleção de candidatos e preenchimento de vagas. Quase todos os dias são lançadas novas oportunidades e, geralmente, é o próprio site que seleciona de acordo com seu perfil. 

Existem plataformas gratuitas e outras que precisam de investimento. Quando acessar um desses sites, faça pesquisas por região, cargos ou profissão. Aproveite para anexar o seu currículo e mantenha seu perfil sempre atualizado com seus cursos e qualificações. 

5 – Prepare-se para entrevistas 

A entrevista é o momento para você mostrar que é ainda mais que tudo aquilo que diz no seu currículo e LinkedIn. Então, prepare-se! Faça perguntas inteligentes ao recrutador, pesquise sobre a empresa e saiba quais produtos, serviços ou soluções ela vende. 

Além disso, treine as respostas. Geralmente, o entrevistador vai te fazer perguntas sobre o seu currículo, aprendizados, dificuldades, os principais desafios das funções que já exerceu e perguntas pessoais, coisas que podem afetar no seu relacionamento com os colegas de trabalho. 

6 – Continue estudando

Tudo bem que você acabou de sair da faculdade e foi direto para o mercado de trabalho, mas adquirir mais conhecimento é essencial. Além disso, um profissional desatualizado tem pouco espaço. O ideal é que você estude – e isso te ajudará a ter mais sucesso na carreira. 

A especialização permite aprofundamento numa área específica, faz com que você se torne um especialista e aumente suas chances de empregabilidade. Existem diversos cursos que podem te ajudar nessa missão, por isso, conheça a pós-graduação Pitágoras. Desta forma, a oportunidade de emprego perfeita vai chegar até você para impulsionar a sua carreira.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades