Eu posso! Como conquistar seu espaço dentro do ambiente de trabalho

Conquistar seus colegas dentro de seu ambiente de trabalho, por meio de boas entregas, acertos em ações e companheirismo, além de demonstrar que as pessoas podem confiar em você, pode deixá-lo bem mais feliz e motivado. No entanto, ser uma pessoa bem quista, equilibrada e que tenha papel fundamental e amigável, sem deixar a autoconfiança para trás, não chega de um dia para o outro e precisa que você seja o detentor deste papel principal.

Por isso, para auxiliar neste processo, o Portal Pós separou algumas ações que não devem ser deixadas de lado para que seu objetivo seja alcançado. Confira abaixo.

Auxilie, ensine e aprenda com sua equipe

Preocupar-se com os pontos em comum ao interesse do sucesso da equipe em que você faz parte, além de visar entregas bem feitas, resultados positivos e o bem da empresa, faz com que os outros criem admiração por você. Além disso, ser produtivo, auxiliar em novos projetos e estar disposto a ensinar o que sabe e aprender com os outros, abre um canal de empatia entre seus pares.

Procure cumprir sua rotina e tarefas

Geralmente, as funções e afazeres são atribuídos com base em prazos estabelecidos. Seja em trabalhos internos ou entregas à clientes, construir um esquema bem organizado, além de ajudá-lo na execução de seu trabalho, pode ampliar a visão de supervisores e outras pessoas de sua equipe. Ser organizado é um dos grandes pontos positivos na formação de uma boa reputação e até mesmo de reconhecimento.

Saiba o que é prioridade e procure orientações

Entender o que de seus afazeres são prioridade faz parte da continuidade de um trabalho bem organizado. Afinal, se você é o principal executor de determinada tarefa e sabe exatamente como manter as rédeas de situações de seu dia a dia, aponta o quanto você tem controle e capacidade.

Mostre suas capacidades

Estar sempre disposto a ajudar, por meio de capacidades que adquiriu ao longo de sua experiência profissional vale mais um pontinho positivo na conquista de um bom caminho em seu cantinho de trabalho. Confie em você e não tenha, nunca, medo de perguntar sobre algo ou dizer a alguém o que não sabe.

Saiba receber feedbacks

Ter conversas produtivas com seus superiores e outros membros de sua equipe é fundamental para que o reconhecimento merecido seja conquistado. Saber ouvir é primordial, principalmente quando as críticas tiverem tom negativo. Sempre vale fazer uma reflexão do porquê estão te dizendo aquilo e como você pode melhorar em relação ao problema.

Saiba dizer não

Saber dizer não, quando não há possibilidades de que você faça algum tipo de trabalho é fundamental para sua saúde corporal e mental. Se estiver sobrecarregado, não aceite mais trabalho, somente porque deseja se destacar de alguma forma. Chame seus superiores para uma conversa franca e diga que, ao menos naquele momento, não consegue fazer o que está sendo pedido. Pedir ajuda não é demérito para ninguém, acredite.

Continue a estudar e aprender

Sempre que possível, invista em sua carreira. Logo, fazer uma pós-graduação ou MBA para aprimorar seu conhecimento em sua área de atuação, pode levá-lo a ser promovido, em um conjunto de competências avaliadas. Por isso, de acordo com sua área de atuação, procure o curso mais indicado.

Além disso, alguns cursos de pós-graduação, por exemplo, são indicados para diversas funções. É o caso dos que estão presentes em setores ligados à Administração, Saúde, Comunicação, Tecnologia, entre outras carreiras.

Assuma seus erros

Jogar a responsabilidade sobre os outros é de longe uma atitude mal vista por quem está a seu lado e, principalmente por seus superiores. O mais importante é sempre assumir seus erros e tentar contornar e aprender sobre as condições que o levaram a errar. Não se esqueça de que errar é humano. E nunca minta sobre suas capacidades. É mais correto dizer que não sabe do que arriscar algo que possa prejudicar a empresa ou mesmo sua equipe.

Fuja de fofocas

Informações de corredores e rumores entre os colaboradores são, geralmente, o que envenenam o ambiente de trabalho. Por isso, fuja de supostas notícias, sem fontes verdadeiras ou confiáveis. Além disso, procure não espalhar o que ouve, principalmente quando se tratar de falas que possam trazer mais problemas do que soluções. Está em dúvida? Pergunte diretamente a seus superiores.

Prepare-se para reuniões e apresentações

Ao participar de reuniões e apresentações, prepare-se previamente. Entenda o assunto a ser discutido, as abordagens corretas, os pontos que serão apresentados e ainda se os itens atendem à expectativa do cliente e de seus pares. Ser pego de surpresa por algum assunto que não lhe é familiar ou mesmo que você não tenha nenhum conhecimento, simplesmente por não estar envolvido em determinado projeto, pode causar má impressão com quem está recebendo o conteúdo apresentado.

Comemore cada conquista

Ter orgulho de fazer um bom trabalho não é arrogância. É saber que as pessoas de sua equipe e empresa podem contar com você e que estão notando seu ótimo trabalho. Por isso, vale comemorar cada conquista alcançada dentro de suas metas pessoais.

Você sente-se bem visto em seu ambiente de trabalho? Conte para a gente nos comentários! 

 

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