Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como cuidar da saúde mental e emocional: 6 dicas

homem sentado na grama para ilustrar texto sobre como cuidar da saúde mental e emocional

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e o quinto com maior índice de depressão? Diante destes dados preocupantes da Organização Mundial da Saúde, é fundamental que saibamos como cuidar da saúde mental e emocional.

O estresse do trabalho, a vida agitada nos grandes centros urbanos e o uso constante das redes sociais são fatores que colaboram para que o nosso bem-estar psicológico seja prejudicado. Mas a boa notícia é que existem alguns hábitos que nos ajudam a ser mentalmente saudáveis mesmo diante desse cenário.

blog banner desconto em pós-graduação

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para que você possa cuidar melhor da sua saúde mental e emocional. Para conhecê-las, continue acompanhando este artigo até o final.

O que é saúde mental?

Segundo a OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de lidar com situações comuns de estresse da vida, ter consciência das suas habilidades, trabalhar de forma produtiva e contribuir com sua comunidade. Para que tudo isso aconteça, é necessário que haja harmonia entre o emocional, psicológico e social.

Por que é importante cuidar da saúde mental?

Quando não estamos mentalmente bem, aspectos importantes da nossa vida como a forma de pensar, as tomadas de decisão e a forma de lidar com os nossos sentimentos são impactados. Sendo assim, saber como cuidar da saúde mental e emocional é importante para te ajudar a:

  • Fazer escolhas melhores;
  • Ter uma boa saúde física;
  • Desenvolver todo o seu potencial;
  • Viver relacionamentos saudáveis;
  • Ser produtivo no trabalho e nos estudos;
  • Manter o sistema imunológico saudável.

Em outras palavras, cuidar da saúde mental tem impacto positivo em todos os aspectos que contribuem para que tenhamos uma vida plena.

6 dicas de como cuidar da saúde mental e emocional

Agora que já conhecemos os impactos positivos de uma boa saúde mental, é importante entender como adotar hábitos que possam melhorar o nosso bem-estar psicológico. Para isso, é interessante pensar em ações que criem um ambiente de promoção da saúde mental, como estas que listamos para você:

1 – Pratique atividade física

Você já sabe que praticar exercícios faz muito bem para a sua saúde física, certo? Mas a verdade é que eles também podem contribuir bastante para a sua saúde mental. Além de te dar uma sensação de realização, a atividade física libera hormônios como a endorfina, que está relacionada ao prazer e à felicidade. 

Logo, as chances de desenvolver estresse, ansiedade e depressão se tornam mais baixas. E você não precisa correr uma maratona todos os dias. Exercitar-se durante 30, 15 ou até 10 minutos por dia já fará diferença.

2 – Alimente-se bem

Sabemos que a correria do dia a dia muitas vezes nos impede de manter uma alimentação saudável, mas o fato é que comer bem tem um impacto muito positivo no nosso bem-estar mental. Então, vale a pena se esforçar.

Alguns minerais e vitaminas como a D, as do complexo B, ferro, selênio, magnésio, entre outros, podem ajudar a melhorar o humor e a combater a ansiedade e a depressão.

Se você tem dificuldade para seguir uma dieta saudável, procure a orientação de um nutricionista. Este guia de como ter uma alimentação saudável, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, também pode ajudar.

3 – Tome sol regularmente

Como vimos, a vitamina D tem um papel importante na saúde mental – e apenas a alimentação pode não ser suficiente para suprir a necessidade do nosso organismo. Por isso, se expor ao sol entre 5 e 10 minutos diários, antes das 10 horas e depois das 15 horas, é uma das melhores formas de fazer com que seu corpo absorva vitamina D.

4 – Cuide bem do seu sono

Aprender como cuidar da saúde mental e emocional, sem dúvida, envolve prestar mais atenção à qualidade do sono. Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, quando nosso sono é prejudicado, níveis de transmissores e hormônios do estresse, como o cortisol, são afetados, o que pode prejudicar o raciocínio e a regulação emocional.

Sendo assim, é ideal que adultos entre 18 e 64 anos durmam de 7 a 8 horas de sono com qualidade, todas as noites.

5 – Encontre um propósito

Você já parou para pensar no que realmente te faz sentir bem? E o que dá propósito e significado para a sua vida? Muitas vezes, o trabalho e outras obrigações da rotina nos fazem entrar no modo automático sem que percebamos. Por isso, é importante que você entenda o que pode dar sentido à sua vida.

Dedicar-se mais no relacionamento com família e amigos, descobrir um hobbie ou um talento, ajudar quem precisa e planejar a sua carreira podem contribuir para que você encontre mais significado na vida. 

6 – Procure um psicólogo

A nossa última dica de como cuidar da saúde mental e emocional é buscar psicoterapia. Embora muita gente ainda pense que o acompanhamento psicológico é exclusivo para quem tem algum transtorno mental, a realidade é que a psicoterapia pode ajudar qualquer pessoa que deseje ter uma vida mais plena, saudável, organizada e produtiva.

Para isso, vale a pena pedir indicação de um psicólogo para amigos, familiares e pessoas de confiança. Enfim, aprender como cuidar da saúde mental e emocional pode parecer desafiador no início, mas seguir estas dicas te ajudará a ter mais equilíbrio entre os aspectos mais importantes da sua vida.

E se você está sempre em busca de desenvolvimento pessoal e profissional, que tal fazer uma especialização? Confira os cursos da Pós EAD da Unic

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades