Como desenvolver pensamento estratégico: 3 dicas

como desenvolver pensamento estratégico

Para crescer e se destacar no mercado de trabalho é preciso saber como desenvolver pensamento estratégico. Essa é uma habilidade que, além de ajudar na rápida tomada de decisões, permite pensar no futuro e fazer um planejamento a longo prazo. 

Toda empresa necessita de estratégias para sua atuação, o que permite fazer planos de expansão, programar os próximos passos e até se prevenir frente a possíveis mudanças no mercado. 

A verdade é que essa é uma habilidade necessária em qualquer aspecto da vida, mas no que diz respeito ao meio corporativo, é o que garante segurança e objetividade para alcançar metas. 

Portanto, desenvolver pensamento estratégico é uma capacitação muito útil nas organizações, e contribui até para conquistar posições de liderança. 

O que é pensamento estratégico?

O pensamento estratégico representa uma forma de agir baseada em análises e conhecimentos, que permite avaliar possíveis cenários e tomar decisões mais assertivas. Claro, ninguém consegue prever o futuro, mas o conhecimento na área de atuação permite entender melhor como o mercado ou consumidores se comportam, e facilita as decisões estratégicas. 

Trata-se, então, de uma característica que envolve um perfil analítico e um olhar para o que está além. Muitos processos e produtos desenvolvidos em uma empresa levam meses para serem postos em práticas ou lançados no mercado, e durante todas as etapas, existem imprevistos e transformações externas que podem influenciar. 

Quanto mais preparada a empresa estiver para lidar com essas casualidades, mais eficiente será o processo, e melhor o resultado. 

O pensamento estratégico, porém, não é adequado apenas para os principais gestores que definirão o futuro da organização, mas sim para todos os níveis. Um profissional com esse tipo de pensamento consegue facilitar e organizar melhor seu dia de trabalho, se planeja para fazer suas entregas e se torna mais propenso a inovar. 

Essas características são benéficas para a carreira e promovem destaque na equipe. Assim, além de ter mais autonomia para atuar, o profissional atrai a atenção da liderança e pode conquistar promoções e atingir cargos mais elevados. 

Ou seja, o pensamento estratégico pode ser aplicado também individualmente, ao planejar a carreira. Quando um profissional tem objetivos claros sobre o que quer conquistar profissionalmente, utiliza estratégias para pôr esses planos em prática, desenvolvendo novas competências, fazendo contatos e aperfeiçoando as habilidades técnicas para chegar lá. 

Como desenvolver uma nova habilidade?

Ao planejar a carreira, alguns profissionais têm dificuldade em avaliar quais competências são capazes de desenvolver. Quando se trata de skills desejadas no mercado de trabalho, temas como “criatividade” surgem constantemente e, pessoas que não acreditam ser criativas logo desistem. 

Mas estamos falando de comportamentos, portanto com disciplina e mudança de hábitos, é possível desenvolver essas competências. Entenda o passo a passo para desenvolver uma nova habilidade:

1 – Autoconhecimento

Um profissional pode ter agilidade para realizar tarefas práticas, mas não costuma criar ou dar ideias. Estar consciente disso oferece um novo olhar para seu estilo de trabalho e facilita o entendimento de como mudar esse cenário. 

2 – Se desafiar

Aprender algo novo implica em sair da zona de conforto e, embora algumas pessoas evitem isso, é a única forma de se conhecer melhor e desenvolver novas habilidades. No trabalho, se desafiar a desenvolver uma nova competência é uma forma de se tornar um profissional mais completo. 

3 – Criar novos hábitos

Só melhoramos com a prática, e isso funciona também para uma nova habilidade. Quem quer criar um hábito de leitura, por exemplo, deve começar lendo um pouco por dia, mesmo que sejam só 10 ou 20 minutos. É só praticando que nos aperfeiçoamos em uma habilidade. 

Afinal, como desenvolver pensamento estratégico?

Desenvolver o pensamento estratégico não acontecerá da noite para o dia, mas é algo que se passará aos poucos, conforme for praticando e buscando ativamente desenvolver essa competência. Veja como fazer isso: 

1 – Se torne um especialista

Quanto mais conhecimento tiver em seu campo de atuação, mais capacitado estará para pensar no futuro. Fazer pós-graduação e MBA ajuda a ampliar o conhecimento e aprender processos e inovações do mercado em que atua, desenvolvendo mais ferramentas pertinentes para tomada de decisão. 

2 – Observe e escute

Sim, escutar os outros e observar o que acontece ao redor ajuda na definição de estratégias. Isso porque permite ampliar nosso repertório e conhecer outras perspectivas em relação a determinados temas.

É preciso observar como determinado mercado está se comportando, o que os usuários têm buscado, como os colaboradores trabalham, quais as oportunidades, entre outras coisas. Saber olhar ao redor de forma crítica aguça o senso estratégico e a tomada de decisões. 

3 – Conheça tendências do mercado

Não dá para prever o futuro, mas dá para imaginá-lo com base em dados. Estudos de mercado e até mesmo as informações colhidas pela própria empresa ajudam a identificar padrões e, somado à capacidade de observação, permitem uma avaliação mais concreta das oportunidades. 

Você ainda pode contar com o apoio de uma especialização como a pós-graduação em Pensamento Computacional para te apoiar nesse processo e ensinar como desenvolver pensamento estratégico.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!