Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como escolher entre duas propostas de emprego? Confira!

como escolher entre duas propostas de emprego

Se você está se perguntando como escolher entre duas propostas de emprego, é bem provável que esteja feliz, mas ao mesmo tempo se sentindo pressionado para tomar a decisão certa, não é mesmo?

Embora soe como um sonho para a maioria das pessoas, receber mais de uma oferta de trabalho ao mesmo tempo pode causar um pouco de ansiedade. Você sabe que precisará dar uma resposta rápida, mas também quer escolher aquele que será melhor para a sua carreira.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A seguir, você conhecerá algumas dicas que te ajudarão quando você tiver que optar entre dois empregos. Confira!

Saiba como escolher entre duas propostas de emprego

1 – Pense a longo prazo

Se você está buscando um novo emprego, é bem provável que esteja querendo avançar na sua carreira. Por isso, quando for decidir entre duas ofertas, faça das suas ambições profissionais de longo prazo uma prioridade.

Essas ambições devem funcionar como um objetivo final, e todas as escolhas que você fizer ao longo do tempo devem te levar em direção a ele.

Portanto, ao analisar as duas propostas, faça estas perguntas a si mesmo:

  • Qual dos dois empregos combina mais com os meus objetivos de carreira?
  •  Qual deles oferece mais oportunidades de crescimento?
  • Qual das ofertas me desafiará mais?
  • Qual dos dois empregos me oferece mais oportunidade de usar as habilidades que tenho e desenvolver novas?

Refletir sobre essas questões e ter respostas para elas te ajudará a fazer a escolha que contribuirá melhor para o seu futuro profissional.  

2 – Considere o salário e a satisfação pessoal

Ao precisar escolher entre dois empregos, é impossível não fazer a seguinte pergunta: qual deles paga mais?

É claro que o salário é um fator importantíssimo, mas não é o único. A satisfação pessoal também é fundamental.

Então, o que fazer se o emprego que você menos gostou é o que paga mais? Nesse caso, você tem que pensar se esse valor compensa fazer um trabalho que você não gosta tanto.

Se você acredita que um bom salário compensa passar 40 horas semanais trabalhando em algo que não te traz satisfação pessoal, mas paga as suas contas, é uma escolha compreensível. No entanto, a longo prazo, isso pode ter consequências para a sua saúde física e mental, além de causar estagnação na sua carreira.

3 – Opte pelo equilíbrio entre trabalho e vida profissional

É fundamental que você considere o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho que cada um dos empregos permite, dessa forma, você entenderá como eles poderão afetar as suas necessidades pessoais.

Por exemplo, se você tem família, estuda ou tem outras responsabilidades, é ideal que a empresa te ofereça algum tipo de flexibilidade de horário, trabalho híbrido ou remoto.

Comparar a distância e o deslocamento de cada um até a sua casa também é muito importante. Tudo isso tem um impacto muito significativo na sua rotina.

Além disso, você também pode analisar se os benefícios que eles oferecem contribuem para a sua qualidade de vida, como descontos e parcerias com academias.

4 – Leve o fit cultural em consideração

O fit cultural é a probabilidade de um candidato de se adaptar aos valores e comportamentos coletivos que são praticados na empresa. Se você quer saber como escolher entre dois empregos, precisa levar isso em consideração.

Esse fator é importante, pois você precisa garantir que se sentirá bem indo para o trabalho todos os dias. A forma como as pessoas se relacionam nesse ambiente e o que a companhia considera primordial tem muito impacto no seu bem-estar.

Portanto, não se esqueça de pesquisar sobre o assunto no site da empresa, nas redes sociais, em plataformas como Glassdoor, no LinkedIn e, principalmente, nas entrevistas.

Depois, analise quais das duas propostas têm a cultura mais próxima do que você gostaria de vivenciar no seu dia a dia no trabalho.

5 – Simule um dia típico em cada emprego

Se depois de seguir todos esses passos você ainda estiver em dúvida sobre como escolher entre duas propostas de emprego, a dica é escrever o que seria um dia típico em cada um deles

Dessa forma, você poderá identificar de forma mais simples os prós e contras de cada um.

Faça perguntas como estas:

  • Qual horário entrarei no trabalho?
  • No que trabalharei todos os dias (qual é o escopo do trabalho)?
  • Com quem precisarei interagir?

Caso seja presencial ou híbrido:

  • Como são as instalações do prédio? 
  • O local de trabalho fica em uma região considerada segura?
  • Quais são minhas opções de restaurante para almoçar?

Monte uma tabela com diversos critérios, inclusive triviais como alguns desses  acima, e preencha respondendo como seria o seu dia. Se as respostas forem muito parecidas, analise novamente e faça o desempate considerando os pequenos detalhes.

6 – Confie na sua intuição

Agora que você já fez a sua pesquisa e as suas listas, é hora de refletir e prestar atenção na sua intuição.

Para isso, pergunte-se:

  • As minhas listas estão me direcionando mais para um emprego do que para outro?
  • Qual emprego me anima mais?
  • Depois de fazer toda essa análise, o que meu instinto está me dizendo para fazer?

Em situações como essa, é comum pedir a opinião de amigos e familiares, mas, no fim das contas, é o seu futuro profissional que está em jogo, então, confie em si próprio. Lembre-se de que toda a carreira também precisa de riscos para evoluir.

Esperamos que as dicas de como escolher entre duas propostas de emprego possam ajudar na sua decisão. Lembre-se sempre de priorizar o que é mais importante para você e de ouvir o que a sua intuição diz. Agora, continue por aqui e confira como se manter em um emprego em 10 passos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades