Como escrever um bom e-mail corporativo? Saiba tudo!

Imagem para ilustrar o texto de como escrever um bom e-mail corporativo

Saber como escrever um bom e-mail corporativo é fundamental, afinal, essa é uma ferramenta indispensável para as empresas, além de ser considerado um documento de comprovação importante.

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No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como uma boa mensagem profissional deve ser escrita. Com isso, erros e problemas na comunicação podem gerar mal entendidos e afetar tanto a empresa quanto a pessoa que a escreveu.

Quer evitar todas essas situações e saber como escrever um e-mail profissional da maneira correta? Então, confira este artigo que preparamos para você!

Saiba como escrever um bom e-mail corporativo

Seja específico ao escolher o assunto

A primeira informação que o destinatário do seu e-mail lê é o assunto, e isso influencia muito na decisão dele sobre abrir ou não a mensagem.

Por esse motivo, você precisa escolher uma frase simples, bastante específica, mas que ao mesmo tempo chame a atenção de quem o recebe.

Estas são algumas sugestões de como escolher o assunto do seu e-mail:

  • Utilize palavras-chave que resumem bem o conteúdo do seu e-mail;
  • Utilize no máximo 60 caracteres, pois esse é o limite que costuma ser exibido na caixa de entrada. Nos dispositivos mobile, o tamanho é ainda menor, exibindo entre 25 e 30 caracteres;
  • Coloque as palavras mais importantes logo no início da frase.

Seguir essas dicas pode ajudar o seu e-mail a receber mais atenção e ser aberto mais rapidamente.

Escolha a saudação mais adequada

Uma dúvida comum costuma ser em relação à saudação utilizada no início do e-mail, pois, muitas vezes, as pessoas não sabem como se dirigir a líderes, diretores e pessoas com as quais não têm proximidade.

A verdade é que essa parte do e-mail precisa ser apenas amigável, concisa e corresponder ao tipo de relação que você tem com a pessoa que o lerá.

Se for mais formal, ou para alguém que você não tem tanto contato, pode utilizar a palavra “Prezado” ou “Caro” no início e “atenciosamente” ao final (se preferir abreviar, a grafia correta é “At.te”).

Caso seja um e-mail mais informal e para destinatários que sejam mais próximos, você pode escrever “Bom dia”, “Boa tarde”, “Olá” e finalizar com “abraços”. Também é importante mencionar que a abreviação correta dessa palavra é “Abs.”

Outro ponto importante é sempre utilizar o nome da pessoa na saudação.

Mantenha a sua mensagem objetiva

Concorda que a melhor coisa ao ler um e-mail é encontrar o assunto principal logo no início? Além de economizar tempo, torna a comunicação muito mais efetiva.

Então, ao começar a sua mensagem, foque no interesse de quem está lendo. 

E se o e-mail precisar de uma resposta, garanta que ele tenha uma call to action, ou seja, uma frase final que deixe clara a ação que ele deve tomar depois de ler o e-mail.

Além disso, é importante que o conteúdo da mensagem tenha frases, datas, valores e outras informações que você considerar muito relevantes em negrito.

Usar bullet points, listas e parágrafos curtos também facilita a leitura.

Comunique-se de forma clara

Quando nos comunicamos de forma presencial, podemos utilizar a linguagem verbal e corporal a nosso favor, mas o mesmo não acontece quando a conversa é por e-mail. Por esse motivo, é essencial que você escolha bem as suas palavras.

Uma situação que pode ser desafiadora de ser resolvida por e-mail é quando precisamos dizer não. Como estamos condicionados a não querer decepcionar as pessoas, muitas vezes damos voltas para falar algo e a real intenção acaba não ficando explícita.

O importante é lembrar que não é uma questão pessoal e que utilizar uma linguagem gentil pode resolver o problema. Se você não puder participar de uma reunião ou realizar uma tarefa, por exemplo, pode dizer o seguinte:

“Sinto muito em dizer que não poderei atender a essa demanda no momento”.

É simples, objetivo, claro e educado.

Tenha cuidado com os documentos anexos

Se você quer aprender como escrever um bom e-mail corporativo, precisa saber falar corretamente sobre os anexos. Primeiramente, existem muitas dúvidas sobre o uso dessa palavra.

O correto seria dizer “Os resultados estão anexos ou “Anexas, as instruções solicitadas”, quando você está falando sobre o conteúdo do documento.

Se for falar sobre o documento, pode usar a expressão “em anexo”. Por exemplo, escrever “Segue a planilha solicitada em anexo” ou “Em anexo, envio as notas fiscais” está correto.

Sempre que enviar um arquivo, sinalize no e-mail que o fez e certifique-se de mencionar o conteúdo contido nele.

Encerre com uma assinatura

Depois de escolher um bom assunto, escrever uma mensagem concisa e clara, é hora de finalizá-la com a mesma atenção.

Então, logo após o call to action e as saudações finais (que podem ser “atenciosamente” ou “abraços”), não se esqueça de incluir a sua assinatura corporativa e deixar os seus contatos.

Se você trabalha de forma autônoma e não tem uma assinatura corporativa, pode aprender a fazer uma no Google ou no Outlook.

Inclua seu nome completo, seu telefone, cargo e link para o perfil do LinkedIn.

Nunca envie antes de revisar

Por fim, não se esqueça de fazer uma rápida revisão no seu e-mail. Preste atenção na gramática e garanta que explicou com clareza todas as informações.

Se puder, leia em voz alta. Isso ajudará a identificar os erros mais facilmente e garantir que o tom que você usou é profissional.

Também confira se os documentos estão anexos. Se utilizar links no corpo do e-mail, verifique se eles estão funcionando. Ao fazer isso, você evitará alguns deslizes que podem atrasar o andamento do trabalho.

Enfim, saber como escrever um bom e-mail corporativo é uma habilidade muito valorizada no mercado e que só pode ser desenvolvida com a prática constante. Comece a seguir essas dicas e veja como a sua comunicação através dessa ferramenta irá melhorar.

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