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Tendências e Inovação

Como fazer um site profissional? A gente ensina!

tela de um site para ilustrar texto sobre como fazer um site profissional

Você tem dúvidas de como fazer um site profissional? Vivemos em um período em que a internet tem se mostrado muito democrática, de forma que todos os usuários estão aptos a criar o próprio conteúdo. 

No entanto, fazer isso profissionalmente exige algumas atitudes específicas. 

O primeiro passo para a criação de um site é pensar na experiência que você pretende fornecer ao usuário. 

Para isso, vale a pena fazer uma pesquisa cautelosa pela web, prestando atenção em todos os aspectos que constituem os sites que mais se enquadram na sua proposta. 

Assim, você pode ter uma noção um pouco mais concreta do que a sua página deve possuir e do que deve dispensar.

Com isso, existem algumas coisas que devem ser levadas como prioridade, tais como o layout e o conteúdo. Determinadas estratégias ajudam na elaboração do site.

Por que fazer um site profissional?

Existem diversos benefícios em optar por um site profissional. Um deles é o rompimento da barreira física, o que significa alcançar pessoas em todo o mundo. 

A criação de um site também pode ser responsável por reforçar a autoridade sobre o seu nicho de mercado e ser encontrado nos principais mecanismos de busca.

Diversas empresas reconhecem a necessidade de marcar presença nas redes sociais, mas algumas delas limitam o alcance das publicações não pagas. Isso tem impacto negativo no alcance orgânico das publicações. 

Possuir um site também passa credibilidade, uma vez que muitos consumidores acabam desistindo da compra se não encontram o site da marca. 

No geral, as pessoas construíram uma cultura de confiança nas marcas que possuem site, e acabam deixando de lado os que não têm, por pura questão de suspeita.

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Como fazer um site profissional?

A elaboração de um site profissional não deve ser aleatória. Pelo contrário: existe muito planejamento por trás, e você pode precisar de uma orientação por parte de especialistas na área. 

Tenha em mente os seguintes aspectos:

1 – Conheça o seu público

Não é possível criar um site profissional sem ter em vista o seu público e o que ele espera da sua empresa ou da sua marca. 

Por isso, você deve fazer todo um trabalho de pesquisa primeiro, para entender a quem os seus serviços atingem — a faixa etária, as preferências e até mesmo a localização podem ser informações importantes na hora de elaborar o conteúdo destinado a ele.

Ainda assim, se essa informação não for a sua preocupação principal e se o site não for voltado para um público bem específico, a melhor saída é sempre priorizar a funcionalidade e a objetividade.

2 – Aposte em um site minimalista

Quanto mais informações o seu site tiver, maior a chance de deixar o seu público perdido.

Por isso, aposte em um design limpo e minimalista, com apenas o conteúdo que for estritamente necessário. 

Assim, além de ser mais atraente, ele será muito mais instintivo para o usuário, ou seja: não haverá dificuldades em navegá-lo.

3 – Escolha e registre um domínio

Essa é uma parte importante na criação de um site. A recomendação é evitar a criação de sites com domínios gratuitos, considerando que a ideia é passar a credibilidade do seu negócio. 

Basicamente, o domínio é o que fica localizado no centro da url, e costuma ser o nome da empresa ou da marca, seguido de .com ou .com.br. 

A dica é que você escolha um nome curto, fácil de lembrar e que tenha aderência com o seu negócio ou projeto.

4 – Tenha clareza nas informações

É de suma importância que você opte por informações claras e objetivas. 

Assim, logo na página inicial, deve ficar evidente o que você e sua empresa fazem e quais as suas especialidades, por exemplo. 

O visitante do site deve ter fácil acesso a todas as informações relevantes a respeito do seu negócio.

5 – Invista no conteúdo 

Basicamente, o site da sua empresa é considerado como a vitrine do seu negócio. 

Isso só faz ressaltar a importância de um conteúdo atrativo, e que esteja completamente alinhado aos padrões que se espera para a sua empresa.

O conteúdo do site deve levar o visitante a compreender a sua empresa, seus diferenciais e soluções. 

Uma das dicas, para que esse conteúdo disponibilizado seja chamativo o suficiente, é o copywriting. Trata-se de uma escrita persuasiva, que costuma fazer parte da redação publicitária.

Os textos são importantes, mas você também deve ter em mente que as imagens potencializam a atração do conteúdo sob o ponto de vista do público. Invista no multimídia, o que pode potencializar a experiência do usuário. 

Vale, ainda, consultar profissionais para saber sobre a estratégia de SEO. Trata-se de métodos que ajudam o seu site a alcançar um bom posicionamento no Google.

Para saber mais sobre como fazer um site profissional, vale a pena investir na Anhanguera EAD e se especializar nessa área, que tem crescido cada vez mais no mercado por conta da alta demanda.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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