Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer um vídeo de apresentação pessoal: veja o passo a passo

mulher gravando vídeo no celular para ilustrar texto sobre como fazer um vídeo de apresentação pessoal

A comunicação que conhecemos tem mudado a cada dia e algumas atividades, como entrevistas de emprego, já têm sentido essa mudança também. Por exemplo, você sabe como fazer um vídeo de apresentação pessoal para o processo seletivo? Não?! Tudo bem… Essa é uma dúvida que tem sido recorrente e surgido graças às mudanças tecnológicas.

Já é comum as empresas pedirem um vídeo de apresentação durante o processo seletivo, pois isso acaba economizando o tempo da empresa e eliminando algumas etapas. Esse é mais um momento de avaliar as habilidades que são relevantes para a vaga em questão e facilitar o processo de avaliação para os recrutadores.

blog banner desconto em pós-graduação

Para você que está buscando emprego e apareceu o pedido de um vídeo de apresentação, considere isso como uma oportunidade extra de expor com mais precisão a sua personalidade. Afinal, o currículo nem sempre tem espaço para descrever traços próprios e essa pode ser a sua chance.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer um vídeo de apresentação pessoal, continue lendo para descobrir as dicas que vão te ajudar nesse momento importante da sua carreira.

5 dicas de como fazer um vídeo de apresentação pessoal

O currículo continua sendo a forma mais fácil e direta para a empresa te notar. O vídeo de apresentação não chegou para substituí-lo, mas para agregar ainda mais. Essa é a possibilidade de você se apresentar e tentar se destacar entre outros concorrentes.

O vídeo não é igual ao currículo, que pode ser enviado por e-mail para qualquer empresa, pois espera-se que o envio seja feito quando solicitado e sempre respondendo as principais questões do contratante. Para te ajudar a gravar seu vídeo, selecionamos 5 dicas que vão deixar essa missão mais fácil. Confira:

1 – Tenha um roteiro para o seu vídeo

Para conseguir ter um bom vídeo, é importante organizar suas ideias no papel e saber exatamente o que falar antes de começar a gravar. Assim, é possível evitar muitas edições. Não é necessário montar um roteiro perfeito, mas você deve saber quais pontos abordar e ele precisa estar completo.

Coloque as informações que você vai falar em tópicos, desde as mais simples e importantes, como nome e formação, até as mais complexas e longas, como experiências profissionais. Dessa forma, as informações ficam mais organizadas e você consegue demonstrar ao recrutador que usou seu tempo e se dedicou para entregar um vídeo bom.

2 – Dê atenção aos aspectos técnicos

Separe o equipamento que será usado para gravação, como câmera, celular ou até webcam. No geral, o ideal é gravar na horizontal, mas vale avaliar se a empresa pede algum formato específico. Outra dica é gravá-lo durante o dia, para aproveitar a luz natural. Importante: se for possível, grave perto de uma janela.

Outro ponto importante é, caso você use câmera ou celular, tentar estabilizar a imagem com apoios ou tripés na hora de gravar, assim não fica algo tremido. Mais um ponto que você deve se atentar é a captação do áudio pelo dispositivo, para que o vídeo não seja enviado repleto de ruídos e o recrutador acabar não te entendendo.

3 – Atente-se a escolha do ambiente

Para conseguir entregar um bom vídeo, é importante escolher um lugar silencioso e organizado, pois qualquer barulho exterior pode dificultar a captação do som. Lembre-se de certificar-se de que não tenha distração ao seu redor, pois isso acaba atrapalhando tanto você como o recrutador que vai receber seu vídeo.

4 – Pratique o seu roteiro antes de gravar

É importante treinar seu roteiro, pois assim você evita diversas gravações e edições desnecessárias. Quanto mais vezes você passar o texto, mais ele ficará fixado na sua mente e fluirá naturalmente.

Uma forma de conseguir treinar é sentar em frente à câmera com o roteiro e ler algumas vezes, como se já tivesse gravando pra valer. Assim que se sentir seguro, passe o texto sem ajuda do roteiro e logo já será possível gravar de forma espontânea. 

Se for necessário, grave várias vezes e continue pensando que ainda é um ensaio, pois sua mente tende a ficar mais tranquila e o vídeo sai mais natural sem que você force isso.

5 – Seja o mais objetivo possível

Estamos falando de um vídeo de apresentação pessoal para um processo seletivo, ou seja, a objetividade nas informações é extremamente importante. O recrutador está esperando que o vídeo seja curto, simples e com as informações que ele precisa. Tenha atenção com o tempo solicitado pelo recrutador, ok?

Então, não precisa se prolongar em muitas histórias da sua vida profissional, a menos que isso seja extremamente relevante para o cenário. Siga o roteiro, seja claro com as suas pretensões e busque responder tudo que foi enviado pela empresa. Se não tiver perguntas específicas, fale das suas qualidades e habilidades que possui.

Se você gravou o vídeo e não ficou bom, continue tentando e analise o que tem saído errado. Entender como gravar um vídeo de apresentação pessoal pode parecer desafiador, mas aos poucos fica mais simples e fácil. Confira também sinais corporais que interferem na entrevista de emprego e cursos de pós-graduação EAD para crescer na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades