Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como reinventar sua carreira criativa e ter novas ideias?

mulher feliz com os braços para cima para ilustrar texto sobre carreira criativa

É comum, em algum momento de nossas carreiras, nos sentirmos sem criatividade ou até mesmo cansados dos resultados, ainda mais se você for um profissional em um cargo ou especialidade há muitos anos. Contudo, nossa mente e habilidades cognitivas são extraordinárias e sem limites para criar. Basta entendermos como explorar novos horizontes, ter novas ideias que saiam da nossa zona de conforto e despertem a curiosidade. E acredite, isso pode ser mais simples do que você imagina. Quer saber como? Veja as dicas abaixo para ter uma carreira criativa!

blog banner desconto em pós-graduação

Como explorar mais sua carreira criativa 

Faça um portfólio de estudos 

Aqui, a proposta é fazer uma pasta de ideias que prendam a sua atenção. Vale tudo: fotos, texturas geométricas, vídeos e textos. Uma dica é tentar organizar essas informações de uma maneira que faça sentido para você e, de certa forma, vá se complementando.

Pense como se fosse a apresentação de uma palestra ou um curso, então os materiais precisam ser fáceis de ser compreendidos e ter início, meio e fim. Você pode criar esse documento no Powerpoint ou no Canva e consultá-lo sempre que necessário. Ah, quem sabe dá até para compartilhar com outras pessoas, né? 

Referências e mais referências

Como diria Antoine Laurent Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”, e colocar boas referências é a prova disso. Diversos projetos de sucesso já foram criados a partir de pesquisas de conceitos, ideias e conteúdos inspiradores. Criar moodboards é uma das melhores formas de juntar informações e transformar isso depois em algo personalizado. 

Nesse processo, muitas pessoas utilizam o Pinterest, uma rede social que permite coletar referências e salvar temas separados por pastas e subpastas. Considerado um paraíso para quem trabalha com arte, criação, moda e produção de conteúdo, é quase impossível não amar a plataforma. Mas lembre-se de que referência é diferente de plágio, ok? Se inspire e transforme, mas nunca copie.

Acompanhe tendências do mercado 

Como tudo em nossa vida gira em torno de informações, a nossa mente criativa não poderia ser diferente. Expandir a criatividade também é um exercício com relação a se manter bem informado. Nesse sentido, acompanhar lançamentos de estudos e tendências globais faz toda a diferença. Uma maneira bem interessante e prática para fazer isso é assinando newslettersConsultorias de tendências, sites de notícias e agências costumam enviar informações exclusivas por e-mail e compartilhar estudos em potencial para insights criativos. 

Aprimore constantemente suas habilidades 

Além de boas referências, um profissional precisa estar sempre atualizado. Todo mundo tem algo em que é ótimo e se destaca. Por isso, para ser mais criativo, podemos explorar essa vantagem das maneiras mais inusitadas que existem. Aprimorar o seu trabalho também envolve fazer a mesma coisa a partir de perspectivas diferentes. Ou seja, é o famoso “pensar fora da caixinha”. 

Por exemplo, na hora de produzir um conteúdo, por que não pensar em propostas multimídia para ele? Um único tema pode gerar um texto, uma poesia, um vídeo, um podcast e assim por diante. Pense em como deixar sua ideia mais alternativa e a criatividade se desdobrará! 

Adquirir novos conhecimentos

Como parte de um processo criativo está o aprendizado e novos conhecimentos. Por isso, é importante nunca parar de estudar. Sempre que possível, invista em cursos, workshops, webinars, entre outros. Ter uma gama multidisciplinar de conhecimentos prepara profissionais integralmente para as oportunidades do mercado de trabalho, proporcionando mais criatividade e inovação. 

Aproveite e escolha uma pós-graduação intensiva que aprimore ainda mais a sua carreira criativa!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades