Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

5 dicas para conquistar os melhores cargos e salários do mercado

A ascensão no trabalho é algo que a grande maioria das pessoas estabelece para a vida profissional e, se um plano para conquistá-lo for bem traçado, existe uma grande chance de êxito. Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir ter os melhores cargos e os melhores salários do mercado. Quer saber quais são? Continue a leitura!

blog banner desconto em pós-graduação

O que fazer para alcançar melhores cargos?

1 –  Entenda o seu momento

Querer ser o vice-presidente da empresa com 1 ano de experiência na área pode ser um salto maior do que a perna. Por isso, é importante entender qual o momento em que você se encontra na vida profissional e qual o caminho deve seguir para chegar onde deseja. Caso você já esteja trabalhando, inicie conversas sobre o plano de carreira para entender as possibilidades de crescimento.

É importante ressaltar que as empresas devem ter um caminho que atrele o tempo de experiência profissional e capacidades educacionais, ou seja, se a equipe informar que, para conquistar o próximo cargo, você precisa somente de tempo de empresa, pondere. Um currículo cheio pode trazer novas oportunidades.

2 – Defina seus salários de maneira racional

Entenda o quanto você ganha ou ganhou no início da carreira e qual o valor ideal no qual você pretende chegar. Parece algo clichê ouvido em entrevistas de emprego, mas preencher um documento com informações de onde você gostaria de estar daqui 5 anos pode te ajudar a acompanhar o ritmo de crescimento que você espera.

Leia também: Como pedir aumento de salário: 7 dicas para não cometer erros

Normalmente, é esperado que exista um aumento de 10% ou 20% do salário atual no período de até 3 anos. Para poder diminuir as distâncias entre esses períodos, é necessário que você reúna o máximo de experiência possível, aumente o seu portfólio e estude.

3 – Aumento do portfólio

Participou de alguma campanha significativa da empresa? Adicione no seu portfólio. Sugeriu uma nova ideia de vendas para o local em que você trabalha? Portfólio. Conseguiu um cliente importante para que a empresa que você trabalha continue em crescimento? Acrescente no portfólio.

Essas pequenas experiências que vamos acumulando conforme caminhamos profissionalmente podem ser valiosas em uma entrevista e fazer você subir de forma surpreendente. Neste caso, não esqueça de fazer algumas variações do seu currículo para cada empresa que decide se candidatar. 

4 – Esteja sempre aberto às possibilidades 

É comum os profissionais entrarem no mercado de trabalho e esquecerem de observar o universo que está a sua volta. Por isso, conseguir enxergar as possíveis oportunidades e entender qual o seu valor no mercado pode te fazer chegar mais perto do topo do que você imagina.

Mantenha o seu currículo atualizado, faça o mesmo com a sua página de LinkedIn e invista tempo para alimentar o seu portfólio. Caso um recrutador te convide para uma entrevista, seja gentil e faça parte dessa experiência. Entenda o quanto eles estão dispostos a pagar e o que procuram para essa vaga. Você pode acabar descobrindo que, ao acumular experiências, cursos e participação em projetos, está na hora de subir de cargo.

5 – Investir em um curso de extensão

Os recrutadores estão sempre em busca de novos talentos. O profissional que investe em cursos, como uma pós-graduação, mostra que está aberto para as possibilidades e que investe em sua carreira de forma concreta.

Além disso, a especialização permite fazer networking com as pessoas da área, entender a nossa posição atual na vida profissional e até mesmo conversar para uma possível troca de emprego. Existem muitos profissionais de cargos altos que participam de cursos de para aprimorar o seu trabalho, mas também estão de olho em pessoas para contratações.

A cada dia, surgem cursos mais específicos e diferentes, que podem significar inovação e a criação de um novo subsetor no mercado. O fato de fazer parte deles significa estar à frente dos demais profissionais da área e poder cobrar mais pelos seus serviços, já que serão específicos, limitados e únicos. Quanto mais você se aprofundar em algo que somente você sabe executar com precisão, maiores as chances de ter um lugar sempre reservado no ambiente profissional.

Agora, aproveite para conhecer a Pós LFG e investir na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades