Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer mudar de emprego em 6 meses? Conte com a pós-graduação

mulher com calendário aberto para ilustrar texto sobre mudar de emprego em 6 meses

Em diversos momentos da carreira, é comum termos algumas dúvidas ou inseguranças sobre a vida profissional e ter questionamentos como “será que preciso mesmo ficar nesse cargo pelo resto da minha vida?”. Muitas vezes, a resposta é não – e o momento correto para investir para mudar de emprego é agora – ou, de maneira mais planejada, em 6 meses.

Mas como dar o primeiro passo para essa mudança? Antes de tudo, esteja disposto a arriscar. Somente assim você conseguirá dar o primeiro passo para mudar de emprego de uma uma forma prática e assertiva.

blog banner desconto em pós-graduação

Também é essencial considerar alguns fatores, como: você quer apenas mudar de empresa, mas manter o mesmo nível de cargo, ou tentar uma carreira diferente? Com a transformação digital se expandindo, os dois caminhos são possíveis. Afinal, outras carreiras têm se consolidado no mercado, abrindo novas portas. 

O que considerar ao decidir mudar de emprego em 6 meses?

Sabendo dos fatos mencionados, vamos ao próximo passo: identificar se a empresa que você quer trabalhar tem novas vagas na sua área para você entrar ou se a procura deve ser feita de maneira mais abrangente, com mais oportunidades, porém mais concorrência. 

Por exemplo: a área de Tecnologia possui muitos profissionais, porém ela conta com um extenso leque de subcategorias, que permite um maior número de áreas de atuação.

Outra parte importante do processo é entender que, para conseguir mudar, seja de emprego ou de área profissional, será necessário um planejamento financeiro para investir tempo, dinheiro e energia nessa nova trajetória. 

Leia também: Como superar a timidez na entrevista de emprego e se sair bem?

Programe-se financeiramente com uma tabela de gastos nesses 6 meses em que planeja sair da empresa atual e começar em uma nova. Você também terá que organizar momentos do seu dia para procurar novas oportunidades de trabalho. Algumas dicas são: inscrever-se em newsletters de vagas, buscar vagas diretamente no site das empresas, em sites de emprego ou no LinkedIn.

O LinkedIn é uma das melhores maneiras, já que é uma rede social feita para o universo profissional. O espaço é muito utilizado pelas empresas para publicar novas oportunidades e até mesmo entrar em contato com os candidatos para convidá-los para processos seletivos. Por isso, mantenha o seu perfil na rede atualizado, já que é uma ótima forma de se apresentar ao mercado – e existem muitos gestores de olho nessa movimentação virtual. 

Além disso, para conseguir se encontrar dentro desse novo cenário que se forma, a melhor estratégia é estar presente em cursos, palestras de negócios ou eventos, inclusive online. Isso permitirá que você tenha acesso a grandes empresários e aos maiores líderes do setor e ainda tenha a oportunidade de aprender.

Grande parte das pessoas que estão em posições altas de empresas, sejam elas nacionais ou internacionais, foram indicadas para o cargo. Isso torna o networking essencial para conhecer novas pessoas e ter um maior sucesso no seu novo caminho, independente da sua escolha de vaga ou área. 

Não esqueça de deixar o seu currículo sempre atualizado. Esse passo é o fator crucial para mostrar aos recrutadores que você está decidido a conquistar uma nova vaga e disposto a se esforçar em seu novo trabalho. Comece com suas habilidades gerais que podem ser utilizadas em diversas áreas, como fluência em alguma língua estrangeira e, então, parta para os conhecimentos mais específicos – e é aí que uma pós-graduação pode te ajudar.

Como a pós-graduação pode te ajudar a mudar de emprego?

Apostar em uma pós-graduação é um caminho ótimo para quem quer começar em um novo trabalho. Nesse ambiente educacional, você conseguirá conversar sobre as pessoas que também se interessam pelas mesmas oportunidades que você, conhecer quem prefere áreas diferentes e participar de seminários e discussões sobre temas relevantes e interessantes para a sua nova jornada.

Além disso, é uma solução para quem quer se tornar especialista em algum assunto e se manter atualizado nas inovações do mercado de trabalho. Nessa etapa, é importante saber escolher entre a pós-graduação ou o MBA, pois ambos tipos de especialização são cursos que focam em aprofundar conteúdos de extrema relevância para a carreira que o aluno escolheu seguir.

A diferença é que a pós-graduação é voltada para quem pretende complementar seu conhecimento em áreas específicas, funcionando como uma extensão do aprendizado. Enquanto o MBA é um tipo de especialização voltada para quem segue na área de gestão de negócios. 

Atualmente, há diversos cursos de pós-graduação com duração de 6 meses, que garantem uma nova formação no seu currículo e abrem portas importantes para você ingressar no mercado. A modalidade EAD é perfeita para quem quer que essa mudança seja rápida, sem perder qualidade no ensino.

Aproveite a Estuda Friday para avançar na sua carreira com a pós-graduação EAD Anhanguera e pague apenas 15x de R$ 89,99 ou R$ 999,99 à vista no curso a distância escolhido até 05/12/2021. Você ainda ganha acesso a um combo exclusivo com videoaula e e-book sobre como construir um currículo imbatível. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades