Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como superar a timidez na entrevista de emprego e se sair bem?

mulher com o rosto de lado e mão perto da boca para ilustrar texto sobre timidez na entrevista de emprego

Como você reage quando está em uma entrevista e fica sabendo que terá uma dinâmica em grupo? Esse é um dos maiores desafios para quem é tímido e não sabe como superar essa timidez na entrevista de emprego — principalmente quando envolve dinâmicas. 

Esse é um desafio e tanto. Algumas pessoas suam frio só de imaginar como vai ser ficar frente a frente com o recrutador. Não que esse momento seja tranquilo para a maioria, mas acaba sendo mais sofrido para pessoas introvertidas, que ficam desconfortáveis com estranhos e, às vezes, não conseguem responder perguntas com facilidade.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Em alguns casos, a timidez acaba sendo um problema muito sério na vida e carreira das pessoas, mas quem tenta se recolocar acaba sendo mais difícil, pois a sua capacidade de falar em público será testada em vários momentos. Se você se identificou com essa situação e com o que falamos até aqui, continue lendo para saber como superar e deixar a timidez longe da sua entrevista de emprego.

5 dicas para lidar com a timidez na entrevista de emprego

Ser tímido é uma caixinha de surpresas e isso pode acabar afetando diversas áreas da nossa vida. Mas, existem algumas formas para controlá-la e não deixar que isso atrapalhe a sua entrevista de emprego. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a despistar a timidez da entrevista de emprego para você conseguir se sair bem. Confira:

1 – Saiba tudo sobre a empresa antes da entrevista

Isso é recomendado para todos os profissionais, mas, para você, que é tímido, ela é de extrema importância e chega a ser indispensável. Pois, quanto mais você souber sobre a empresa, o mercado de atuação, os profissionais e a cultura corporativa, você ficará mais seguro.

Por isso, pesquise tudo o que for possível e, se for o caso, converse com amigos que já trabalharam ou trabalham lá e tente extrair o máximo de informação. Tenha sempre em mente que isso vai aumentar a sua autoconfiança, podendo diminuir o seu nervosismo e até controlar a sua timidez.

2 – Tenha as respostas para as perguntas mais comuns de entrevista

Todo mundo está acostumado com algumas perguntas de processo seletivo. Por exemplo, sobre a sua carreira, principais habilidades, e defeitos e qualidades. É provável que durante a conversa essas questões apareçam e, se você souber como responder, é possível que você fique menos nervoso — e as chances da timidez aparecer e estragar tudo são mínimas.

Leia também: Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: como respondê-las?

3. Respire fundo

Se o nervosismo está tomando conta de você, deu branco em tudo que você pensou em falar durante a entrevista e não tá sabendo como lidar com tudo isso, temos a solução: respire fundo. Respirar é uma estratégia para se acalmar. Manter o foco na sua respiração e observando a situação trará um pouco de paz nesse momento desafiador. Tente contar o tempo de entrada e saída do ar para manter a calma.

4 – Lembre-se de estudar o seu currículo

É muito comum que os recrutadores aproveitem a entrevista para checar se os dados do currículo são verídicos e tirar dúvidas sobre atuação, habilidades e o histórico profissional do candidato. Por isso, saber tudo sobre seu currículo e ter todas as informações na sua memória antes da entrevista é muito importante.

Considere essa entrevista como se fosse uma prova onde o assunto principal é você mesmo, prepare-se e memorize tudo que for possível. Assim, você vai se sentir mais seguro ao invés de tímido e nervoso.

5 – Evite parecer o que você não é

Todo mundo sabe que é quase impossível encarar a entrevista como uma conversa entre amigos, pois esse é um momento tenso por natureza mesmo. Evitar uma nova tensão é o melhor que você pode fazer e, por isso, não tente parecer algo que você não é. Os profissionais do RH são treinados para entrevistar todas as pessoas, tímidas ou não, e conseguem perceber logo de cara quando alguém tenta se passar por algo que não é verdade.  

Então, lembre-se: ser super comunicativo não é um pré-requisito pedido por todas as empresas e está tudo bem deixar a sua personalidade aparecer neste momento. Entenda que ser tímido não é algo negativo e foque em responder o que lhe foi perguntado de forma completa e do seu jeito, sem querer mostrar uma pessoa que não existe aí dentro.

A timidez na entrevista de emprego é algo muito comum, mas é importante não se deixar abater por esse traço da sua personalidade e nem desistir de uma vaga que tanto sonhou só por isso. Às vezes, a empresa está buscando por um profissional exatamente como você e, devido a sua timidez, você evita participar de processos. Para ter um assunto a mais para falar na entrevista, faça uma pós-graduação online e impulsione a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades