Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como funciona um processo seletivo? Saiba tudo e se destaque!

como funciona um processo seletivo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona um processo seletivo. Algumas etapas do processo podem variar de empresa para empresa conforme o tipo de vaga e perfil do candidato, mas, de modo geral, a seleção de candidatos costuma ser bem parecida. 

Entender como esse processo funciona faz toda a diferença na hora de procurar emprego. Isso porque, quanto mais você conhece o trabalho dos recrutadores, mais você consegue se preparar para as etapas que vem pela frente conforme o seu perfil é selecionado. 

Como funciona um processo seletivo?

Definição do perfil do candidato

O processo seletivo começa com a definição do perfil do profissional que a empresa busca. O trabalho é feito em parceria entre o recrutador e o gestor direto do novo colaborador. O líder indica o que busca e o que espera do profissional. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Nessa etapa, define-se as responsabilidades desse colaborador e quais conhecimentos, habilidades e experiências deve ter para ocupar o cargo. Geralmente, também é nesse momento que a faixa salarial e os benefícios são determinados. 

Divulgação da vaga

Após definir o perfil do candidato, é hora de divulgar a vaga. Vale dizer que essa divulgação acontece de diversas formas, podendo variar conforme a empresa. 

No geral, a divulgação é online e os recrutadores compartilham a vaga em sites e redes estratégicas para encontrar o perfil de candidato desejado. Leve sempre isso em conta na hora de procurar uma nova oportunidade.

Vagas de emprego costumam ser divulgadas no site da própria empresa, em sites de emprego (como Vagas e Guppy), no LinkedIn, em grupos de WhatsApp ou Telegram, além da própria rede de relacionamentos dos recrutadores e colaboradores da empresa.

Seleção de currículos

Pode-se dizer que essa é uma das etapas mais importantes do processo seletivo. É nessa fase que o recrutador vai se dedicar a selecionar os currículos para encontrar profissionais que se adequam ao perfil definido com o gestor. 

Como o número de candidatos costuma ser alto, os recrutadores priorizam apenas profissionais que cumprem a maior parte dos requisitos e têm mais chances de atender as demandas do cargo. 

Uma dica para se destacar nessa etapa é garantir um currículo objetivo que valorize as suas experiências e habilidades. Muitas vezes, bons candidatos são descartados, pois as informações não estão claras para os recrutadores.

Além disso, muitos recrutadores fazem uma busca ativa de candidatos. Isso significa que eles fazem pesquisas em sites de emprego e redes sociais, principalmente no LinkedIn, para encontrar bons profissionais. 

Por isso, é importante manter o perfil sempre atualizado com palavras-chave que se relacionam com suas experiências, habilidades e objetivos. Afinal, a partir dessas palavras o recrutador pode encontrar o seu perfil. 

Contato com o candidato

Após encontrar bons candidatos, o recrutador entra em contato com esses profissionais. O primeiro contato pode ser feito por telefone, e-mail ou mensagem no LinkedIn. Lembre-se de checar diariamente a sua caixa de entrada! 

Nessa conversa, o recrutador costuma checar as experiências do candidato para saber se ele realmente se encaixa naquela vaga. Em alguns casos, pode sondar sobre a sua pretensão salarial. Se o seu perfil realmente estiver alinhado com o que a empresa busca, o recrutador passa as orientações para a próxima fase: testes e entrevistas. 

Testes e entrevistas

Essa etapa do processo seletivo pode variar conforme a empresa. Em alguns casos, os candidatos passam por um teste técnico para avaliar as habilidades e só depois os selecionados seguem para a etapa de entrevistas. Porém, não é uma regra. Há empresas que primeiro fazem uma entrevista e depois passam um teste e ainda aquelas que apenas fazem entrevista. 

O importante aqui é compreender que você poderá ser testado em relação às habilidades técnicas e passará por uma entrevista para que a empresa te conheça melhor. Nessa conversa, o recrutador te fará perguntas para entender o seu perfil profissional, experiências e objetivos. Ele também pode fazer perguntas estratégicas para entender os seus valores e forma de trabalho. 

Esse é o momento de expor as suas experiências e mostrar os motivos que te fazem o melhor candidato para essa vaga. Também é a hora ideal para tirar todas as dúvidas em relação ao dia a dia da empresa, funções da vaga, jornada de trabalho e benefícios. 

Contratação

Se a entrevista for bem-sucedida e você realmente se encaixar no perfil procurado pela empresa, é hora de comemorar e partir para a última etapa do processo seletivo: a contratação. 

É na fase final do processo que o salário é definido e acordado com o candidato. Essa é a hora de negociar valores e alinhar expectativas em relação ao trabalho. Também é o momento de definir o regime de contratação e outras questões burocráticas. Após tudo definido, a área de recursos humanos cuidará da sua integração à nova empresa. 

Agora que você já sabe como funciona um processo seletivo, é hora de se preparar para se destacar e conquistar novas oportunidades. Para isso, vale investir em uma pós-graduação para turbinar o currículo e chamar a atenção dos recrutadores. Aproveite também e confira o e-book que traz dicas de empregabilidade para conquistar o mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades