Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como melhorar o currículo e conquistar oportunidades no mercado de trabalho

imagem de uma pessoa vendo o seu currículo no notebook para ilustrar o texto de como melhorar o currículo

Uma das etapas mais importantes de um processo seletivo é o envio do seu currículo. Muitas vezes, ele é o primeiro contato dos recrutadores com os candidatos, e conhece aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela se encaixa perfeitamente nesse contexto. Você vai querer deixar uma marca positiva e, por isso, é tão essencial manter seu documento atualizado, afinal, sempre temos como melhorar o currículo.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas não precisa se desesperar porque isso está longe de ser um pesadelo. Por mais que seja um processo que demanda tempo e atenção, não existe segredo para manter um CV bem estruturado, estratégico e com o conteúdo que interessa. E isso é o que vamos te ensinar agora, em duas fases que vão fazer toda a diferença na construção da sua vitrine profissional: conteúdo e formato.

Habilidades e formatação: como melhorar o currículo em duas etapas

Um bom CV nasce do equilíbrio entre as suas qualificações e como elas são estruturadas no papel. Não adianta ser altamente capacitado, com certificações e pós-graduações diversas, se você não conseguir mostrar essas informações de forma inteligente e estratégica para seu potencial empregador.

Mas vamos com calma, iniciando pelos aspectos técnicos da sua carreira.

1) Hora de mostrar sua experiência e desenvolver novas habilidades

Antes de pensar no layout do material, a primeira etapa é trabalhar o conteúdo do currículo, ou seja, o que você tem a oferecer para a vaga que vai aplicar. Esse é o momento de listar suas qualificações e mostrar para o recrutador que você possui todas as habilidades técnicas necessárias para conquistar a vaga.

Aqui, é essencial que você valorize suas experiências profissionais, formação acadêmica, cursos livres, talvez uma pós-graduação ou um mestrado, estudo de idiomas, vivências internacionais e quaisquer outras experiências técnicas que façam parte da sua trajetória.

Contudo, antes de começar a fazer o CV em si, escreva uma lista e faça um exercício crítico sobre ela. O que você poderia melhorar? Quais habilidades ainda precisam ser aperfeiçoadas? Para a sua área de atuação, o que seria um grande diferencial para um candidato?

Lembra que a ideia é aprimorar o currículo para conseguir mais oportunidades? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e pensar em atividades extras para dar um up na sua carreira. E listamos algumas ideias para você pôr em prática naquele tempinho livre.

1 – Aposte em cursos livres

Uma excelente forma de melhorar o seu currículo sem precisar de muito tempo ou dinheiro é por meio dos cursos livres. Com valores acessíveis – além de opções gratuitas -, curta duração e a possibilidade de acessar o conteúdo a qualquer momento, os cursos livres são uma ótima oportunidade de garantir aquela boa primeira impressão.

Com eles, você pode se atualizar na sua área, desenvolver habilidades específicas, mudar o foco da sua carreira e se aprofundar em um determinado assunto, além de mostrar ao recrutador o seu interesse em estudar e evoluir profissionalmente. Além disso, se você quer fazer uma transição de carreira, os cursos livres te ajudam a sair do zero e garantir alguma experiência na área.

2 – Invista em uma pós-graduação

Se você quer ir um pouco além, investir em uma pós-graduação é uma forma muito significativa de se especializar e turbinar a sua carreira, resultando em um currículo mais robusto e com um grande diferencial. Afinal, com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente, uma pós pode ser um decisivo fator de desempate entre dois candidatos. 

Diferentemente dos cursos de graduação, que formam um profissional mais generalista, uma pós-graduação tem como objetivo aprimorar seus conhecimentos e te especializar em uma área específica, que não foi abordada com tanta profundidade na graduação. Por exemplo, se você é formado em Direito, pode fazer uma pós em Direito Ambiental ou Direito Tributário, dentre outras opções.

Atualmente, existem diversas possibilidades e formatos diferentes de especializações, e inclusive, as opções EAD são ideais para quem tem uma rotina mais atarefada. Hoje em dia, é possível se pós-graduar assistindo às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento, mas ainda assim com conteúdos de qualidade e todo o suporte de instituições de ensino renomadas de todo o país.

banner currículo imbatível

3 – Aprimore seu conhecimento em outros idiomas

Sabia que apenas 1% da população brasileira é fluente em inglês? E que essa porcentagem sobe só um pouquinho, para 5%, quando avaliamos quantos brasileiros falam o idioma? É o que mostra uma pesquisa do British Council, que muda a nossa percepção sobre a importância de se dedicar a outras línguas e valorizar esse conhecimento no currículo.

Idiomas podem abrir portas e transformar a sua carreira, mas se você ainda não fala outra língua, não precisa se desesperar, sempre há tempo de aprender! Hoje em dia, é possível encontrar uma variedade de cursos online de inglês, além de várias outras ferramentas, como aplicativos e vídeos gratuitos, que te ajudam a aprender o idioma sem precisar sair de casa.

E além disso, por que não sonhar mais alto e pensar em outras línguas também? Falar mais de um idioma estrangeiro é um grande diferencial para o currículo, que mostra suas habilidades técnicas de aprendizado, mas também deixa transparecer outras competências. Pessoas dedicadas a falar outras línguas são admiradas pela dedicação, vontade de vencer desafios e coragem de lidar com o desconhecido, características que vão chamar a atenção de um recrutador.

4 – Demonstre seu interesse na área

Existem também outras opções para comprovar o seu interesse na área e chamar a atenção no currículo. Você pode participar de eventos e webinars gratuitos, por exemplo, que ofereçam certificados de participação, assim como algumas palestras de instituições de ensino.

Uma dica para já começar o ano com uma novidade no currículo é o evento Carreira em Pauta 2022. Trata-se do maior evento online sobre carreiras do país, com três dias de palestras com convidados renomados, emissão de certificado e sorteios de bolsas de pós-graduação EAD.

2) Não precisa “inventar a roda” na formatação do documento

Agora que você já listou todas as suas experiências e qualificações e está empenhado em garantir mais algumas competências, chegou a hora de formatar todo o seu conhecimento de maneira estratégica. Visualmente, seu currículo precisa estar organizado e chamar a atenção do recrutador assim que ele bater o olho no seu nome e, por isso, separamos seis dicas para tirar todas as suas dúvidas sobre o layout do CV.

1 – Adapte seu currículo para cada vaga específica

Por mais que todas as suas formações e experiências sejam fundamentais, nem sempre todas elas serão relevantes para uma vaga de emprego. Sendo assim, o ideal é adaptar o documento para cada vaga que você aplicar, incluindo e retirando alguns pontos para mostrar, sem rodeios, que você é qualificado para atuar na posição desejada.

2 – Valorize suas conquistas profissionais

Na hora de descrever uma vivência profissional anterior ou seus projetos na graduação, por exemplo, não se limite a apenas descrever suas funções. É relevante também mostrar o que você aprendeu, os resultados e as conquistas daquela experiência, ressaltando o seu potencial e o que você conseguiu alcançar.

3 – Seja claro e objetivo: use o mínimo possível de páginas

O currículo é a sua primeira impressão, lembra? Sendo assim, é importante trabalhar seu poder de síntese para ser objetivo e deixar o RH interessado em você, e não com preguiça de ler várias páginas.

Leia também: Quantas páginas deve ter um currículo? Descubra o tamanho ideal

Até porque, como mencionamos no primeiro ponto da lista, currículos precisam ser ajustados para cada processo seletivo, então não faz sentido deixar todo o seu histórico profissional em três ou mais páginas. Por isso, o ideal é manter o CV com apenas uma página, no máximo duas.

4 – Revise o português – mais de uma vez

Cometer um erro de gramática e ortografia é normal e pode acontecer com todo mundo, mas isso não significa que podemos deixar esses deslizes passarem – principalmente no currículo. 

Portanto, sempre tire um tempinho para revisar o texto do documento, de preferência alguns dias depois de finalizá-lo, e também use e abuse das ferramentas de correção automática, que estão disponíveis em programas como Microsoft Word e Google Docs.

Ah, sempre vale pedir aquela ajudinha para um amigo também. Às vezes, o olhar de quem nunca viu o texto pode identificar problemas e erros que passaram batido em uma primeira revisão.

5 – Escolha um layout bonito e elegante, mas sem exageros

Se você já seguiu todos os passos acima e ainda está se perguntando como melhorar o currículo, nossa última dica é dedicar um tempo para escolher um layout equilibrado. Ou seja, um design que seja bonito e chame a atenção, mas sem exagerar nas cores, elementos e informações.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades