Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pedir demissão do trabalho e deixar as portas abertas?

Nunca é fácil sair de um emprego, pois as dúvidas e medos de fechar todas as portas passeiam pela nossa mente. Se o seu maior desafio com seu trabalho é sair dele, saiba que você não está sozinho. Um estudo realizado em 2018 pela Love Mondays, plataforma que profissionais avaliam as empresas onde trabalham, mostrou que 70% desejam mudar de emprego. Mas, como pedir demissão do trabalho e ainda assim sair de portas abertas?

Em algum momento da sua trajetória profissional pode aparecer uma proposta melhor ou a insatisfação com o ambiente de trabalho seja o empurrão para sair desse local e buscar por novas oportunidades. Se você já concluiu que sair do emprego é a melhor solução e tem certeza do que te levou até isso, essa é a hora de sair.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se 

Mas, para deixar as portas abertas é importante que você seja sincero em relação ao motivo da sua saída e mantenha o respeito com todos, pois o mercado de trabalho se fala e o mundo dá voltas muito rápidas.

8 dicas para saber como pedir demissão do trabalho

1 – Pense bem antes de tomar a decisão

Antes de tomar qualquer decisão, você deve pensar e refletir bem se é realmente isso que deseja para a sua vida. Não tome uma decisão dessa por impulso ou porque está aborrecido com algo específico. Pense muito bem se isso realmente é o que você quer.

Você deve explicar objetivamente o motivo do seu desligamento e, nesse momento, deverá se posicionar sobre quais são as suas perspectivas em relação ao novo emprego (caso haja) e explicar o que o motivou a tomar essa decisão. Deixe bem claro quais as vantagens que você pode ter ao trocar de emprego.

2 – Defina uma data para o anúncio

Quando trabalhamos com datas e prazos, elas criam uma motivação e a libertação da agonia mental que pode vir da incerteza. Muitas pessoas se sentem melhor quando sabem que o fim está próximo. Ao decidir o dia da sua demissão, faça-o com cuidado e considere o calendário da sua empresa e das partes interessadas que vão ficar impactadas com a notícia.

3 – Faça uma lista de pessoas para dar a notícia

Sua ordem de compartilhar a notícia deve fazer jus a hierarquia da empresa, como o nível de impacto relacionado a sua saída. Se for o caso, fale com a pessoa acima de você e veja se é possível anunciar a sua saída para a sua equipe e clientes. 

Quando você é quem dá a notícia, há menos espaço para erros de interpretação e as pessoas se sentem respeitadas por ouvir a novidade diretamente de você. Outro ponto positivo de contar diretamente às pessoas é que você pode expressar sua gratidão por todo o período juntos.

4 – Não ameace

Chegou o momento de falar com os seus gestores? Então lembre-se que o tom dessa conversa é delicado e nunca pode ser agressivo ou desafiador. Caso tenha algum tipo de ressentimento por falta de valorização ou remuneração maior não mencione isso. Esse assunto deveria ter sido tratado em outro momento e não no seu desligamento. É recomendado sair com a sensação de dever cumprido dentro das suas possibilidades.

5 – Negocie sua data de saída

Não adianta planejar em como pedir as contas se você ainda tem obrigações a serem cumpridas. Isso pode manchar sua imagem como profissional e até sair caro demais para você. Você pode ficar marcado pela falta de compromisso, então não deixe pendências para trás e cumpra tudo que você se propôs a fazer até a data que foi definida em conjunto com a empresa.

6 – Não empurre suas últimas tarefas

Não é porque você já está saindo da empresa atual que as suas tarefas são menos importantes. Seja responsável e comprometido com as suas obrigações até o final do contrato. Esses detalhes são observados por todos na empresa e, em caso de descaso, você pode perder toda a boa reputação que levou tempo para ser conquistada.

7 – Não faça leilão

Sabe aquela história de “o novo emprego paga 50% a mais que aqui, mas estou aberto a negociações”? Pois bem, isso, infelizmente, pode marcar negativamente a sua imagem com a empresa que está deixando. Como pedir para sair do emprego é um processo. É bom deixar claro que você busca novos desafios e oportunidades para o seu desenvolvimento.

Se a sua intenção não é ficar nessa empresa, não tente fazer esse tipo de barganha alegando que no outro emprego terá um salário maior, mas que está disposto a contraproposta. Assim, só vai parecer que você tem interesse somente no dinheiro e em mais nada.

8 – Evite críticas sobre a empresa que está deixando

Falar mal da empresa, dos colegas ou do ambiente de trabalho que está deixando demonstra imaturidade em expor suas opiniões enquanto profissional. Lembre-se que todo mundo pode mudar de emprego e pode ter uma imagem negativa a seu respeito, o que vai influenciar na hora de possíveis indicações no futuro.

Como pedir demissão do trabalho ainda é um dilema para muitas pessoas e, independentemente do motivo, é algo delicado. Por isso, a sinceridade e educação devem prevalecer nesse momento, para, assim, evitar de manchar a sua imagem como profissional. Se você deseja saber mais sobre carreira, mercado de trabalho e pós-graduação EAD, não deixe de conferir os conteúdos do blog Portal Pós.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades