Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Tempo livre: como criar uma rotina para aproveitar o home office?

Trabalhar de casa tem suas vantagens e desvantagens, e muitos acreditam que esse é o melhor dos dois mundos: conseguir trabalhar e não sair de casa. Mas, o que muitos acabam deixando de lado e até esquecendo é que mesmo no home office é preciso ter tempo livre e aproveitar esses momentos sem pensar em trabalho.

Nem tudo é um paraíso e, sem ter uma rotina, o home office pode fazer com que você passe do horário e acabar trabalhando mais do que um escritório comum. Até porque em casa fica mais fácil desviar o foco e perder a produtividade. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como conciliar o tempo livre com o home office?

A revista norte-americana Inc publicou um artigo com dicas para tornar o trabalho de casa mais tranquilo. Trouxemos alguns desses conselhos abaixo:

1 – Tenha um horário para começar e terminar seu trabalho

Deixe bem claro o horário em que você estará trabalhando e compartilhe com todo mundo que você conhece. Assim, é possível evitar interrupções que vão atrapalhar a sua produtividade. Trabalhar em casa pode ter frequentes fontes de interrupção porque é difícil as pessoas aceitarem que, quando você está trabalhando de casa, ainda está trabalhando sério. Por isso, reforce os seus horários e explique que não quer ser interrompido durante o dia.

2 – Divida o seu trabalho em blocos

Somos capazes de focar em uma tarefa por um período entre 90 e 120 minutos, mas depois disso precisamos de um intervalo de 15 a 20 minutos para recarregar a energia e conseguir alcançar um bom resultado nas próximas tarefas. Por isso, pense em dividir o seu dia em janelas de 90 minutos ao invés de pensar que você terá 8 ou 10 horas de trabalho.

3 – Faça intervalos

Como citamos acima, é importante ter intervalos para manter a produtividade em alta. Não importa o quão cheia está a sua agenda com tarefas, ligações, reuniões e prazos, você precisa estabelecer intervalos entre as tarefas e ter um período para o almoço. Em caso contrário, o seu dia vai acabar sem que você perceba.

Leia também: Por que “pausas para o café” são importantes no home office?

Planeje também como serão essas formas de recarregar a sua energia. Pode ser um lanche, uma refeição, uma caminhada rápida pelo bairro, ler um capítulo de um livro ou só ficar sem fazer nada.

4 – Desligue suas notificações

Quando tiver uma tarefa que precise da sua atenção total, desligue todas as notificações de mensagens ou redes sociais que possam te interromper e distrair. Ao fazer isso, o seu foco tende a aumentar muito mais. Também há grandes chances de que você não tenha perdido muita coisa nesse tempo offline, enquanto ganhou em produtividade.

5 – Goste da sua rotina

Uma das maiores vantagens em trabalhar de casa é não ter uma rotina pré-estabelecida. Mas, se você não criar uma estrutura, tende a passar o dia todo perdido entre suas tarefas e, assim, acumulando tarefas que vão te fazer perder o tempo livre que teria no final do dia.

Elabore uma agenda que te torne mais produtivo e faça acontecer, completando suas tarefas. Pense em um sistema que funcione pra você. Não adianta seguir a rotina que dá certo para o seu colega, sendo que vocês têm prioridades diferentes durante o dia.

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

6 – Tenha uma rotina pela manhã

A chave para o sucesso é riscar a primeira e mais importante tarefa do dia o mais rápido possível. Não facilite o trabalho pela manhã, nem crie desculpas para “ter um tempo para você”, pois o seu tempo livre chegará em breve. Levante, tome um banho, café da manhã e coloque a mão na massa.

Haden, autor do artigo da revista norte-americana Inc, explica que o seu tempo entre sair da cama e sentar-se para trabalhar é de menos de 15 minutos. Ele conta que não checa seus e-mails assim que começa o dia de trabalho, pois o mais importante é terminar a tarefa que ele decidiu ser a mais importante do dia.

7 – Tenha horário para praticar exercícios físicos

Não é porque você trabalha de casa que não vai se exercitar. Essa é, inclusive, uma ótima forma de aproveitar o seu tempo livre. Alguns exercícios podem ser feitos na sala ou varanda sem a necessidade de aparelhos específicos de ginástica. Afaste os móveis, escolha uma playlist e aposte na endorfina. Isso vai te ajudar na saúde física e mental.

8 – Tempo livre para descanso

Tudo o que você precisa no seu tempo livre é descansar, tirar um cochilo à tarde ou ter, finalmente, as oito horas de sono que no dia a dia costuma ser impossível. Aproveite para deixar o ambiente mais relaxante, apague a luz, deixe o celular no modo avião e tenha um bom descanso.

9 – Comece um curso novo

Outra vantagem em trabalhar de casa é ter a liberdade de fazer seus horários e conseguir conciliar com outras coisas, por exemplo, com um curso novo. Muitas pessoas adiam os planos de estudar e dar um upgrade na carreira por falta de tempo. A boa notícia é que dá para aproveitar o tempo livre estudando, pois existem diversos cursos online e até opções de pós-graduação intensiva para você obter a certificação em apenas 6 meses. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades