Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que “pausas para o café” são importantes no home office?

mulher tomando café no home office

Muito se fala hoje sobre produtividade, ainda mais nesses tempos em que diversas pessoas passaram a trabalhar em home office. Porém, junto com o fato de ser produtivo também existe a preocupação com a saúde mental e, neste sentido, fazer pausas, respirar e recarregar as energias durante um dia agitado também são necessários. É um item que precisa fazer parte da agenda também.

Por isso, as “pausas para o café”, aquelas que os colaboradores praticavam quando trabalhavam no escritório, devem se manter no formato remoto. Vale ressaltar que estudos comprovam que esses pequenos intervalos trazem inúmeros benefícios ao indivíduo, como o aumento da motivação, da criatividade e, claro, da produtividade. Eles são bem importantes, já que os colaboradores que ocupam cargos que exigem mais intensidade cerebral podem ser prejudicados depois de um longo tempo de trabalho, ocasionando bloqueio criativo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

De acordo com neurologistas, o nosso cérebro consegue se manter concentrado em um período de 90 minutos, direto. A partir disso, há uma diminuição no ritmo, na produção e no foco. Portanto, fazer algumas pausas de 10 a 15 minutos é fundamental para arejar a mente, organizar as ideias e voltar com mais entusiasmo às tarefas.

Leia também: Quais os segredos para aumentar a capacidade cerebral?

Além disso, parar ajuda a baixar a ansiedade e o estresse, pois a pressão da rotina pode provocar sintomas físicos, além dos emocionais, como boca seca, sensação de falta de ar, náuseas, tremores, entre outros. Para evitar problemas maiores no futuro, aproveite as “pausas para o café” para fazer uma respiração prolongada e ter um pouco de calmaria. Parar em alguns momentos do dia ainda evita lesões por esforço repetitivo (LER), que podem gerar, quando grave, o afastamento do funcionário.

Muitas vezes, o excesso de trabalho leva a pessoa a ficar horas sentada, sem perceber que passou tanto tempo de tão concentrada e imersa que está em suas atividades. Se você passa por esta situação, programe-se para se levantar da cadeira, esticar as pernas, fazer algum exercício de alongamento para aliviar a tensão, além de aproveitar o intervalo para tomar um café ou chá com tranquilidade.

O café, por exemplo, é uma bebida muito recomendada porque contém substâncias que aceleram a atividade mental e têm efeitos estimulantes. Com o desgaste das demandas que não param de chegar, uma xícara de café em alguns momentos do dia ajuda a estimular o raciocínio, a capacidade de concentração, a preservar a memória e a diminuir a sensação de cansaço – o que influencia positivamente na produtividade.

Saiba como se organizar para os intervalos no home office

Primeiro de tudo, tenha o controle do tempo. Assim como é importante se programar para as pausas, atente-se para o momento de voltar. No home office, separe de 10 a 15 minutos para fazer o intervalo ao longo do dia, a cada 1h30 – ou quando sentir a necessidade. Lembrando também de sempre deixar uma garrafa de água ao seu lado para se hidratar. Quando precisar repor a água, você deve aproveitar para se levantar e se movimentar pela casa.

Estabeleça quantas vezes ao dia irá parar, sempre usando o bom senso para que não prejudique o trabalho e tenha um efeito adverso, gerando procrastinação ao deixar tarefas para depois. Avalie os momentos do dia que são melhores e coloque-os na agenda conciliando com as suas atividades. Além disso, respeitar o horário do almoço também é imprescindível para relaxar e desligar por uma hora.

A pausa para o café também pode ser realizada em equipe, mesmo no formato home office, estimulando o engajamento e a interação entre os colaboradores. Todos podem se programar, liderados e gestores, para fazer um intervalo um pouco maior, de 30 minutos, por exemplo, para promover essa integração, estilo coffee break virtual.

O encontro é recomendado porque promove o diálogo entre as equipes e tira a sensação de trabalho isolado, comum durante o home office. Esses intervalos irão contribuir para sair um pouco da rotina baseada em uma comunicação apenas por meio de mensagens e e-mails – se esse for o caso – e ter a possibilidade de conversar sobre assuntos do cotidiano com os colegas. Também pode ser realizado após o expediente, como happy hour virtual, e acompanhar ainda alguns petiscos e uma boa taça de vinho. 

E você, costuma fazer “pausas para o café” no home office? Agora que você sabe o quanto é importante manter esses intervalos na sua rotina de trabalho, não deixe de praticar se ainda não começou. E vem conhecer os cursos da Pós-graduação Unopar na área da educação e na de ciências exatas e tecnologia. A Pós Unopar EAD tem duração de 6 ou 10 meses, para você fazer com comodidade e flexibilidade.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades