Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quais os segredos para aumentar a capacidade cerebral?

lâmpada com cérebro dentro para indicar como aumentar a capacidade cerebral

Embora aumentar a capacidade cerebral possa parecer coisa de filme de ficção científica, é algo que qualquer pessoa pode conseguir. Mas isso não significa que seja simples – exige dedicação, treino e foco em manter novos hábitos.

Mas, antes de tudo, é preciso entender que já usamos 100% da nossa capacidade cerebral. Aquele mito de que o ser humano faz uso de apenas 10% já foi derrubado pela medicina e pela neurociência.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Portanto, neste artigo falaremos sobre como melhorar a capacidade cerebral no sentido de aumentar a capacidade cognitiva, ou seja, a nossa inteligência. Veja a seguir alguns segredos para conseguir.

Como aumentar a capacidade cerebral?

Como dissemos, se o cérebro for treinado de forma intensa é possível que você consiga se beneficiar cognitivamente. Selecionamos três coisas que você pode fazer e que, individualmente, já te proporcionarão melhorias. Mas que tal tentar fazer todas elas para potencializar essa melhora? 

Veja alguns segredos listados abaixo.

1 –  Estar sempre atrás de novidades

Se reparamos bem, muitos dos gênios da história estavam interessados em aprender assuntos de áreas diferentes. Leonardo da Vinci, por exemplo, era pintor, escultor, entendia de anatomia humana, matemática, engenharia civil, entre outros. Benjamin Franklin era escritor, cientista, político, diplomata, etc.

Isso não significa que você também precisa ser um gênio ou dominar diversas áreas.Mas, quando você busca novos aprendizados, muitas coisas acontecem no seu cérebro. Uma delas é que você cria conexões sinápticas, o que aumenta a sua atividade neural e cria conexões – e é aí que o aprendizado acontece.

Resumindo, para aumentar as suas conexões cerebrais, sempre procure novas atividades. Aprender um novo idioma, ir a um museu, ler sobre uma área diferente são exemplos de atividades que podem ajudar. 

2 – Tentar fazer as coisas de forma mais difícil

Vivemos na era digital e, com isso, muitas das tarefas que nos esforçamos para fazer antes de termos tanta tecnologia disponível se tornaram pequenos detalhes no nosso dia. Claro que isso é bom, porém, se você quer saber como aumentar a capacidade do cérebro, precisará abrir mão de algumas facilidades.

Para entender melhor, pense como seria dirigir para um lugar que você ainda não conhece sem usar algum aplicativo de GPS. Seria difícil, não? Mas é desse tipo de exercício que o seu cérebro precisa.

Com a tecnologia, podemos fazer mais coisas em menos tempo e isso gasta pouca energia cerebral. Ou seja, se você quer aumentar a sua inteligência, precisa se esforçar para viver um pouco mais no modo analógico.

3 – Fazer networking

Lembra como falamos no primeiro tópico sobre a importância de se expor a novidades? Então, o networking é uma boa forma de fazer isso.

Quando você se conecta com outras pessoas – seja em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter ou em interações presenciais, você está se expondo a novas situações e ambientes onde existe o compartilhamento de ideias. Isso abre espaço para novas oportunidades de aumento cognitivo.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

E dentro desse tópico, ainda podemos acrescentar um desafio: fazer uma rede de contatos com pessoas fora da área que você atua, mas que sejam áreas nas quais você tenha interesse de aprender mais. Essa exposição te permitirá enxergar problemas de forma diferente e te fornecerá insights inéditos.

Aprender como desenvolver o cérebro não está ligado a resolver um algoritmo de forma mais rápida ou ser um gênio da matemática. É sobre usar o que você aprende resolvendo um problema para resolver outro mais complexo. É sobre inovação e inquietação.

Quando pensar no segredo para aumentar a capacidade cerebral, tenha em mente o seguinte: a eficiência e a facilidade precisam ser suas inimigas nessa jornada. E se você quer aprender e se desafiar cada vez mais, pode fazer isso investindo em uma pós-graduação EAD. Escolha o curso da Pós Pitágoras que vai transformar o seu futuro.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades