Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pedir emprego por WhatsApp: saiba o que fazer

como pedir emprego por WhatsApp A tecnologia avançou rapidamente nos últimos anos – e o mercado de trabalho foi uma das áreas afetadas por esse avanço. Graças a ela, hoje existe como pedir emprego por WhatsApp, conversando direto com o empregador e, muitas vezes, já realizando etapas do processo seletivo diretamente via aplicativo.  Mas, assim como toda relação profissional, entrar em contato com um recrutador ou possível contato que pode te indicar a uma boa vaga exige certos cuidados para não ser invasivo, mal educado ou agir de forma não profissional, principalmente se o número de contato for de uso pessoal do empregador.  Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se Para ajudar você, listamos 5 dicas de como entrar em contato com outro profissional e pedir emprego através do WhatsApp. Confira!

5 dicas de como pedir emprego por WhatsApp

1- Antes de tudo, se identifique

Caso seja seu primeiro contato com o profissional, a primeira parte é se identificar corretamente, introduzindo com um cumprimento formal (“Boa tarde, tudo bem?”) e depois fazendo uma apresentação breve dizendo seu nome, sua formação, como conseguiu o contato da pessoa e a razão pela qual você está entrando em contato.  As chances de você obter uma resposta são maiores se você se identificar logo de cara e já informar o motivo do contato. É mais fácil o receptor da mensagem iniciar um diálogo com alguém que ele sabe quem é e qual a sua intenção do que dar atenção a algum desconhecido. Além disso, é profissional da sua parte primeiro se apresentar e ver se o interlocutor tem o interesse de te conhecer melhor do que simplesmente questioná-lo sobre oportunidades de emprego. Isso pode soar como algo extremamente invasivo e te prejudicar. 

2- Seja direto quanto ao assunto

Na hora de pedir por uma oportunidade, não tente procurar meias palavras ou se justificar pelo pedido de forma prolixa. Vá direto ao assunto: diga que gostaria de receber uma oportunidade de emprego e explique o motivo que leva você a acreditar que poderia colaborar com ele, ou a empresa, caso o WhatsApp seja empresarial. Ir direto ao ponto, além de economizar o tempo de ambos e deixar a situação às claras desde o início, demonstra ao interlocutor que você está seguro do seu pedido. Com isso, não está apenas “conquistando” ele para ver se consegue alguma oportunidade sem estar nem mesmo interessado por ela.  Caso o profissional aceite iniciar uma conversa mais longa sobre a sua proposta após sua demonstração de interesse, agradeça e deixe que o interlocutor agende o formato e data da entrevista conforme for mais conveniente a ele. E durante o processo mantenha sua postura segura e concisa conforme foi de início. São atitudes assim que ajudam a conquistar o interesse do recrutador!

3 – Entre em contato apenas no horário comercial 

Sempre que desejar entrar em contato com outro profissional, principalmente se você não tiver nenhum tipo de intimidade com ele, faça isso em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, entre às 9h e 18h. Evite mandar mensagens aos finais de semana ou em horários impróprios, principalmente após às 20h, a não ser que haja aprovação prévia do profissional, concordando com o contato nessas circunstâncias. Isso pode causar uma má impressão e diminuir suas chances de contar com a ajuda do outro profissional.

4 – Não exagere na linguagem informal

Diferente do e-mail e do cadastro nas plataformas de recrutamento digital, o WhatsApp é uma plataforma que permite que seus usuários adotem uma linguagem mais informal e descontraída nas suas conversas.  Dessa forma, ser um pouco menos formal no seu contato não soará como algo desrespeitoso, mas atenção para não exagerar. Apesar do meio usado, ainda é um contato profissional e você deve se portar condizente com a situação.  Não abuse das gírias, não utilize muitas abreviações comuns das conversas pelo aplicativo e, principalmente, tome muito cuidado com a utilização de palavras que você só utilizaria com algum amigo.  É um contato para conseguir boas oportunidades de emprego. Por isso, encare a situação com a seriedade necessária. 

5 – Sempre se coloque no lugar do receptor da mensagem

No momento de escolher o horário para entrar em contato, definir a forma como você vai fazer o pedido ou decidir sobre o modo como você vai cobrar por uma resposta, sempre pense em como você se sentiria se estivesse recebendo a mensagem. Se colocar no lugar do outro vai te ajudar a pensar melhor sobre sua abordagem.  Assim, antes de enviar a mensagem, você sempre pensará “Eu me incomodaria se me pedissem ou perguntassem isso?”. Se a resposta for não, pode enviar, mas se for sim é hora de repensar sua estratégia de comunicação.  Em algumas situações, o que é aceitável para você pode incomodar, então busque conhecer o máximo possível sobre quem vai receber sua mensagem para evitar situações constrangedoras. Dessa forma, prezando por um contato cordial e respeitoso, você conquista a atenção e o carisma do seu interlocutor, o que poderá te abrir muitas portas e te ajudar a construir uma carreira promissora! Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como pedir emprego por WhatsApp, que tal se inscrever na pós-graduação EAD, se aprimorar e chegar mais preparado ainda para suas novas experiências profissionais? Aproveite!

Olá, tudo bem?

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades