Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Personal Branding: como fazer a gestão da sua marca pessoal?

Personal Branding trata-se da gestão da marca pessoal e diz respeito ao que oferecemos e o que valorizamos, ou seja, quais são nossas habilidades, personalidade e nossos valores. Está relacionado ao como as pessoas nos enxergam, em outras palavras, qual a percepção que as outras pessoas têm a nosso respeito. Essa percepção se dá de acordo as entregas que fazemos e a imagem que passamos as pessoas.

Mas e como começar?!

O primeiro passo é o autoconhecimento. É preciso saber identificar quais são as suas forças e seus pontos de melhoria, quais as suas motivações.

Em seguida, você precisa identificar quem são os seus clientes, o seu público-alvo. Aqui, você pode considerar todas as pessoas que poderiam comprar os seus produtos e/ou serviços ou as empresas nas quais você gostaria de trabalhar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Depois, você precisa definir qual é o seu posicionamento. Uma maneira de se posicionar é por meio da diferenciação. Tem alguma competência que você tem que pode te ajudar a se diferenciar dos demais profissionais? Em que você é único? O importante é que o seu público-alvo também perceba o seu diferencial.

Até aqui, você identificou qual a situação atual da sua marca pessoal. A partir de agora, você precisa pensar no futuro. O que você almeja?

Para isso, é hora de pensar nos seus objetivos, que é o que você deseja conseguir. Lembre-se que os objetivos precisam ser realistas e ter prazo para serem realizados, combinado?

E para finalizar o seu planejamento da sua marca pessoal, você precisa pensar em quais ações precisará fazer.

Então, vamos imaginar que seu objetivo seja ser contratado na empresa X, para a área de recursos humanos, mas você identificou que a sua comunicação é um dos seus pontos a desenvolver e, nessa empresa, é fundamental que você seja um bom comunicador, pois irá ter contato com todos os departamentos e também com os possíveis candidatos.

Nesse momento, você precisa pensar em estratégias para desenvolver a sua comunicação. Uma ferramenta bastante interessante para isso é o 5W2H´s, que é um checklist e te ajudará a montar o seu plano de ação. Veja só:

5W2H

Respondendo todas essas perguntas, você terá em mãos o seu plano de ação.

Mas lembre-se: o mais importante aqui é realizar as ações que você colocou no “What – O que será feito”, combinado?

Depois me conta como ficou o seu 5W2H.

Autor: Kamila Gaino

Graduada em Administração, MBA em Gestão de Marketing e Mestre em Administração. Atualmente, é Professora Universitária e desenvolve materiais para cursos livres, de Graduação e de Pós EAD, assim como alguns infoprodutos.

Conheça nossas faculdades