Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Mentoria profissional ajuda no desenvolvimento: veja como

mentoria profissional

Buscar ajuda de uma mentoria profissional pode ser uma ótima alternativa para quem deseja avançar na carreira enquanto aprende novas habilidades valiosas.

Os mentores são capazes de oferecer insights únicos, baseados em anos de experiência em uma área específica, auxiliando o candidato a navegar por diversas situações profissionais.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar de ser uma prática comum no mundo corporativo, não é todo mundo que está familiarizado com o conceito de mentoria profissional.

Por isso, hoje vamos explorar essa área, entendendo melhor o que é essa modalidade de mentoria, como encontrar o mentor ideal e quais os benefícios de receber auxílio de um mentor profissional.

Confira.

Como funciona a mentoria profissional?

Um mentor é alguém que disponibiliza orientação a outra pessoa através da própria experiência, oferecendo conselhos e guiando-a através de sua jornada profissional.

Alguém que trabalha com mentoria profissional é capaz de auxiliar o candidato a fazer escolhas de carreira, solucionar conflitos, desenvolver táticas de negociação e agarrar novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Além de conectar-se com o indivíduo a ser orientado, entendendo suas reais demandas, um mentor também deve ser bem-sucedido em seu campo de atuação. 

Afinal, um dos principais objetivos da mentoria profissional é fornecer orientações a alguém que está iniciando em uma nova área ou que simplesmente deseja ter sucesso em sua posição atual.

A mentoria pode ocorrer tanto internamente, no local de trabalho, quanto externamente, muitas vezes em uma modalidade mais ampla, com outras empresas, indústrias e setores.

Além disso, é comum que os mentores sejam mais sêniores que os profissionais a serem orientados, justamente pela quantidade de experiência que obtiveram ao longo dos anos.

Apesar de ser visto exclusivamente como uma prática buscada por profissionais juniores, a mentoria profissional pode ser feita em quaisquer estágios da carreira.

Ou seja, não é incomum encontrar gestores, supervisores, líderes e, até mesmo, CEOs, buscando a orientação de outros profissionais.

Por fim, esse tipo de mentoria pode ser realizada através de encontros físicos, videochamadas, bate-papos ou cursos mais estruturados.

Como encontrar um mentor ideal?

Apesar de parecer desafiador em um primeiro momento, encontrar a mentoria profissional ideal não só é possível, como, também, pode ser feita através de diversos caminhos diferentes.

Abaixo estão as principais maneiras de encontrar um mentor profissional ideal.

1 – Networking

Além de ser uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e beneficiar-se profissionalmente, manter uma rede de networking atualizada pode ser fundamental para encontrar um mentor.

Entrar em contato com profissionais mais seniores nas áreas que deseja obter experiência pode acabar trazendo resultados positivos em relação à mentoria.

Enquanto alguns profissionais podem oferecer alguns insights e dividir experiências sobre seu campo de atuação, outros podem adorar a ideia de orientar um candidato júnior de maneira mais estruturada!

2 – Busque indicações no trabalho

Para os candidatos que trabalham em grandes corporações, é possível que já exista algum programa interno de mentoria profissional.

Inúmeras empresas oferecem essa modalidade de orientação justamente para auxiliar profissionais mais juniores a evoluírem de cargo ou a realizar mudanças na carreira.

Por isso, vale a pena conversar com o gerente ou gestor a fim de buscar uma indicação de mentor no próprio ambiente de trabalho.

3 – Contrate uma empresa de mentoria profissional

Há inúmeras empresas que oferecem serviços de mentoria profissional, tanto online quanto de maneira presencial.

Dependendo dos objetivos do candidato, contratar essa modalidade de mentoria pode ser extremamente benéfica a longo prazo.

Para isso, basta pesquisar por empresas ou indivíduos que trabalham com esse tipo de aconselhamento de carreira e escolher aquele que mais lhe agrada.

Benefícios de receber mentoria profissional

Entre os principais benefícios de receber mentoria profissional estão:

– Obter conselhos valiosos: mentores podem oferecer informações valiosas sobre o que é preciso para progredir, tanto nos aspectos pessoais quanto nos aspectos profissionais de um candidato; 

– Desenvolver novos conhecimentos e habilidades: os mentores também podem auxiliar na identificação das habilidades e conhecimentos necessários para alcançar o sucesso em devida carreira;

– Melhorar as habilidades de comunicação: estar em constante contato com um mentor é a oportunidade perfeita para aprender a se comunicar de forma mais eficaz, aprimorando habilidades cruciais no ambiente de trabalho;

– Aprender novas perspectivas: um dos pontos-chave de receber a orientação de um mentor é poder aprender novas maneiras de pensar e solucionar conflitos;

– Expandir a rede de networking: um mentor pode oferecer diversas oportunidade de expandir a rede de networking existente, colocando o candidato em contato com outros profissionais;

– Avançar carreira: um mentor auxilia seus orientando a manterem-se focados e no caminho profissional certo, oferecendo conselhos, desenvolvendo habilidades e ampliando a rede de networking.

Se você tem interesse em se tornar um mentor ou trabalhar com consultoria profissional, realizar uma especialização na área de tutoria pode ser uma ótima escolha!

Com a pós-graduação em Educação da Anhanguera, em apenas 6 ou 10 meses você poderá ajudar diversos profissionais a avançar em suas carreiras por meio de sua experiência!

Não perca a chance de investir em sua educação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades