Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é mentoria de carreira e por que ela é importante

duas mulheres conversando em um escritório para ilustrar mentoria de carreira

Por mais que você seja o único responsável pela sua vida profissional, isso não significa que a caminhada de crescimento na carreira precisa ser solitária. Muito pelo contrário, essa trajetória deve contar com outras pessoas, incluindo profissionais que podem ser seus mentores, sabia? Para entender um pouco melhor o assunto, continue lendo para descobrir o que é mentoria de carreira e saber tudo sobre esse processo.

O que é mentoria de carreira?

Contar com a experiência e o suporte de outros profissionais é fundamental para que você consiga se desenvolver e tenha apoio  ao longo do tempo. Independente da fase da carreira, mas principalmente no início da sua trajetória, ter um mentor faz toda a diferença. Mas afinal, o que é exatamente uma mentoria de carreira? E como ela funciona?

Uma mentoria nada mais é do que ter um suporte especializado para abordar e desenvolver a sua carreira. Ou seja, isso significa contar com um mentor, que geralmente é uma pessoa mais experiente, para te orientar e ajudar nas mais diversas questões ligadas ao desenvolvimento profissional.

Qual o objetivo de uma mentoria?

A ideia é que o seu mentor te escute, entenda a sua realidade e objetivos profissionais. A partir disso, o profissional também compartilha suas experiências e transmite conhecimentos que só o tempo trabalhando na área consegue ensinar. Além disso, ajuda a montar um plano de carreira, fornece feedbacks e avalia, ao longo do processo, como está o seu desempenho.

Assim, você consegue todo o suporte necessário para trabalhar as suas dificuldades, manter o foco, tirar dúvidas e ser assertivo na hora de tomar decisões.

Como resultado da mentoria de carreira, você estreita os laços com seu mentor, pode contar com um novo olhar sobre a sua carreira, desenvolve pontos importantes, sejam eles soft skills, sejam eles hard skills, se atualiza sobre o mercado de trabalho e sobre a sua área, e também começa a melhorar sua autoconfiança e autoestima.

Tudo isso contribui para que você se torne um profissional ainda melhor, mais objetivo e focado em crescer, buscando sucesso na carreira que escolheu trilhar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como posso me tornar um mentorado?

Agora que você já sabe o que é mentoria profissional, vamos aos próximos passos. A mentoria para carreira pode acontecer de diversas formas. Em muitas empresas, há processos específicos para tal processo, em que um mentor é designado para todos os colaboradores do time.

No geral, o foco dessa mentoria de carreira está no desenvolvimento profissional para os objetivos dentro da companhia, contudo, isso não exclui o crescimento geral, independente do emprego atual. Caso esse não seja o seu caso, ou você acredite que precisa ir um pouco além, nada te impede de buscar outras maneiras de ser mentorado.

Você pode fazer esse pedido a um amigo mais experiente, ou outras pessoas do seu networking, pode contratar mentores especializados e também procurar instituições que oferecem o serviço de mentoring.

Quando devo procurar mentoria profissional?

Essa busca pode acontecer em qualquer momento da sua carreira, e a recomendação dos especialistas é sempre contar com um mentor, independente da sua senioridade e momento profissional. Todavia, as mentorias são especialmente recomendadas para alguns grupos, como:

1 – Quem está no início da carreira

2 – Profissionais que começaram a se sentir um pouco perdidos

3 – Pessoas que desejam encontrar novos focos no trabalho

4 – Profissionais em transição e ascensão de carreira

5 – Colaboradores que querem atingir objetivos específicos

O que esperar de uma mentoria de carreira?

Você se identificou com um dos grupos e quer encontrar um mentor de carreira? Então, primeiramente, vamos te contar o que você pode esperar de uma mentoria para carreira.

1 – Perguntas sobre você e a sua trajetória profissional

Para começar, é fundamental que você esteja pronto para falar bastante. Nas primeiras sessões, o mentor profissional vai precisar te conhecer, então, saiba que ele vai fazer muitas perguntas para você.

Elas serão focadas, provavelmente, na sua trajetória de trabalho, formação acadêmica, atual momento da carreira, objetivos para o futuro e expectativas para o processo de mentoring. Contudo, os mentores também gostam de saber sobre a sua vida pessoal, absorvendo o máximo de informações para oferecer um serviço personalizado.

É o que explica Gislene Mori, tutora e mentora da pós-graduação: “Eu procuro entender a necessidade de cada pessoa, compreender sua realidade, o contexto, a cultura, o modo como enxerga o mundo. O autoconhecimento é essencial para construção da carreira. A partir disso, ajudo a refletir o momento em que se encontra na vida profissional, para então definir seu objetivo de carreira.”

“Durante o processo, a pessoa terá uma visão ampla do futuro profissional e os gaps necessários para conquistar a carreira tão desejada. Para isso, ofereço o meu melhor, guiando para que possam ter autonomia e consigam realizar a gestão de sua própria carreira, alcançando seu objetivo profissional alinhado com a vida pessoal”, completa.

2 – Montagem ou atualização do seu plano de carreira

O objetivo da mentoria é aprender com o mentor e conseguir se desenvolver, certo? Então, para isso, ele precisa saber o que você pretende realizar com a sua carreira, e para isso, ter acesso ao seu plano profissional.

Assim, ele vai entender os seus objetivos, te ajudar a repensar alguns caminhos, ou até mesmo te ajudar a produzir o seu primeiro plano, caso ainda não tenha elaborado um.

3 – Conselhos e dicas para atingir os seus objetivos

Nesse momento, o mentor profissional vai poder te dar conselhos e dicas assertivas e conectadas com as suas metas.

Essa parte costuma corresponder a uma grande fatia das sessões com o mentor de carreira profissional, já que são esses os momentos em que você vai “ouvir a voz da experiência”, entender mais sobre a sua área e o mercado de trabalho e ter acesso à valiosa bagagem que a outra pessoa traz consigo.

4 – Exemplos e histórias da pessoa mentora de carreira

Além disso, mentores também costumam dar exemplos práticos e contar histórias, adicionando ainda mais conteúdo ao processo. Aqui, não pense que os contos são apenas “jogar conversa fora” e preste bastante atenção.

As histórias de empregos anteriores, desafios, conquistas e estratégias são essenciais para que você entenda mais sobre o seu próprio processo e consiga aplicar várias das ações que, um dia, fizeram com que o mentor se desenvolvesse profissionalmente.

5 – Feedbacks sobre a sua carreira e desenvolvimento desde o começo da mentoria

O conceito de mentoria inclui dinâmicas de feedback, que têm como objetivo dar um retorno sobre o andamento do processo e fazer você compreender, com um olhar externo, o que está indo bem e o que ainda precisa melhorar. Sendo assim, espere vários momentos de feedback ao longo das suas sessões.

No geral, em mentorias dentro de organizações, esse feedback já aparece desde os primeiros encontros, tendo em vista que o mentor te conhece e acompanha o seu trabalho. Em serviços externos, todavia, essa avaliação costuma acontecer após algum tempo de mentoria, já que o profissional precisa acompanhar o seu desenvolvimento a partir do que foi combinado no início.

6 – Processo mútuo de escuta ativa

Apesar do significado mentoria pressupor uma ideia hierárquica do processo, em que o mentor seria o detentor do conhecimento a ser repassado ao mentorado, não é exatamente assim que as coisas funcionam.

Assim como em qualquer relacionamento e processo, a mentoria é uma troca, em que você absorve a experiência e o conhecimento do mentor, e ele também pode aprender muito com você. Então, para que essa troca ocorra, ambos os lados precisam assumir uma postura de escuta ativa, que ouve, valoriza e tem empatia com o outro.

Dessa maneira, o mentor consegue compreender você mais a fundo, e do “outro lado da mesa”, você se permite aproveitar ao máximo essa oportunidade única.

7 – Uma experiência transformadora e valiosa

E falando em oportunidade, tenha em mente que a experiência de ser mentorado é única. Ali, você tem a chance de cultivar um relacionamento valioso, ter acesso a profissionais altamente experientes e capacitados, e assim montar a sua “caixa de ferramentas” para desenvolver a sua carreira.

Do outro lado, saiba que o processo também é muito gratificante para os mentores. Conforme conta Ana Claudia Cerini Trevisan, tutora e mentora da pós-graduação, “ser mentora representa a continuidade desse trabalho de formação e desenvolvimento de pessoas. É muito gratificante ajudar uma pessoa em seu processo de autoconhecimento. Vê-la percebendo seus comportamentos e motivadores, bem como as estratégias que precisa adotar para continuar se desenvolvendo.”

Por que ter uma pessoa mentora de carreira?

Se você ainda está em dúvidas sobre ter ou não um mentor profissional, leve em consideração que o mentor é uma pessoa que já esteve em seu lugar. Para além de todos os motivos, que detalhamos acima, é fundamental olhar para uma pessoa mentora de carreira e ver alguém que pode ser o seu futuro.

Todas as suas dúvidas, incertezas, medos, inseguranças e aflições fazem parte do processo de amadurecimento profissional, mas você não precisa lidar com eles sozinho. Boa parte dos profissionais já passou por momentos assim, e contar com alguém que conseguiu superar todos eles e ter sucesso ajuda a colocar os desafios em perspectiva.

Você passa a ter em quem se inspirar, uma pessoa de carne e osso que pode repassar todo o conhecimento que ela adquiriu ao longo dos anos, seja com experiências boas, seja com experiências ruins. Ela já enfrentou as pedras pelo caminho e conseguiu chegar onde queria. Agora, ela pode te ensinar a fazer a mesma coisa, com muito entusiasmo e vontade de fazer a diferença.

Como pontua Ana Claudia Cerini Trevisan, “saber que o seu trabalho ajudou alguém a arrumar um emprego ou a sentir-se mais confiante e motivado, ou seja, que você atuou de fato como agente de transformação, é inexplicável! Para mim, é o que traz sentido à profissão.”

Ela ainda destaca que receber mensagens de mentorados que foram recolocados no mercado de trabalho, ou estão recebendo propostas, é a concretização de todas as ações planejadas durante a mentoria, sendo extremamente gratificante e motivador poder fazer parte desse processo.

Viu por que é importante saber o que é mentoria de carreira, o que faz um mentor de carreira, ter um mentor profissional e se dedicar para crescer no trabalho? A mentoria pode parecer apenas um mero detalhe, mas na verdade, ela pode ter um papel central na sua busca por novas oportunidades, desafios e consequente reconhecimento na sua profissão.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades