Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é mentoria de carreira e por que ela é importante

duas mulheres conversando em um escritório para ilustrar mentoria de carreira

Você está passando por momentos de incertezas, se sente estagnado ou que precisa se especializar para se destacar na sua área de atuação? Então, a mentoria de carreira pode ser uma boa ajuda para encontrar o seu caminho. É comum que no começo da carreira os profissionais se sintam um pouco perdidos, mas essa sensação não afeta só quem está começando. 

Ao longo dos anos, o estresse e a falta de perspectiva também podem impactar aqueles que já possuem mais experiência no mercado – e é nessas horas que contar com a orientação de alguém experiente pode fazer toda a diferença. Se você se identifica com algumas destas situações e quer entender o que é mentoria de carreira e como um mentor pode te ajudar, continue acompanhando este artigo.

O que é mentoria de carreira

A mentoria de carreira é um processo que foca em ajudar o profissional a tomar uma direção na sua vida profissional através de estratégias, aprendizados e ações para atingir seus objetivos. Para conseguir alcançá-los, o responsável por guiar o mentorado durante toda essa jornada é o mentor, alguém com bastante experiência na área de atuação do profissional.

Hoje, existem duas principais formas de mentoria que são bastante eficazes. A primeira e mais comum acontece em forma de programas de mentoria dentro das empresas. Neste modelo, um profissional sênior da companhia recebe a missão de orientar e oferecer suporte para o desenvolvimento profissional de um funcionário júnior.

Leia também: Profissional júnior, pleno e sênior: quais as diferenças?

Já o outro modelo de mentoria de carreira que tem crescido muito é a contratação do serviço de um mentor profissional. Ela costuma ser um programa personalizado e individual, no qual o mentor e o mentorado realizam encontros online ou presenciais. Juntos, fazem um diagnóstico do momento da carreira do profissional e através de aulas, atividades e desafios, plantões de dúvidas e outros serviços, trabalham para alcançar seus objetivos.

Por que é importante ter um mentor de carreira

Ter um mentor pode impactar sua vida profissional de forma muito significativa. Afinal, quem nunca precisou de conselhos e de ajuda para tomar decisões em relação a uma promoção, mudança de área ou transição de carreira? Entenda melhor como ter um mentor de carreira pode te beneficiar:

1 – Aprender com experiências da vida real

Sem dúvidas, a formação acadêmica e os cursos de atualização são as melhores formas de adquirir o conhecimento necessário para atuar na sua área profissional. Porém, um mentor de carreira pode te ajudar com aconselhamento e insights obtidos através da sua própria experiência na área. Eles poderão fornecer boas dicas de como superar obstáculos e das habilidades que você ainda precisa desenvolver para ter o sucesso desejado.

2 – Crescimento pessoal e profissional

Uma das grandes vantagens de ter um mentor de carreira é que ele encoraja o seu crescimento pessoal de forma diferente da que os seus amigos e familiares costumam fazer. Quando um mentor identifica as suas habilidades e fraquezas, ele irá propor atividades, desafios e tarefas para entender melhor como você se sai. Com base nisso, poderá te dar um feedback detalhado do que você está fazendo corretamente e do que ainda precisa melhorar.

3 – Aumentar o seu networking

Muitas mentorias podem ser feitas em grupo de pessoas com os mesmos interesses. Logo, você terá muitas chances de conhecer profissionais da sua área. Uma ação muito comum é que o mentor te apresente a profissionais com expertise em outros assuntos, caso surja um problema com o qual ele ainda não tem experiência. E aí está mais uma chance para você fazer networking. Oportunidades como estas podem te ajudar a conseguir um trabalho no futuro ou até mesmo te apresentar a um potencial parceiro nos negócios.

4 – Aumentar a sua remuneração

Quando você opta por um mentoria, passa a enxergar seu verdadeiro potencial e pode também descobrir novas formas de exercer a sua profissão. Por exemplo, um profissional que já trabalha com marketing digital pode fazer uma mentoria que dura em média três meses e aprender o que é necessário para se tornar um gestor de conteúdo.

A mentoria carreira professional vai oferecer ferramentas personalizadas para que você desenvolva suas habilidades e, em pouco tempo, você se sentirá mais preparado e confiante para ocupar um cargo melhor ou empreender na sua área.

Lembre-se que uma mentoria de carreira é importante para que identifique seus pontos de melhoria, saiba traçar seus objetivos e aprenda a fazer o planejamento da sua carreira, além de criar conexões para oportunidades de trabalho e de negócios.

E se você se interessa por assuntos como educação profissional e mercado de trabalho, temos um convite para você: ouça o nosso Podcast Carreira em Pauta. Além de encontrar conteúdos inspiradores para a sua carreira, você também descobrirá tudo o que uma pós-graduação poderá fazer pelo seu futuro.

Conheça nossas faculdades