Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que fazer no primeiro dia de trabalho e como se comportar?

mulher sorrindo e digitando no notebook para indicar texto sobre o que fazer no primeiro dia de trabalho

Começar em um trabalho novo é um momento cheio de inseguranças. Depois de mandar currículo, passar pelo processo seletivo e finalmente conseguir a vaga, surgem novas dúvidas: Como se vestir? Com quem falar primeiro? O que falar? E por aí vai… É normal querer impressionar e são tantas perguntas que podem te deixar ainda mais nervoso. Mas tenha calma! Se você quer saber o que fazer no primeiro dia de trabalho, nós te ajudamos. 

Afinal, o que impressiona no primeiro dia de trabalho?

A primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, essa é uma pergunta bastante comum, já que o primeiro dia é também seu primeiro contato com a realidade do novo ambiente de trabalho, as pessoas e as tarefas diárias que irá realizar. É completamente normal querer se mostrar uma pessoa bacana e um bom profissional. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que fazer no primeiro dia de trabalho?

Veja agora as dicas para o primeiro dia de trabalho que podem te ajudar. 

1 – Pontualidade

Então, a dica número um para o primeiro dia de trabalho é ser pontual. Evite qualquer atraso, seja na hora da entrada e saída, na entrega dos documentos ao RH ou na realização das suas funções.

Programe-se para chegar ao local com 15 minutos de antecedência, no mínimo. Pode parecer básico, mas é importante saber qual a hora certa de acordar, qual o melhor meio de transporte e quanto tempo demora da sua casa até o trabalho, evitando imprevistos. Assim, você consegue ter um tempinho para se ambientar e ser apresentado ao time com calma.

Mesmo se o trabalho for em home office, a pontualidade conta. Por isso, não esqueça de checar se você tem tudo o que precisa para começar as atividades no horário combinado: computador ligado, acesso à internet e o que mais for necessário. 

2 – Vista-se de acordo com o ambiente

Não são todas as empresas que têm uniformes ou código de vestimenta, mas ainda assim o visual adequado é importante para causar uma boa impressão. Saber se o local de trabalho exige uma vestimenta mais formal pode te ajudar.

Uma dica é apostar em peças curinga nesse primeiro dia para analisar como os outros funcionários se vestem. O básico não tem erro, tanto nas peças – uma calça, blusa e sapato fechado são perfeitos -, como nas cores. 

3 – Atente-se ao ritmo e mostre responsabilidade

O primeiro dia é cheio de novas informações. Por isso, preste muita atenção aos detalhes que te ajudem a pegar o ritmo da rotina da empresa com mais facilidade, como as normas da empresa e as atividades. 

Se possível leve um caderninho para anotar os pontos mais importantes e não tenha medo de perguntar! É melhor resolver qualquer dúvida sobre as tarefas e os procedimentos internos nos primeiros dias, que são dedicados à adaptação e ao aprendizado. 

Isso também ajuda a demonstrar interesse, responsabilidade e disciplina desde o começo da sua jornada naquela empresa – o que melhora muito a sua imagem profissional, em especial ao olhos dos supervisores. 

4 – Estude e engaje

Algo que ajuda ainda mais a se adaptar nesse início é conhecer um pouco melhor o local onde você vai começar a trabalhar. Pesquise sobre a história da empresa, as conquistas e o conjunto de regras que visam a conduta dos colaboradores e a boa convivência entre eles. Confira também se existem padrões, como o tipo de assinatura do e-mail e o uso interno de aparelhos eletrônicos.

Já um fator que pode ter influência a longo prazo é o bom relacionamento com os colegas de trabalho. Apresentar-se para as pessoas que vão dividir o ambiente com você e perguntar mais sobre os cargos e funções delas pode ser uma boa forma de engajar uma conversa e saber o que falar no primeiro dia de trabalho. Uma ação extra para depois do expediente é buscá-las no LinkedIn para montar um bom networking interno. 

É normal ficar nervoso no primeiro dia de trabalho?

Sim! Como é algo novo, acaba sendo praticamente inevitável não demonstrar nervosismo no primeiro dia de trabalho. O importante é saber como se controlar para que isso não atrapalhe o seu desempenho nem cause uma impressão negativa.

Nesse caso, o que pode ajudar é se preparar. Faça uma meditação para dormir bem na noite anterior, tome café da manhã leve e com calma, ouça músicas tranquilas ou leia um livro durante o trajeto… São muitas opções que variam de acordo com o seu gosto. 

Já no trabalho, repetir frases de autoafirmação e tirar alguns segundos para ir ao banheiro ou tomar um copo com água quando sentir o nervosismo tomando conta podem ser boas soluções. E lembre-se: não coloque tanta pressão sobre você. Também é normal não saber o que fazer no primeiro dia de trabalho – você está em um momento de aprendizado e adaptação -, na dúvida, pergunte! Agora, aproveite para ver como ser mais positivo pode ser benéfico para a sua carreira

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades