Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como desenvolver o autoconhecimento?

mãos juntando peças de quebra cabeças para ilustrar texto sobre desenvolver o autoconhecimento

Bem, antes de mais nada, vamos entender o que significa exatamente o “autoconhecimento”. Se buscarmos no dicionário, temos que é o “conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc; que caracterizam o indivíduo por si próprio”.

E aí, eu te pergunto: “O quanto você tem de conhecimento a respeito de si próprio?”

É você ter consciência dos seus pontos fortes e a desenvolver, o que você gosta, o que não gosta, quais são seus sonhos, seus objetivos, quais são seus sabotadores. Isso tudo faz parte do autoconhecimento.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

E para você começar a exercitar a pratica do autoconhecimento, que tal um exercício?!

Vamos lá: você sabe quais são seus pontos fortes e pontos a desenvolver?! Uma boa maneira de descobri-los é por meio da reflexão e da observação. O exercício que vou te propor tem três etapas. Vamos lá?

1ª Etapa: Autofeedback

Pare por um momento, de preferência em um local calmo e tranquilo, no qual você não seja interrompido com muita frequência e reflita: “em que você acredita que é bom?”. Anote tudo. Faça uma listinha com suas competências, seus talentos, seus hobbies, enfim, tudo que você acredita que faça bem. E, depois, faça uma listinha com as competências que você acredita que pode desenvolver.

Dica: aqui você pode considerar as competências técnicas e as comportamentais também, combinado?!

2ª Etapa: Feedback

A ideia aqui é você conversar com pessoas de sua confiança, umas duas ou três (do trabalho, seus familiares, amigos) e perguntar a elas o que elas enxergam como ponto positivo em você e no que acreditam que você pode melhorar. Bacana que, sobretudo nos pontos a desenvolver, a pessoa possa te trazer algum exemplo, um fato que tenha acontecido para que fique mais fácil o entendimento.

Leia também: Soft skills: o que significa e como desenvolvê-las para se destacar no mercado de trabalho

Dica: lembre-se que muitas pessoas não se sentem confortáveis em dar um feedback. Então, o ideal é você fazer um convite para a pessoa e perguntar se ela poderia te dar um feedback. E não fique chateado se a pessoa não aceitar o seu convite, tudo bem?!

3ª Etapa: Autoanálise

Depois que você tiver com a sua listinha de pontos forte e pontos a desenvolver prontos (1ª etapa) e o feedback das pessoas da sua confiança (2ª etapa), é muito interessante se você puder fazer uma comparação entre eles: dos itens que você elencou como ponto forte ou a desenvolver, alguém mais também indicou algo parecido? Houve divergências? Por exemplo, em algum dos feedbacks veio alguma coisa que você nunca tinha observado? Observe com atenção!

É bem comum, às vezes, termos algum talento que não nos damos conta, mas que outras pessoas percebem. Assim como os pontos a desenvolver. É importante, também, fazer uma autoanálise dos feedbacks que você receber.

Com essa autoanálise, é possível também perceber a imagem que as pessoas ao nosso redor têm da gente. E uma outra reflexão interessante a se fazer aqui é: a imagem que as pessoas tem de você é a imagem que você gostaria que elas tivessem?! Pense sobre isso!!!

Você percebeu que o autoconhecimento diz respeito a muita reflexão, não é mesmo!? Então, mãos à obra e bora refletir e conhecer mais sobre você mesmo.

Autor: Kamila Gaino

Graduada em Administração, MBA em Gestão de Marketing e Mestre em Administração. Atualmente, é Professora Universitária e desenvolve materiais para cursos livres, de Graduação e de Pós EAD, assim como alguns infoprodutos.

Conheça nossas faculdades