Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como pedir feedback sobre o resultado do processo seletivo?

Imagem Artigo Como pedir feedback sobre o resultado do processo seletivo_

Somos convidados para uma entrevista de emprego, nos preparamos, pensamos no que vamos falar, escolhemos nossa roupa, realizamos a entrevista, mas na hora de receber o resultado… não temos nenhuma resposta da empresa. Isso gera uma enorme ansiedade e pode abalar nossa confiança para participar de outros processos seletivos. Aí fica a dúvida: podemos abordar os recrutadores para saber do resultado do processo ou pedir por feedbacks?

Não há problemas em solicitar um posicionamento por parte do recrutador se isso for feito com bom senso. Em primeiro lugar, nunca devemos entrar em contato antes do fim do prazo estipulado pelos recrutadores por indicar ansiedade e falta de confiança por parte do candidato. O ideal é que se espere cerca de 10 dias após o fim do prazo informado antes de enviar um e-mail já que imprevistos também acontecem em processos seletivos.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se não for informado um prazo ao final da entrevista, você pode pedir uma perspectiva de data de retorno sobre o resultado do processo seletivo. Também é importante perguntar qual o meio (se e-mail, telefone, etc.) mais usado para entrar em contato com os candidatos para que fique atento e, se perceber abertura para isso, peça o contato do recrutador para esclarecer possíveis dúvidas.

Mas, se já se passaram mais de 10 dias do prazo estabelecido e não recebeu nenhum retorno, você pode escrever um e-mail. Nesse caso, tente endereçar o e-mail para o recrutador responsável pelo processo seletivo e não para todo o setor de RH para evitar exposição desnecessária. No corpo do e-mail, use sempre tom cordial, evitando cobranças diretas, e mantenha a formalidade.

Comece se apresentando e dizendo de qual processo seletivo participou. Indique a data e para qual vaga. Diga que gostaria de saber se já existe alguma definição em relação ao processo e qual foi a avaliação de seu perfil. Aqui é importante ser objetivo. Termine o e-mail agradecendo e se colocando à disposição da organização. Não esqueça de se identificar com o nome completo e de deixar um telefone para contato.

Mesmo se o retorno for negativo, agradeça a resposta e se coloque à disposição para novas oportunidades. O mais importante é que você mantenha as portas abertas e tenha um feedback que te auxilie a participar de outros processos seletivos com mais confiança.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades