Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como planejar férias sendo freelancer

como planejar ferias sendo freelancer

Ser freelancer exige uma uma organização de suas próprias finanças, gestão de tempo e estratégias de trabalho. Embora pouco falado, é preciso estar atento a algumas questões referentes a esse tipo de prestação de serviço em casos de pausa para as férias. 

Pensando nisso, como se preparar para este período de férias, separamos algumas dicas que vão direcionar um bom caminho para o planejamento ideal das férias de um freela. 

Freelancer: organize seu orçamento

A primeira dica para quem deseja curtir férias tranquilas e sem preocupações, começa lá trás, nos meses que antecedem. Logo no início da sua prestação de serviço é recomendado fazer uma estruturação do seu orçamento, quanto ganha, quais são os gastos necessários e quanto é possível poupar.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Essa organização pode se dar através de diversas formas e o processo de economizar também pode ser feita em forma de poupança e até variados tipos de investimentos. Isso vai salvaguardar de possíveis imprevistos, mas principalmente do mês que em não haverá pagamento ou período de férias em que podem existir gastos como viagens e outras despesas. 

Adiante suas tarefas

Vai ficar um período longe? Deixe todas as suas tarefas bem adiantadas, para que na volta não tenham ficado questões pendentes, e que possam atrasar seu cronograma ou calendário de entregas.  Assim caso haja alguma demanda extra nestes serviços, você terá um tempo para poder efetuar sem preocupação. 

Trabalhe com parcerias

Quando se é freelancer é preciso pensar em todos os imprevistos que podem vir a ocorrer, inclusive num período de seu descanso. Por isso uma boa recomendação é ter parceiros freelancers, que poderão te auxiliar em casos de emergência. Essa pessoa precisa ser confiável e entender a dinâmica que você trabalha e sua relação com o cliente. Assim caso precise que ele te substitua as coisas se manterão na mesma ordem e resultados que os seus. 

Clientes informados

Ao programar suas férias, avise seu cliente para que em conjunto vocês pensem em formas de garantir um bom andamento, inclusive na sua ausência. Se puder mantenha contato com ele durante suas férias, perguntando se está tudo bem, como está a execução das atividades estão ocorrendo com facilidade e assim demonstrando que se importa tanto com o cliente, quanto com o job. 

Vai viajar?

Se você já se organizou financeiramente, agora pense em ações seguras e que não vão implicar na necessidade de mais dinheiro. Por exemplo, se você deseja viajar procure um pacote ou planeje e pague com antecedência, a parte das suas economias. Contrate também, um seguro viagem, afinal nesse período pode ocorrer algum imprevisto e é sempre bom estar assegurado.

Assim quando você chegar no período em que não houver nenhum tipo remuneração, a sua viagem estará paga e suas economias serão direcionadas para outras situações, como contas e necessidades básicas. 

Agora que você já sabe como se programar, que tal colocar em prática? Procure o melhor destino e tire um momento só seu de descanso. E para você que ainda não sabe bem como se organizar, uma pós na área de gestão pode ajudar! Acesse aqui e conheça todas as opções. 

Conheça nossas faculdades