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Carreira em Pauta

Como prestar mais atenção aos detalhes no trabalho: 7 dicas

pessoas olhando para tela do notebook para ilustrar texto sobre como prestar mais atenção aos detalhes

A produtividade sempre será uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho, e isso não é nenhuma novidade, concorda? No entanto, o que poucas pessoas sabem é que aprender como prestar mais atenção aos detalhes é um dos meios mais eficazes de desenvolvê-la.

Além de ajudar a reduzir os erros de forma significativa, a atenção aos detalhes pode trazer outras vantagens, como tornar o ambiente de trabalho muito mais positivo.

Quer conhecer outros motivos por que essa habilidade é tão importante e como incluí-la na sua lista de soft skills? Confira a seguir.

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Por que é importante prestar mais atenção aos detalhes?

Sem dúvida, a atenção aos detalhes é importante em qualquer trabalho. Talvez, em algumas ocupações (como a medicina e engenharia), ela possa ter um peso maior do que em outras, mas a verdade é que todo trabalho é impactado quando a precisão é deixada de lado.

Sabemos que os erros, na maioria das vezes, resultam em atrasos na entrega de produtos e serviços. Além de precisar que alguém os corrija, tempo e dinheiro também são gastos quando isso se torna recorrente.

Quando você aprende a utilizar técnicas, hábitos e processos para melhorar a atenção aos detalhes, aumenta a sua capacidade de identificá-los e evitá-los a tempo.

Além disso, uma outra vantagem importante trazida pela atenção aos detalhes é um ambiente menos estressante, o que colabora para a melhora da qualidade do trabalho do seu time.

Isso acontece porque, como vimos, a atenção aos detalhes evita os erros, tornando a rotina de qualquer equipe muito mais livre de estresse e positiva.

Como prestar mais atenção aos detalhes no trabalho?

Com dedicação, a maioria das pessoas é capaz de melhorar suas habilidades profissionais, e com atenção aos detalhes, não é diferente.

Veja alguns hábitos que você pode desenvolver para conseguir isso:

1 – Organize o seu local de trabalho

Desenvolver hábitos como organizar a sua mesa e seus documentos é uma forma eficaz de também organizar a sua mente.

Que tal manter por perto apenas os itens que são indispensáveis para a tarefa que você está realizando?

Faça esse teste e veja como o seu foco e a sua produtividade aumentarão.

2 – Crie uma rotina

Criar uma rotina também significa automatizar mais algumas partes do seu dia.

Quando você faz isso, ajuda a sua mente a prestar mais atenção nos processos das suas tarefas, te ajudando a identificar ao longo do tempo se algum detalhe importante ficou de fora.

Dividir o seu dia em períodos e escolher quais atividades você fará ao longo deles te ajudará a criar padrões e notar quando algo estiver diferente.

3 – Crie listas

Criar listas de afazeres definitivamente te ajudará a se atentar às suas tarefas – sejam elas grandes, sejam elas pequenas.

Uma boa ideia é definir entre três e cinco tarefas ao final do dia e focar nelas no dia seguinte.

Isso te ajudará a focar em todos os aspectos do seu trabalho, sem deixar que os detalhes sejam notados no meio de todas as responsabilidades.

4 – Pratique a escuta ativa

Uma boa forma de treinar a sua atenção aos detalhes é por meio da escuta ativa.

Prestar atenção total quando alguém está falando, mantendo contato visual o tempo todo e demonstrando interesse é uma forma de exercitar o seu foco e se atentar a tudo o que ela diz.

Procure colocar isso em prática hoje mesmo e veja como a sua atenção aos detalhes irá melhorar.

5 – Não seja multitarefas

Existe um mito de que ser multitarefas te torna mais eficiente e produtivo, mas ele já foi derrubado.

Ao alternar entre as atividades, você acaba gastando uma grande e valiosa energia mental para se reajustar a cada uma delas.

Isso prejudica o seu foco e aumenta a chance de cometer erros.

6 – Limite as distrações

Se você quer saber como prestar atenção aos detalhes, este é um item fundamental.

Assim como a desorganização do seu local de trabalho, outras distrações podem reduzir a sua capacidade de prestar atenção aos detalhes.

Manter as portas fechadas, evitar o uso do celular e separar um horário na sua agenda para receber ligações ou fazer reuniões, sem dúvida, te ajudará bastante.

7 – Faça pausas

Se engana quem acredita que dedicar horas seguidas a uma atividade aumenta o foco e a atenção.

Fazer algumas pausas para descansar ou tomar um cafezinho te ajudará a pensar muito melhor.

Sejam 5, 10 minutos, o importante é que você dê um descanso para a sua mente e para o seu corpo, e volte com muito mais concentração ao seu trabalho.

Se você tem dificuldade em fazer isso por conta própria, utilizar o método pomodoro, que é uma ferramenta de gerenciamento de tempo, é uma ótima ideia.

Com isso, você divide o seu dia em blocos de foco intenso intercalado com intervalos de descanso frequentes.

Assim, você evita a exaustão, o que contribui para que você preste mais atenção aos detalhes.

Agora, você já sabe como prestar mais atenção aos detalhes no trabalho e porque isso é tão importante. Lembre-se de que o segredo é a organização, saber quando descansar a mente e manter hábitos que colaborem para o aumento do seu foco.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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