Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como procurar vagas no LinkedIn: passo a passo

imagem de uma pessoa usando o LinkedIn no celular para ilustrar o texto de como procurar vagas no LinkedIn

Nos últimos anos, o LinkedIn se consolidou como a mais importante rede social profissional da internet. Por meio dele, podemos manter contato com nossa rede de relacionamento, conhecer novas pessoas, divulgar nossas conquistas, montar um currículo e até mesmo conseguir um novo trabalho. Mas, para isso, primeiro é necessário aprender como procurar vagas no LinkedIn.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Com a popularização da plataforma, muitas companhias passaram a utilizá-la em várias etapas dos processos seletivos, inclusive na divulgação de vagas. Isso porque o LinkedIn conta com uma página específica e muito completa para encontrar novos talentos, o que facilita o trabalho dos recrutadores e também dos candidatos.

Contudo, você sabia que a parte de “Vagas” não é a única forma de encontrar oportunidades na rede social? Vamos te mostrar todas as possibilidades ao longo do texto.

Descobrindo como procurar vagas no LinkedIn

Antes de tudo, você precisa saber que é necessário ter uma conta na rede social para acessar as vagas que o LinkedIn divulga, então caso ainda não tenha a sua, corra para criar um perfil. Além de te dar acesso ao sistema, ter uma página atualizada na rede possui muitos outros benefícios. Você vai poder se conectar com pessoas da sua área, compartilhar experiências e conhecimento e também contar com as sugestões da própria plataforma.

Quando você preenche sua formação e experiências, por exemplo, ela já condiciona o algoritmo para o que faz sentido para o seu perfil, inclusive na busca de oportunidades. Então, agora que você já sabe de todas as vantagens, deixe sua página pronta e siga o passo-a-passo abaixo para entender como pesquisar vagas no LinkedIn.

1 – Acesse a página “Vagas”

Na barra superior, na versão desktop, ela aparece entre os ícones de “Minha rede”, com todos os seus contatos, e “Mensagens”.

2 – Comece a sua busca

O próximo passo é simples: no canto superior esquerdo, você vai encontrar dois espaços de procura, um para a vaga que está procurando, e outro para a localidade. Aqui, é importante ser estratégico para ambas as opções.

Na parte da vaga em si, pense sobre o que você busca: quer mudar de área? Conquistar um cargo mais alto? Um aumento de salário? Trocar de especialidade dentro da sua área de formação?

Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de fazer a pesquisa. Quanto mais geral for a sua busca (por exemplo, digitando “comunicação”), mais inespecíficos serão os resultados, e tudo bem se esse for o seu objetivo. Contudo, se quiser algo mais direcionado, vale especificar o que você quer (como “redator UX”, “assessor de imprensa” ou “jornalista”).

Assim, a mesma lógica deve ser aplicada para o campo de localidade. Se você quer um emprego em uma cidade específica, deixe isso claro. Porém, se está pensando em se mudar ou busca uma oportunidade remota, é interessante direcionar a pesquisa para esses objetivos.

Leia também: Como colocar o link do LinkedIn no currículo: veja o passo a passo

3 – Use e abuse dos filtros

Assim que você clicar em “Pesquisar”, uma série de possibilidades vão aparecer na tela, e a melhor forma de organizá-las é usar os filtros disponíveis. Eles ficam na barra superior, alguns exibidos na tela e outros escondidos em “Todos os filtros”. Clicando nessa opção, você vai encontrar uma infinidade de maneiras de filtrar as vagas encontradas.

Por exemplo, você pode escolher a ordem de classificação (mais recentes ou mais relevantes), data do anúncio, nível de experiência das vagas, se elas devem ser presenciais, híbridas ou remotas, setor, função, empresa, etc.

Aqui, reforçamos que o importante é aplicar filtros que fazem sentido para os seus objetivos, por isso, não há regras.

4 – Candidate-se às vagas

No próprio LinkedIn, você pode concorrer às vagas de seu interesse, e essa candidatura pode acontecer de algumas formas diferentes. Ao clicar na vaga, você vai encontrar sua descrição, a opção de salvar a oportunidade e também a de se candidatar.

Para isso, fique atento à modalidade de candidatura, pois existem três opções diferentes. A simples, em que você compartilha o próprio perfil do LinkedIn com a companhia; a externa, em que a rede social te direciona para um site fora da plataforma, com instruções sobre o processo seletivo; ou a simplificada. Para o último caso, é necessário enviar o currículo pela própria rede social.

5 – Configure alertas

Por fim, aproveite a ferramenta de “alertas”, que salva a busca que você acabou de fazer e te envia alertas por e-mail caso vagas semelhantes sejam cadastradas. Dessa forma, você otimiza seu tempo e não precisa refazer a pesquisa várias vezes, já que o próprio algoritmo vai se encarregar disso.

Outras formas de encontrar vagas na rede social 

Agora que você já sabe como pesquisar vagas no LinkedIn do jeito tradicional, vamos te ensinar alguns truques que vão aumentar seus resultados.

1 – Entre diretamente na página das empresas de interesse

Se você tem um objetivo claro e já sabe quais são as companhias onde gostaria de trabalhar, o LinkedIn tem uma funcionalidade ótima para você. Ao entrar na página oficial de qualquer empresa, você consegue visualizar se ela está com vagas abertas.

Basta clicar em “Vagas” no menu da página, entre “Publicações” e “Pessoas”, e checar se há oportunidades disponíveis para o seu perfil. 

2 – Siga companhias do seu interesse e procure vagas em suas páginas

Além disso, por mais que muitas empresas usem a ferramenta de Vagas, algumas ainda preferem divulgar oportunidades em publicações comuns, ou seja, elas colocam a descrição das vagas em posts em sua própria página. Neles, você vai encontrar mais detalhes sobre a posição e também como se candidatar a ela.

Sendo assim, seguir as empresas dos seus sonhos é uma forma efetiva de estar sempre de olho nos processos seletivos e não perder nenhuma oportunidade.

3 – Acompanhe recrutadores e profissionais de RH

E não são apenas as páginas oficiais que divulgam vagas, sabia? Muitos recrutadores e profissionais de RH também publicam oportunidades em seus perfis pessoais, então segui-los também é uma boa estratégia para não deixar nada passar.

4 – Use hashtags e palavras-chave nas buscas 

Sabemos que não é viável acompanhar ativamente todos os perfis de interesse, por isso, esta dica vai te ajudar a poupar tempo. Usando hashtags e palavras-chave entre aspas na busca usual do site, você consegue localizar vagas de emprego. Por exemplo, uma hashtag muito usada é a “#vagascomunicação”.

Lembrando que as ferramentas de filtro também estão disponíveis para a busca geral do site, o que significa que você vai conseguir selecionar o que faz sentido para você.

5 – Se conecte com pessoas influentes na sua área

Não se esqueça de fazer conexões com profissionais de destaque na sua área. Eventualmente eles podem postar e compartilhar vagas interessantes para você, além de representarem uma excelente oportunidade de networking.

6 – Mantenha seu perfil atualizado

Enfim, é importante ressaltar que a rede social também oferece oportunidades de forma passiva. Isso acontece porque recrutadores usam a plataforma para buscar novos talentos e, por isso, manter seu perfil completo e atualizado é essencial para chamar a atenção das empresas. 

Com isso em mente – e agora que você já sabe como procurar vagas no LinkedIn – lembre-se de também investir na sua carreira para ter um currículo ainda mais chamativo. Cursos livres, novos idiomas e também pós-graduações, como um MBA Unic online, são ótimas experiências para desenvolver novas habilidades e se diferenciar em um processo seletivo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades