Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como produzir conteúdo no Instagram e engajar o público

como produzir conteúdo no Instagram

As redes sociais são uma ótima oportunidade para empresas e pessoas que desejam aumentar a sua rede de vendas e divulgação de conteúdo de uma forma rápida e eficiente. Saber como produzir conteúdo no Instagram é uma grande vantagem para fazer o seu negócio ficar turbinado com as publicações mais relevantes e as métricas corretas para serem medidas.

Saiba como produzir conteúdo no Instagram

Apesar de a rede social ser aberta para a publicação de qualquer um, reunir expertise para poder fazer as publicações de forma eficiente garante um maior retorno e uma chance menor de você desperdiçar tempo e dinheiro. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vá em busca de cursos que possam ajudar, reúna conteúdo da internet, esteja atento para as atualizações e reserve o tempo necessário para se dedicar à atividade.

Invista em multiformatos

O Instagram permite que sejam feitos hoje quatro formatos de postagens na timeline: o estático, carrossel, GIF e vídeo. Fazer um perfil usando a variedade desses formatos garante um aumento da performance da conta, principalmente quando relacionado com o alcance das postagens.

No caso de posts estáticos e carrossel, é preciso garantir que a primeira imagem que fica fixa na timeline não contenha um texto que ocupe mais do que 20% da imagem, principalmente se existe a pretensão de fazer um impulsionamento na publicação. 

Variar no formato, além de ativar positivamente o algoritmo do Instagram, também faz com que o seu público engaje mais nos tipos diversificados de publicações.

Stories e Reels são as chaves para o alcance

O formato Reels chegou há pouco tempo, mas já conquistou as equipes de social media por integrar várias contas com um tipo de áudio ou filtro em comum e atingir um número maior de perfis por não se restringir às contas dos seguidores, trazendo mais visibilidade orgânica para a página.

Os Stories também são formas interessantes de manter a conta ativa e de verificar qual a porcentagem de seguidores está acompanhando o seu conteúdo. Com as possibilidades do uso de figurinhas com enquetes, perguntas, votações e a aplicação de GIFs também aumentou a interatividade desse formato. 

Muitas contas também gostam de usar os stories por serem práticos e por permanecerem no perfil por somente 24 horas, apesar de serem mantidos nos relatórios de insights.

Defina um KPI para mensuração de resultados

O KPI é uma métrica que deve ser escolhida para poder medir os resultados de um perfil no Instagram. Um dos KPIs mais utilizados por social media é o de engajamento, que verifica a interação dos seguidores com o seu conteúdo.

Afinal, quanto maior a movimentação na sua conta, maiores as chances do seu conteúdo atingir outras pessoas. Quando uma pessoa curte ou comenta em uma postagem, ela pode aparecer para a sua rede de amigos e trazer mais conversão para o seu perfil.

Mas também existem outros tipos de KPI: o de awareness, quando medimos com quantas contas o conteúdo atingiu, o de cliques no link, que mede quantas pessoas clicaram no link exibido na biografia do perfil (o Instagram não permite links no texto da postagem) ou o de taxa de conversão, normalmente utilizada em postagens impulsionadas diretamente linkadas na página em que a pessoa precisa baixar ou comprar o produto.

Leia também: 16 principais termos do Marketing Digital que você precisa saber

Frequência, constância e hashtags

Em 2018, o dono da atual empresa Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que faria alterações nos sistemas de algoritmo das suas principais empresas: Facebook e Instagram. Uma das principais mudanças foi o aumento de engajamento orgânico com contas que mantinham uma constância nas publicações, tentando sempre manter a frequência dos horários e postagens em multiformatos.

Já o uso das hashtags já é utilizado há muito tempo e faz parte de uma estratégia importante para unificação de uma campanha ou ação, já que todas as publicações de outros perfis poderão usar a mesma hashtags. Desta forma, a equipe de mensuração consegue reunir os dados de quantas postagens utilizaram das hashtags, além de que a prática também permite que o seu conteúdo chegue a terceiros.

Faça um calendário e planejamento das postagens

Antes de abrir um perfil, existem algumas perguntas que devem ser feitas: você terá tempo de postar com regularidade? Quais são os assuntos que você gosta de escrever? Você conseguirá produzir os posts em multiformatos? Terá dinheiro voltado para os impulsionamentos? Todas essas respostas devem ser revisadas antes de começar a fazer o planejamento.

Em seguida, defina as editorias que podem ser mais interessantes para o seu público alvo e comece a criar conteúdo. Defina os objetivos a longo prazo, comece a fazer conteúdo que possa progredir ao longo dos meses e não se esqueça de dividir as informações para não publicar tudo o que programou em uma semana e ficar sem saber como abastecer a rede social nos meses seguintes.

Já entendeu como produzir conteúdo no Instagram? Então está na hora de pôr em prática! Aproveite para escolher um dos nossos cursos de pós-graduação e escolha especializações nas áreas de mídias e negócios para que você tenha ainda mais ferramentas para ser um sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades