Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Aumento nos pedidos de demissão na empresa? Saiba como reduzir o turnover

Gastos com divulgação de vagas, treinamento, integração, despesas trabalhistas e perda de talentos são apenas alguns dos transtornos causados pelas altas taxas de rotatividade na empresa. Não é à toa que muitas empresas têm se preocupado em descobrir como reduzir o turnover.

Se você quer entender como diminuir a saída de funcionários na sua companhia, precisa reconhecer os principais motivos que levam os colaboradores a pedirem demissão e quais ações podem ser tomadas para impedir que isso aconteça.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber mais? Acompanhe as nossas dicas a seguir.

Quais são os principais motivos de pedidos de demissão?

Uma pesquisa da FIA Employee Experience, realizada em 2020, com 150 mil funcionários em mais de 300 companhias do país, apontou que 30% dos trabalhadores brasileiros deixariam seus empregos por motivos pessoais.

Porém, quando falamos de motivos profissionais, 27% afirmaram que pediriam demissão por falta de reconhecimento no trabalho. O segundo maior motivo seria a falta de ética na empresa (26%), seguido da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (19%).

Através desses dados, já é possível ter uma ideia do que está acontecendo dentro das empresas: hoje, oferecer um bom salário e benefícios já não são ações suficientes para reduzir a rotatividade. Também é preciso promover o desenvolvimento dos colaboradores, fortalecer a cultura da empresa e praticar uma gestão mais humanizada. Veja a seguir como isso é possível.

Como reduzir o turnover da empresa

Vimos anteriormente os principais motivos que fazem com que os colaboradores considerem pedir demissão, porém, esses fatores podem variar em cada empresa.

Pensando nisso, antes de colocar as ações que vamos sugerir em prática, é necessário estudar as razões que levaram as pessoas a se demitirem da empresa na qual você trabalha. O foco pode ser nos funcionários de alta performance, que acabaram custando mais para a companhia.

Para isso, é necessário questionar o que vocês poderiam ter mudado ou oferecido para que eles ficassem. Considere fazer uma entrevista de desligamento para compreender melhor os motivos por trás do pedido de demissão.

Feito isso, você pode considerar as seguintes dicas de como diminuir a rotatividade de funcionários:

1 – Melhore o processo de contratação

Contratar as pessoas erradas é um dos principais motivos das altas taxas de turnover. Por isso, durante o recrutamento é preciso que os líderes participem ativamente das entrevistas e que enxerguem além das qualificações técnicas. Entender se a pessoa se identifica com os valores e com a cultura da empresa é fundamental.

Outro fator importante no processo de contratação é o onboarding. Receber bem o novo colaborador, escolher um mentor para ele e oferecer treinamento logo na chegada pode ser determinante para a sua permanência.

2 – Desenvolva planos de carreira sólidos

Se tem algo que as pessoas valorizam na companhia em que trabalham é a possibilidade de crescimento. Afinal, essa é uma excelente forma de reconhecimento.

Portanto, se a empresa não quer perder talentos para o mercado, é necessário desenhar um plano de carreira para cada colaborador. Entender os objetivos dele e orientá-lo sobre as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para que chegue lá precisa ser uma prática prioritária.

Além disso, é preciso favorecer a movimentação interna dos trabalhadores entre os diferentes setores da empresa. Muitos líderes impedem que os membros de seus times participem de processos seletivos internos e isso faz com que eles percam o engajamento.

3 – Invista na formação de pessoas

Uma outra forma de reduzir a rotatividade de funcionários é investir nos estudos dos colaboradores. Pensar em programas de bolsas de estudo de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas é uma forma excelente de mostrar que a empresa se preocupa com o desenvolvimento delas. Sem contar que a própria companhia também tem muito a ganhar com esse conhecimento.

Oferecer cursos e treinamentos dentro da empresa também pode ser uma forma excelente de reconhecimento e de incentivar os colaboradores a permanecerem.

4 – Construa um ambiente com segurança psicológica

Criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras em expor suas ideias e questionamentos, sabendo que não serão punidas, é fundamental para reduzir o turnover.

Para entender como anda a segurança psicológica na empresa, durante os feedbacks ou pesquisas de clima, podem ser feitas perguntas relacionadas ao quanto as pessoas se sentem confortáveis em se expor.

Pessoas que trabalham num ambiente psicologicamente seguro se sentem pertencentes, reconhecidas e trabalham mais felizes. Logo, aumentam as chances de ficarem na empresa por mais tempo.

5 – Ofereça flexibilidade de jornada e local

Como vimos, um dos pontos mais citados nas pesquisas sobre pedidos de demissão é a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por isso, permitir que os trabalhadores possam trabalhar em horários flexíveis e que também tenham a possibilidade de cumprir a jornada em home office durante alguns dias da semana pode fazer toda a diferença.

Muitas vezes, fazer pequenas alterações na rotina de trabalho pode ter um impacto grande na qualidade de vida dos colaboradores. Enfim, os motivos dos pedidos de demissão podem ser os mais variados, mas no fundo, todos estão relacionados ao reconhecimento, crescimento profissional, saúde emocional e bem-estar que aquele emprego oferece.

Se a empresa se dispuser a investigar as causas das altas taxas de saída, será muito mais fácil entender como reduzir o turnover e colocar essas ações em prática.

E se você é o tipo de profissional que sempre busca o melhor para a sua carreira, saiba que fazer uma pós-graduação a distância pode te ajudar muito a se destacar no mercado de trabalho. Confira opções de MBA online

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades