Como se comportar numa dinâmica de grupo para emprego?

como se comportar numa dinâmica de grupo para emprego

Atividades em conjunto entre todos os candidatos de um processo seletivo são cada dia mais comuns, porém como se comportar numa dinâmica de grupo para emprego

Além do conselho básico de sempre prezar pelo bom senso e educação, existem outros cuidados que você precisa tomar para se destacar na dinâmica e demonstrar ser um bom colaborador para seus empregadores. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira neste artigo as principais dicas para ter atitudes positivas durante essa fase do processo seletivo!

6 dicas de como se comportar numa dinâmica de grupo para emprego

1 – Seja sempre educado

Educação é um preceito básico para todos em qualquer campo da nossa vida, e no âmbito profissional esse valor é ainda mais importante. 

Nas dinâmicas em grupo você precisa mostrar para o empregador que consegue trabalhar em equipe, prezando pela harmonia com seus colegas e sendo respeitoso com as opiniões que divergem da sua e com os erros que ocasionalmente algum colega possa cometer. 

Respostas ríspidas, ignorar o que outra pessoa está sugerindo para focar apenas nas suas ideias e a “adoção” de uma liderança arrogante na dinâmica demonstra egoísmo da sua parte e diminui consideravelmente suas chances de contratação.

Este é o perfil de alguém que não está apto para trabalhar colaborativamente, pouco atraente aos olhos da empresa. Para ter sucesso, mantenha sempre um tom calmo e seja paciente com quem demonstra ter mais dificuldades que você.

2 – Proatividade é sempre bem vinda

Quando o processo seletivo possui muitos candidatos, é normal separar os profissionais em equipe e delegar uma função a cada um no grupo. 

Mas isso não significa que você deve cumprir apenas as atividades pedidas pela função. Se você terminar sua atividade antes do tempo estabelecido é de bom tom ajudar os colegas que ainda não terminaram ou estão com dificuldades em alguma etapa. 

Uma boa equipe sempre se ajuda a chegar no melhor resultado no menor tempo possível, logo nenhum profissional deve se omitir de ajudar um colega só porque aquela atividade não foi inicialmente passada para ele. 

A proatividade é uma skill muito desejada pelas grandes empresas do mercado. Apresentar essa característica logo no processo seletivo aumenta suas chances de sucesso.

3 – Não fique falando de amenidades 

Claro que quanto mais você se conectar com seus colegas de dinâmica, mais confortável você se sentirá e melhor será seu desempenho, mas evite ao máximo utilizar essa oportunidade como “roda de bar”. 

Ficar abordando assuntos que fogem do escopo da dinâmica pode passar uma má impressão, como se você estivesse desinteressado na oportunidade e pensando em outras coisas. O recrutador vai parar de prestar atenção no que você está dizendo se perceber que você dispersa seu foco constantemente. 

Além disso, ficar conversando sobre outros temas tira a concentração dos outros candidatos e você acaba passando a impressão de ser inconveniente, o que contribuirá de forma ainda mais negativa para a sua candidatura. 

Dedique toda sua atenção ao trabalho e deixe para conversar tranquilamente na comemoração da sua contratação!

4 – Preste atenção no que todos estão falando

Pode parecer uma dica boba, mas é um erro que muitos profissionais cometem. Não prestar atenção no que os seus colegas estão sugerindo, além de ser algo indelicado de se fazer, te faz perder oportunidades de ter bons insights,

Toda boa ideia nasce de alguma outra. Logo, quanto mais você prestar atenção no que os seus colegas dizem, melhor você conseguirá ajudar sua equipe. 

Desta forma, todos se ajudam a chegar em um melhor resultado e vão refinando suas próprias linhas de raciocínio até encontrarem uma estratégia que seja benéfica ao projeto que será apresentado na dinâmica, elevando o grau profissional de vocês.

5 – Siga fielmente cada instrução

Sempre escute atentamente as regras que o recrutador passar. Nessas dinâmicas o empregador também quer testar quais candidatos têm maior facilidade em entender instruções e aplicá-las instantaneamente. 

Tudo bem se você não entender alguma parte e precisar tirar alguma dúvida com o instrutor, mas sempre se manifeste no momento que o avaliador abrir espaço para questionamentos e preste atenção para que ele não precise explicar a mesma questão tempos depois. 

Encontrar dificuldades de compreensão é natural quando fazemos algo pela primeira vez, principalmente com o nervosismo que acompanha os processos seletivos, porém desatenção é um ponto negativo que você deve eliminar dos seus hábitos profissionais.

6 –  Não deixe de manifestar sua opinião

Seja bastante ativo na dinâmica. Opine, experimente fazer atividades que não está muito acostumado, se dedique ao máximo em tudo, troque experiências e tente também aprender com os demais concorrentes. 

Mesmo que a oportunidade não vingue, você vivenciou o processo ao máximo e sai da dinâmica mais preparado do que quando você entrou, o que vai te ajudar nas próximas oportunidades que surgirem. 

Como se comportar numa dinâmica de grupo para emprego fica mais fácil quando você chega no mercado de trabalho preparado para enfrentar qualquer desafio. E a pós Anhanguera EAD vai te dar a preparação que você precisa por um preço super acessível!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!