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Carreira em Pauta

Como se dar bem com o chefe e ter uma boa parceria

Você já pensou em se aproximar do seu chefe e ter uma boa parceria com ele? Esse é o sonho de muitos profissionais, mas poucos sabem como se dar bem com o chefe. Afinal, essa não é uma missão tão simples, pois fica numa linha tênue entre ter uma boa parceria e acabar parecendo puxa saco.

Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, se dar bem com o chefe ajuda no dia a dia de trabalho, tornando-o mais harmonioso e colaborativo, além de refletir no seu próprio trabalho também. 

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Ao ter um bom relacionamento com o seu gestor, você vai aprender a lidar melhor com hierarquias da empresa, conseguir ter boas relações com seus colegas de trabalho e até entender o que a empresa espera de você.

Mas, como se aproximar do seu chefe e construir esse bom relacionamento? Isso é o que você deve estar se perguntando. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.

Como se dar bem com o chefe? Confira 5 dicas

Se você espera que ao ser contratado para uma empresa vá trabalhar sozinho, saiba que isso é praticamente impossível. Mesmo que seja só você na equipe, em algum momento será necessário manter contato com outros setores e responder a um gestor. Ou seja, relacionamento corporativo é algo indispensável para todos.

Ter um bom relacionamento com o chefe vai ajudar em trabalhos coletivos, na divisão de responsabilidades, conquistas e nas lições que você consegue aprender. Esse é um resultado que será notado dia após dia de trabalho.

Se você não tem um bom relacionamento com seu chefe, que é quem você tem mais contato na empresa e as decisões dele impactam, diretamente, a sua rotina, como vai estar a sua motivação para trabalhar? Fica quase impossível manter um sorriso e ser amigável durante o expediente, né? 

Por isso, é importante saber como se dar bem com o chefe e entender quais ações vão te ajudar nesse desenvolvimento. Confira:

1 – Faça o que a empresa espera de você

Pode parecer óbvio, mas essa é a mais pura verdade. Quando se faz o mínimo, as chances de ter alguma reclamação sobre o seu trabalho são quase nulas. E isso inclui diversas coisas, como: 

  • Chegar no horário;
  • Justificar eventuais ausências;
  • Saber e realizar suas atividades sem que ocorram muitos erros e reclamações de colegas ou outras áreas.

São coisas simples, mas são detalhes que a gestão está sempre observando e é a forma que eles conseguem identificar melhor o trabalho que você faz diariamente.

2 – Mostre que tem vontade de aprender

Se tem uma coisa que os chefes admiram são pessoas que têm vontade de aprender e demonstram vontade de crescer na carreira. Uma forma de mostrar isso é quando finalizar suas atividades, perguntar se há mais alguma coisa a fazer. É simples e pode mostrar que você tem vontade de crescer e aprender mais sobre a área que está.

3 – Busque aprender sobre o seu chefe imediato

Saber o estilo do seu chefe imediato pode te ajudar a evitar ruídos de comunicação, conflitos e a manter as expectativas para as suas demandas bem alinhadas. 

Basta observar como o seu líder age e reage nas situações que acontecem no dia a dia da empresa e da equipe em si. Preste atenção também na forma como ele interage com os outros. Essas informações podem te ajudar a acertar em como abordá-lo em um dia e até em interações em alguma reunião, por exemplo.

4 – Evite dar tantas desculpas

Se alguma coisa der errado, não busque ou crie uma desculpa. Faça o que é certo: justifique e tente oferecer soluções para solucionar esse erro. Isso vai soar melhor e mais profissional do que “arranjar uma desculpa”. 

O bom relacionamento com o seu chefe também está relacionado em evitar problemas constantes para ele. Mas, indo além dos problemas que vão surgir, a sua boa parceria com ele será ainda melhor se você souber identificá-los e conseguir priorizar as urgências que necessitam da atenção do seu supervisor. 

Problemas vão aparecer sempre, mas conseguir ajudar a solucionar vai te dar mais vantagens nessa relação do que ir pelo “caminho mais fácil” e dar uma desculpa. Lembre-se disso.

5 – Tome iniciativas

Ao conhecer a rotina e o fluxo de trabalho, não é necessário esperar seu chefe informar o que você deve fazer naquele dia, né? Caso algum projeto esteja com prazo apertado, pergunte o que pode ser feito para agilizar o processo e as tarefas mais urgentes.

Conforme o tempo for passando, essas iniciativas vão facilitar o trabalho e deixar o ambiente ainda mais produtivo, o que vai beneficiar a todos da equipe. 

Essa também é uma dica que vale em caso de novas ideias, sugestões ou críticas, pois a maioria dos líderes está sempre aberto para ouvir o que a equipe tem em mente para melhorar o ambiente que todos vivem diariamente.

Saber como se dar bem com o chefe e manter uma boa parceria pode parecer difícil, mas quando você perceber está colocando essas dicas em prática para o seu próprio bem-estar na empresa e a boa relação foi apenas o resultado das suas ações.

Continue por aqui e saiba como dar a volta por cima no trabalho ao encontrar dificuldades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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