Como se destacar em uma dinâmica em grupo? Confira 5 dicas!

como se destacar em uma dinâmica em grupo

Muitos profissionais não sabem como se destacar em uma dinâmica em grupo e acabam indo mal nas entrevistas de emprego que testam os candidatos dessa forma. Nem sempre o processo seletivo recorre a esse método, mas é importante saber como lidar com isso da melhor forma possível, para o caso de acontecer.

É preciso entender que a dinâmica em grupo tem sua importância, já que promove o engajamento e a colaboração das pessoas em diferentes contextos. Nesse caso, a ideia do recrutador é avaliar as competências das pessoas, como o comprometimento, proatividade, relação entre colaboradores e sentimento de equipe.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Embora um dos principais objetivos de uma dinâmica de grupo seja analisar pontos de um perfil profissional considerado o mais adequado para determinada vaga, também pode ser uma forma de melhorar o bem-estar dos funcionários, a motivação, proatividade e engajamento. Por isso, você também deve saber como lidar com esse tipo de dinâmica para o caso de haver uma em sua empresa.

Como se destacar em uma dinâmica em grupo?

Você deve encarar a dinâmica em grupo como uma oportunidade de mostrar o seu potencial enquanto funcionário e até enquanto líder. É importante mostrar proatividade e um bom raciocínio na resolução de determinados problemas (uma vez que a maioria das dinâmicas envolve isso: um problema em que o grupo precisa encontrar alguma solução).

1 – Mostre que está engajado

Você vai passar despercebido se não tomar um posicionamento na dinâmica a ponto de ser ativo. Por isso, deixe a timidez de lado e mostre que se importa com a situação e que está determinado a resolver o que está sendo exigido. Não tenha medo de propor soluções, por mais que as sugestões não sejam aceitas. 

2 – Seja líder

Os recrutadores tendem a ver com bons olhos os candidatos que tomam a frente, pois isso demonstra proatividade e espírito de liderança. No entanto, vale tomar cuidado para não criar o efeito oposto e deixar uma impressão de arrogância nos seus posicionamentos. Faça tudo de maneira democrática, sem oprimir os outros candidatos.

3 – Seja comunicativo

A dinâmica em grupo é uma boa oportunidade para que você mostre as suas habilidades em comunicação. Não há espaço para pessoas que não sabem se comunicar. Tenha um discurso claro e faça com que seja ouvido. Boas interações são sinônimo de boas impressões por parte dos recursos humanos.

Apesar da comunicação ser importante, você também deve saber a hora de parar. Você não quer ser a pessoa que fala o tempo todo e que interrompe os colegas.

4 – Não seja competitivo

Embora você realmente esteja em um cenário onde as pessoas ao seu redor são suas concorrentes, não demonstre isso em suas atitudes. O comportamento excessivamente competitivo pode fazer com que o RH te encare como uma ameaça à união da equipe da empresa, então você pode ser descartado como opção para a vaga em que deseja ingressar.

5 – Trabalhe em equipe

Nessa ocasião, você deve convencer o recrutador de que sabe trabalhar em equipe. Com isso, respeite o tempo de fala das outras pessoas e estabeleça uma boa conexão com os seus concorrentes, sem desrespeitá-los ou desmerecê-los. Embora a ideia seja se destacar, o RH também fica atento para ver quem vai com muita sede ao pote e não dá espaço para os outros. 

Dinâmicas em grupo mais comuns

Existem diversas dinâmicas em grupo no mercado de trabalho. Uma das mais famosas é a dinâmica das mãos dadas, em que os candidatos precisam formar um círculo, segurando as mãos uns dos outros, e depois são dispersos pela sala. Em seguida, o grupo é convidado a retornar para a formação original, como uma forma de testar a atenção e a memorização.

Outra dinâmica, muito utilizada para saber como os candidatos reagem sob pressão, é a da Caixa Misteriosa. Nesse caso, uma caixa passa de mãos em mãos entre os candidatos, e o recrutador manda parar em determinado momento. Quem estiver com a caixa em mãos se depara com um dilema: abrir a caixa ou não?

Independentemente do que tiver na caixa, o candidato deve seguir. Pode ser uma prenda ou instruções para eliminar um participante da dinâmica. A ideia é entender como as pessoas lidam com essa pressão e se costumam correr riscos.

Existe também a dinâmica da observação, em que os candidatos devem formar um círculo e fechar os olhos. O recrutador então faz perguntas sobre os participantes da dinâmica (como a cor da roupa ou do cabelo, por exemplo), para testar a memória e capacidade de observação. Também é muito utilizada entre colegas de trabalho.

Agora que você já sabe como se destacar em uma dinâmica em grupo, já está pronto para o próximo processo seletivo. Uma dica é deixar o seu currículo mais atraente para os recrutadores ao fazer uma pós-graduação. Diversas instituições promovem cursos a distância, como a Uniderp, por exemplo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!