Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Cada vez mais concorrido, como se destacar no mercado de trabalho?

imagem para ilustrar o texto de como-se-destacar-no-mercado-de-trabalho

Em um cenário tão competitivo como o qual estamos vivendo, saber como se destacar no mercado de trabalho é essencial para que você alcance uma boa colocação. Se destacar entre tantos candidatos é uma tarefa que exige dedicação e passa, é claro, pela formação de cada um, mas também engloba o seu comportamento, a forma como você interage com as outras pessoas e sua personalidade. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como se destacar no mercado de trabalho já empregado?

Muitas pessoas acreditam que a única hora de se provar como um ótimo profissional é quando estão buscando oportunidades, na entrevista de emprego. Isso não é verdade. 

O mais importante, aliás, é você mostrar como é um bom profissional quando já está empregado, pois as melhores oportunidades de crescimento vão surgir justamente no ambiente de trabalho e você precisa estar atento a elas. 

Seja uma promoção de cargo ou a recomendação para uma outra oportunidade que te trará os melhores benefícios, você precisará fortalecer seu networking com os colegas de trabalho e supervisores, passando confiança para eles. 

Para se destacar no mercado de trabalho, é importante ser  uma pessoa colaborativa, atenta às suas responsabilidades e entregas, que é proativa e sabe como trabalhar em equipe. Isso já bastará para criar um laço de confiança com as pessoas ao seu redor e ser lembrado como alguém confiável quando uma boa oportunidade surgir. 

Trabalhe suas soft skills

Soft skill são suas características pessoais, ou seja, todos os aspectos que compõem sua personalidade e maneiras de agir. Estude o ambiente de trabalho no qual você está (ou deseja entrar) e o cargo que você pretende atingir para descobrir quais são suas habilidades pessoais a serem desenvolvidas. 

Se prepare para a função que você deseja exercer, para estar pronto para assumir o posto quando a oportunidade surgir e criar uma imagem positiva como profissional. Algumas das soft skills que mais fazem a diferença no mercado de trabalho são empatia, senso colaborativo, autoconfiança, inteligência emocional e bom gerenciamento de tempo.

A empatia é necessária para que o profissional veja seus colaboradores como iguais, com inseguranças e dificuldades como ele. Sendo assim, a tendência dele colaborar e dialogar com os demais membros do time, buscando conciliar pontos fortes para que todos consigam se ajudar é muito maior, mantendo, assim, o time unido em busca de bons resultados.

O senso colaborativo segue pela mesma linha. Uma equipe formada por pessoas que entendem que um não caminha direito sem o apoio do outro é uma promessa de sucesso. 

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

Em uma empresa, o trabalho de uma pessoa influencia nas tarefas de outras. Quando todos dão o seu melhor com o objetivo de facilitar o caminho dos colegas e se dispõem a ajudar quem enfrenta dificuldades na execução das tarefas, o fluxo de trabalho funciona em harmonia e sem apresentar grandes problemas.

Quando o profissional confia no próprio potencial, ele se sente mais motivado a tentar fazer atividades que não tem muita intimidade, está sempre disposto a aprender e tende a ser criativo e inovador.

Alguém autoconfiante pode fazer a diferença nos momentos de crise, por exemplo, com ideias criativas para driblar as dificuldades e atingir os resultados esperados. Por este motivo, um profissional que demonstrar ser muito confiante no que faz e no que é capaz sempre se destaca no mercado de trabalho.

Inteligência emocional é a habilidade de saber controlar seus impulsos e se manter calmo mesmo em situações de muita tensão. Um profissional com essa soft skill é alguém desejado principalmente para as posições de liderança, pois, normalmente, são pessoas carismáticas, que têm facilidade em motivar equipes e sabem lidar com a pressão das responsabilidades do cargo. 

Por último, ter um bom gerenciamento de tempo ajuda a conciliar todas as suas atividades de forma inteligente, otimizando sua performance. Um colaborador que sabe gerenciar seu tempo dificilmente atrasa suas entregas ou sente dificuldade quando acontece um imprevisto no trabalho que atrapalha seu cronograma. 

Continue estudando

Um profissional que está sempre se aperfeiçoando e estudando é muito bem visto pelo mercado de trabalho, pois demonstra ser alguém interessado em buscar o seu melhor. 

Na hora de ver os currículos dos selecionados para a entrevista de emprego, o recrutador costuma dar uma atenção especial aos cursos e formações do profissional – e aqueles que possuem bastantes especializações costumam sair na frente.

Independente da sua área de atuação, você sempre pode explorá-la para descobrir novas formas de atuação e aprimorar o seu conhecimento. Fique sempre atualizado dos cursos e pós-graduações que você pode fazer e, quando encontrar algo que desperte o seu interesse, faça esse investimento.

Aos olhos do mercado, o profissional bem capacitado é o ideal para ser contratado, pois ele domina bem o que se propõe a fazer, tem um conhecimento amplo, inclusive das atividades que ele não exerce, mas está diretamente vinculada à sua formação. Além disso, é o perfil ideal para treinar futuros novos contratados e auxiliar os colegas menos experientes. 

Mas não basta só saber como se destacar no mercado de trabalho, você também precisa colocar essas práticas em ação. E na pós Unopar, você não só adquire mais conhecimento como aprende a ser um profissional mais completo. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades