Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

6 dicas de como se destacar no mercado de trabalho

como se destacar no mercado de trabalho: lâmpadas

Em um mundo tão competitivo profissionalmente como o de hoje, o que faz com que um profissional se destaque na multidão? Como se destacar no mercado de trabalho? Há alguns elementos que podem facilitar esse caminho para o reconhecimento, independentemente do campo de atuação em que se esteja. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Para se aprofundar neste assunto, listamos aqui seis dicas essenciais para todos os profissionais começarem a utilizar, mudando suas posturas tanto na hora de agir como de pensar nos próximos passos da carreira. Acompanhe abaixo:

1-  Seja proativo

Essa é uma atitude conhecida e muito valorizada no mercado de trabalho. Mas, vale ressaltar que ela deve vir acompanhada de conhecimento. É excelente que o profissional não espere ordens superiores para contribuir melhor com o cenário onde está inserido, mas essa ação será bem mais efetiva se, de fato, ele conseguir agregar novas visões na hora de resolver o problema. Planejamento estratégico também é outra ótima ação para quem deseja demonstrar proatividade. 

2 – Mantenha-se atualizado

Essa atitude é totalmente complementar ao item acima. Em tempos tão rápidos, nos quais há novidades pipocando em todas as áreas, ficar de fora de cursos e aprimoramentos pode descolar o profissional da linha de chegada para uma promoção ou emprego melhor, por exemplo. Aproveite que a tecnologia permite cursos a distância, bem como modelos diversos de estudo (cursos mais curtos, técnicos, focados ou generalistas) e escolha como se aprofundar no que você gostaria de saber mais. 

3 – Invista em inteligência emocional

As habilidades técnicas caminham em paralelo com a inteligência emocional nos dias de hoje, e ela já se tornou bastante valorizada no mercado de trabalho atual. Há cursos livres que ajudam nesse sentido, bem como livros e até mentorias. O importante é ter em mente que, por mais que um profissional seja considerado excelente em sua área de atuação, caso ele não tenha habilidades sociais e emocionais para lidar com outros desafios e interagir com times distintos, fica comprometido seu avanço na carreira. Além disso, investir em inteligência emocional também é bom para a própria vida particular da pessoa. 

4 – Capriche na rede de contatos

Manter um bom relacionamento com pessoas das mais variadas áreas é importante não só para abrir portas para futuras vagas de trabalho como também para colher reconhecimento. Profissionais bem-relacionados estão entre os mais cobiçados do mercado. Para isso, faça questão de trocar experiências verdadeiras com pessoas de backgrounds e opiniões diferentes das suas – seja desde o estagiário de um time até o CEO que eventualmente esteja em uma reunião ou outra. Fique de olho em quem você pode ajudar e, mais adiante, esse auxílio poderá ser retribuído a você. 

Leia também: O que é marketing pessoal? Confira 5 dicas para se destacar no mercado

5 – Informe-se sobre o mundo

O aprofundamento do saber na própria área é quase obrigatório quando se quer galgar espaço em uma empresa ou até ser melhor visto profissionalmente. Mas, além dele, é essencial para qualquer profissional saber o que se passa no mundo. O cenário complexo de hoje pede que a pessoa não fique restrita à informações de sua própria bolha. Portanto, ter noções de política, economia, sustentabilidade, direitos civis, tecnologia e cultura são definitivamente importantes para quem deseja avançar e ser visto como diferente dentro do concorrido mercado onde atua. 

6 – Saia da zona de conforto

O cargo que você ocupa é bom e já não apresenta mais muitos desafios? Que tal buscar novas “aventuras” em áreas que podem ser complementares a essa ou até mesmo totalmente novas? Uma das maneiras de se tornar um profissional mais completo é não se acomodar naquilo que já se conhece. Exercitando outras habilidades, você se torna mais desejado, amplia sua maneira de resolver problemas e descobre como se destacar profissionalmente. 

Bom, agora que você já sabe como se destacar no mercado de trabalho, aproveite para aumentar seus conhecimentos. Conheça os cursos de pós-graduação EAD Anhanguera e alavanque a sua carreira. Confira as também as opções de MBA.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades