Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

6 dicas de como se destacar no mercado de trabalho

como se destacar no mercado de trabalho: lâmpadas

Em um mundo tão competitivo profissionalmente como o de hoje, o que faz com que um profissional se destaque na multidão? Como se destacar no mercado de trabalho? Há alguns elementos que podem facilitar esse caminho para o reconhecimento, independentemente do campo de atuação em que se esteja. 

Como se destacar no mercado de trabalho?

Para se aprofundar neste assunto, listamos aqui seis dicas essenciais para todos os profissionais começarem a utilizar, mudando suas posturas tanto na hora de agir como de pensar nos próximos passos da carreira. Acompanhe abaixo:

1-  Seja proativo

Essa é uma atitude conhecida e muito valorizada no mercado de trabalho. Mas, vale ressaltar que ela deve vir acompanhada de conhecimento. É excelente que o profissional não espere ordens superiores para contribuir melhor com o cenário onde está inserido, mas essa ação será bem mais efetiva se, de fato, ele conseguir agregar novas visões na hora de resolver o problema. Planejamento estratégico também é outra ótima ação para quem deseja demonstrar proatividade. 

2 – Mantenha-se atualizado

Essa atitude é totalmente complementar ao item acima. Em tempos tão rápidos, nos quais há novidades pipocando em todas as áreas, ficar de fora de cursos e aprimoramentos pode descolar o profissional da linha de chegada para uma promoção ou emprego melhor, por exemplo. Aproveite que a tecnologia permite cursos a distância, bem como modelos diversos de estudo (cursos mais curtos, técnicos, focados ou generalistas) e escolha como se aprofundar no que você gostaria de saber mais. 

3 – Invista em inteligência emocional

As habilidades técnicas caminham em paralelo com a inteligência emocional nos dias de hoje, e ela já se tornou bastante valorizada no mercado de trabalho atual. Há cursos livres que ajudam nesse sentido, bem como livros e até mentorias. O importante é ter em mente que, por mais que um profissional seja considerado excelente em sua área de atuação, caso ele não tenha habilidades sociais e emocionais para lidar com outros desafios e interagir com times distintos, fica comprometido seu avanço na carreira. Além disso, investir em inteligência emocional também é bom para a própria vida particular da pessoa. 

4 – Capriche na rede de contatos

Manter um bom relacionamento com pessoas das mais variadas áreas é importante não só para abrir portas para futuras vagas de trabalho como também para colher reconhecimento. Profissionais bem-relacionados estão entre os mais cobiçados do mercado. Para isso, faça questão de trocar experiências verdadeiras com pessoas de backgrounds e opiniões diferentes das suas – seja desde o estagiário de um time até o CEO que eventualmente esteja em uma reunião ou outra. Fique de olho em quem você pode ajudar e, mais adiante, esse auxílio poderá ser retribuído a você. 

Leia também: O que é marketing pessoal? Confira 5 dicas para se destacar no mercado

5 – Informe-se sobre o mundo

O aprofundamento do saber na própria área é quase obrigatório quando se quer galgar espaço em uma empresa ou até ser melhor visto profissionalmente. Mas, além dele, é essencial para qualquer profissional saber o que se passa no mundo. O cenário complexo de hoje pede que a pessoa não fique restrita à informações de sua própria bolha. Portanto, ter noções de política, economia, sustentabilidade, direitos civis, tecnologia e cultura são definitivamente importantes para quem deseja avançar e ser visto como diferente dentro do concorrido mercado onde atua. 

6 – Saia da zona de conforto

O cargo que você ocupa é bom e já não apresenta mais muitos desafios? Que tal buscar novas “aventuras” em áreas que podem ser complementares a essa ou até mesmo totalmente novas? Uma das maneiras de se tornar um profissional mais completo é não se acomodar naquilo que já se conhece. Exercitando outras habilidades, você se torna mais desejado, amplia sua maneira de resolver problemas e descobre como se destacar profissionalmente. 

Bom, agora que você já sabe como se destacar no mercado de trabalho, aproveite para aumentar seus conhecimentos. Conheça os cursos de pós-graduação EAD Anhanguera e alavanque a sua carreira. Confira as também as opções de MBA.

Conheça nossas faculdades