Como se destacar em reuniões: 6 estratégias eficazes

como se destacar em reuniões

Por mais que algumas pessoas tenham dificuldade em falar em público, saber como se destacar em reuniões pode ser um diferencial na carreira. Esse é um momento para se destacar e o profissional que não entender isso como uma oportunidade perde a chance de ser notado por seu profissionalismo e conhecimento. 

Dessa forma, mesmo que você não se imagine tendo uma carreira onde vá falar em público com frequência, dar palestras ou aulas, ainda assim vai participar de reuniões e terá que se comunicar. Então, por que não fazer isso bem?

Mesmo as pessoas que têm facilidade para se comunicar nesse tipo de situação podem aprender estratégias para aperfeiçoar sua apresentação e se destacar pelos motivos certos. 

Por que se destacar em reuniões?

Embora muitos colaboradores discordem da frequência das reuniões, elas são inevitáveis e, se conduzidas da maneira correta, devem ser produtivas. O encontro pode ser para apresentar resultados, comentar sobre o andamento de tarefas, debater projetos ou propor ideias e melhorias. Entenda o benefício de se destacar nesse momento:

Visibilidade e oportunidade

Em alguns casos, as reuniões são momentos em que líderes que não fazem parte do dia a dia do setor podem conhecer melhor as equipes e o que está sendo desenvolvido. Se destacar nesse momento indica para esses profissionais que são tomadores de decisões, que está empenhado na carreira, se dedica ao seu ofício e, quem sabe, pode assumir papéis de liderança. 

Indicação de competências

Também é uma oportunidade de mostrar para os participantes seus conhecimentos e as qualidades que o diferencia dos demais. É um ambiente propício para apontar seu entendimento sobre o mercado ou a área de atuação, ou até mesmo apontar dados, deixando claro para os demais que se dedica à busca por conhecimento. 

Colaboração

Embora o destaque possa ser individual, a reunião é um momento de troca de ideias, e boas conversas podem levar a inovações e processos colaborativos. Afinal, ninguém trabalha sozinho, e essa pode ser uma chance de criar vínculo e reconhecer afinidades com colegas que podem levar a novos projetos. 

Reunião de trabalho em um escritório. como se destacar em reuniões.

Como se destacar em reuniões

Antes de mais nada, se tem dificuldades em falar em público, é importante lidar com essa questão previamente, para ter confiança em si mesmo na hora de se comunicar. Além disso, lembre-se que a postura importa, portanto não grite nem seja grosseiro ou muito informal no linguajar. Dito isso, conheça estratégias para se destacar em uma reunião de trabalho:

1 – Prepare-se com antecedência

Caso tenha que apresentar algo, ou se os líderes esperam que todos falem, prepare-se antecipadamente. Estude o conteúdo que vai demonstrar e tenha em mãos informações relevantes para o caso de responder perguntas. 

Confira com atenção qual será o tema da reunião e, se tiver dúvidas, pergunte aos colegas sobre como será a dinâmica. 

2 – Mantenha-se informado

Mesmo que não se trate de uma apresentação, você pode encontrar o momento adequado para falar utilizando seu conhecimento e informação para agregar a conversa. isso só será possível se se mantiver informado dentro de seu mercado e capaz de compartilhar dados relevantes. Estude, leia notícias e livros relacionados ao seu campo de atuação, mantendo-se atualizado. 

3 – Faça perguntas

Uma forma de demonstrar atenção e interesse no que está sendo debatido é fazendo perguntas pertinentes, ou levantando questionamentos que talvez outras pessoas não tenham feito.

Isso também implica em ouvir com atenção, para evitar questionar sobre temas que já foram comentados previamente. Portanto, não se distraia com celular ou outra coisa e mantenha o foco, fazendo anotações, se necessário. 

4 – Não interrompa os outros

Existe um equilíbrio entre se destacar e ser inconveniente. Falar muito alto, se intrometer nos comentários das outras pessoas e interromper são atitudes que atrairão atenção de maneira negativa. 

Em uma reunião, todos têm a oportunidade de falar e a sua vai chegar. Mesmo que discordar do que está sendo dito, espere que a pessoa conclua seu raciocínio para então, educadamente, apresentar um contra argumento. 

5 – Atente-se à postura

Acredite, você está sendo observado. Pessoas que estão distraídas, ou com uma postura que indica tédio, preguiça ou irritação serão notadas e isso causa uma má impressão. Mesmo que a reunião se estenda e o conteúdo nem sempre seja convidativo, atente-se para manter uma postura atenta, indicando que está prestando atenção. 

Reunião de trabalho em um escritório. como se destacar em reuniões.

6 – Seja um especialista na empresa

Assim como é importante estar informado sobre o mercado, é preciso conhecer a fundo a empresa, e estar ciente do que é feito por outros departamentos. Siga a marca nas redes sociais, se familiarize com os produtos e serviços ofertados, conheça os principais clientes e entenda o contexto onde está inserida. 

Mesmo que isso não te afete diretamente, permite emitir opiniões mais assertivas e mostra que se interessa pela organização. 

Conheça o curso de pós online na área de Ciências, Exatas e Tecnologia e continue se aperfeiçoando no mercado para saber como se destacar em reuniões e alavancar a carreira. 

Veja também! Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação:

Play video Play video

Recomendações para você