Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Afinal, como ser feliz no trabalho?

como ser feliz no trabalho

Eis um dilema da vida moderna: como ser feliz no trabalho? Muito se fala sobre a importância da saúde mental, e principalmente num cenário dominado pelo home office, a linha que separa o profissional e o pessoal se torna ainda mais tênue. 

Cabe ao profissional tomar algumas medidas em prol do próprio bem-estar, como justamente definir de maneira mais concreta quando deve priorizar a rotina do trabalho e quando deve dar uma pausa para aproveitar a vida. 

Como ser feliz no trabalho? 

Não há uma receita que ajude a determinar se você será feliz no trabalho ou não. No entanto, podemos relembrar alguns fatores que devem ser levados em conta durante a sua carreira, para te ajudar a conquistar uma qualidade de vida. Afinal, estar insatisfeito com o trabalho prejudica em todos os aspectos, e pode trazer impactos sérios para a saúde. 

1 – Escolha uma profissão que você goste

É tentador pensar na remuneração quando estamos naquela fase de escolher a carreira. É claro que todos buscam uma área promissora, que dê reconhecimento logo.

Então, um primeiro passo para ser feliz na vida profissional é escolher algo que te faça bem e que você realmente goste de realizar.

Não tenha medo de transformar um hobby em profissão, por exemplo. Algumas áreas são mais desafiadoras, mas com dedicação, os resultados surgem. Além disso, quando você gosta do que faz, tende a se destacar. 

2 – Seja realista

Mas é necessário tomar cuidado com as suas expectativas. Desde o princípio (ou seja, na fase de escolher a profissão), você precisa saber exatamente o que vai enfrentar. 

Apesar de ser importante escolher uma carreira que seja a sua paixão, pesquisar bem o mercado de trabalho pode ser tão essencial quanto.

Entrar de cabeça em uma área que você não faz ideia dos desafios e das possíveis dificuldades pode fazer com que você fique frustrado. 

Por isso, converse com profissionais da área de diferentes gerações para acompanhar o que eles enfrentam no cotidiano. Veja vídeos, leia artigos e faça pesquisas aprofundadas sobre a área.

3 – Estabeleça limites

Como mencionamos, estabelecer limites é uma atitude que está diretamente atrelada à sua felicidade. Pensar só no trabalho e ignorar a vida pessoal aumenta notavelmente os seus níveis de estresse. 

Fique atento aos sinais. Se a sua família diz que você trabalha demais, se já faz muito tempo que você não sai, se você trabalha até nos finais de semana, está na hora de pisar no freio. 

Comece a definir melhor seus horários e se desligue de tudo o que diz respeito a trabalho depois disso (isso inclui redes sociais e ligações). Dedique o fim de semana para fazer algo que gosta, com as pessoas que você gosta. 

4 – Seja organizado

A desorganização aumenta o estresse e deixa uma impressão de que você tem muito mais demanda do que realmente possui.

Por isso, organizar suas tarefas em planilhas e deixá-las à mostra aumenta a sua concentração e você consegue concluir com mais eficácia e rapidez, prevenindo esse estresse e a frustração de não dar conta.

Além de ser organizado com horários e tarefas, vale aplicar essa organização ao escritório como um todo. Deixe tudo sem bagunça, assim vai trabalhar com muito mais vontade. 

5 – Procure ter boas relações com os colegas 

Você não precisa ser melhor amigo dos seus colegas de trabalho, mas manter uma boa relação com eles pode gerar um efeito positivo para todos – você, eles e a empresa em geral. Todo mundo sai ganhando. 

Por isso, seja educado, ajude os colegas quando necessário, tenha empatia e seja solícito. Evite falar mal de um para o outro e tentar “queimar o filme” deles para o líder. Isso só vai fazer com que você seja visto como alguém antiprofissional e tóxico. 

6 – Mude de empresa se for necessário

Mas justiça seja feita: a situação pode escapar do nosso alcance. Se trabalhar na empresa está insustentável, é válido entregar currículos e buscar outras oportunidades. 

Certifique-se de que você tentou: leve ao seu líder (ou, se for mais sério ainda, ao departamento de RH) as questões que te incomodam, em busca de uma solução. Pode ser o caso de mudar de equipe, por exemplo, e não necessariamente de empresa. 

Mas se não funcionar, esteja pronto para as mudanças. É confortável permanecer na mesma empresa e a ideia de sair é começar tudo de novo artista, mas pode ser necessária. 

7 – Não tenha medo de mudar de área 

Com essa mesma linha de raciocínio, não tenha medo de sair da sua área e ingressar em outra, se for esse o problema. 

Ainda que você tenha feito uma boa pesquisa sobre a situação do mercado de trabalho, tudo pode mudar de uma hora para outra, até por conta da tecnologia em constante avanço. 

Um ponto importante é que mudar de área pode não precisar que você comece do zero. Em vez de fazer outra graduação, a pós-graduação na área desejada pode já ser suficiente. A pós Unopar te ajuda a perceber como ser feliz no trabalho! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades