Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 competências essenciais para se destacar este ano

competências

Os primeiros meses de 2024 já foram, mas ainda há espaço para aprimorar as próprias habilidades, sob a premissa de se tornar um profissional cada vez mais capacitado. Foi pensando nisso que a plataforma de open education brasileira Dio lançou um relatório com competências essenciais para se destacar este ano.

A pesquisa da Dio, feita com base em informações disponibilizadas por 50 lideranças de empresas, foi apresentada no Fórum Econômico Mundial de Davos — realizado no último mês de janeiro, na Suíça.

Em seu relatório, a empresa reforça a busca por profissionais que saibam lidar com a inteligência artificial, e apontou outras habilidades em alta.

Competências essenciais para se destacar

O profissional que acredita já ter visto de tudo está enganado. Há sempre algo a se aprender, e um degrau a subir nessa longa trajetória rumo ao sucesso. Por isso, o sábio é aquele que se reinventa e está aberto a novas competências. Veja as que foram destacadas pelo levantamento:

1 – Visão sistêmica

A primeira habilidade recomendada pelo relatório é a visão sistêmica, que envolve compreender e analisar um sistema complexo como um todo integrado, reconhecendo as  relações entre seus componentes e como as mudanças em uma parte podem afetar o sistema como um todo.

Como desenvolver:  dedicar tempo para estudar sistemas complexos em diferentes áreas, como ecossistemas naturais, economia e organizações pode ajudar a entender como os sistemas funcionam e se interconectam. Aprimorar habilidades de pensamento crítico e análise também é importante.

2 – Flexibilidade e capacidade de adaptação

Já não é segredo para ninguém que a constância do mercado é a inconstância. Em outras palavras: tudo está sempre mudando, o que exige um bom jogo de cintura por parte dos profissionais. Seja por conta da tecnologia, seja por conta da economia, as empresas se deparam com cenários desafiadores, e que se transformam literalmente o tempo todo. 

Ou seja, o profissional deve ser capaz de lidar com as mudanças e principalmente com os imprevistos, sem se deixar abalar por essas inconstâncias. Deve encontrar as melhores soluções para superar os desafios que surgirem e aproveitar essas alterações de cenário, por mais bruscas que sejam, transformando em algo positivo. 

Como desenvolver: pensar em soluções criativas pode ajudar nos momentos de adaptabilidade. O aprendizado contínuo e a boa recepção a mudanças também estão atrelados a essa competência.

3 – Comunicação assertiva

A comunicação sempre será uma das habilidades mais importantes para o ser humano, ainda que também passe por mudanças ao longo do tempo. Para este ano, uma habilidade que entra em alta é a comunicação assertiva. É como uma fusão entre comunicação e empatia: a ideia é adaptar o discurso ao público a fim de ser compreendido totalmente.

Como desenvolver: envolver-se em atividades como workshops e palestras é um meio mais prático de aprimorar a comunicação assertiva. Busque a opinião de pessoas de fora, para ver se o discurso está compreensível. 

4 – Inteligência artificial

A inteligência artificial tem se mostrado como uma aliada do profissional. Por estar tão em alta, essa tecnologia já se tornou essencial para quem deseja acompanhar as tendências. No que diz respeito a produtividade, a IA também pode ajudar, principalmente ao promover a automação de tarefas repetitivas e a análise rápida de grandes volumes de dados. 

Como desenvolver:  é necessário estudar os fundamentos da IA, incluindo algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais. Isso pode ser feito por meio de cursos online, livros e até mesmo tutoriais. 

5 – Conhecimento em metodologias ágeis 

As metodologias ágeis estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de software, e incluem metodologias como Scrum, Kanban, Lean, e Extreme Programming (XP).

Como desenvolver: para estudar essas metodologias, é necessário fazer leituras aprofundadas, buscar cursos e até mesmo workshops na área. Vale também praticar essas metodologias em projetos reais, buscando feedback e refletindo sobre as experiências para aprimorar constantemente as habilidades ágeis.

6 – Clean & green coding

A abordagem Clean & green coding também é algo em que o profissional precisa ficar de olho atualmente. Consiste em desenvolver software com base em um código limpo e eficiente, ao mesmo tempo em que se preocupa com a eficiência energética e o impacto ambiental do software.

Como desenvolver: utilize estruturas de dados e algoritmos eficientes para otimizar o desempenho do código e reduzir o consumo de recursos e adote práticas de programação defensiva para lidar com erros e exceções. Promover uma cultura de revisão de código entre a equipe para identificar e corrigir possíveis melhorias no código fonte também é uma maneira eficaz de ajudar a desenvolver essa competência.

7 – Disciplina de estudo

O estudo remoto está cada vez mais aceito pelas pessoas, já que permite autonomia e independência. No entanto, uma das competências essenciais para 2024 é a disciplina de estudo. É necessário ter autogestão para saber aproveitar as ferramentas a seu favor. 

Como desenvolver: estabelecer metas claras, criar um plano de estudo (como uma planilha) e colocar em prática uma rotina pode ajudar no desenvolvimento de uma das competências mais importantes para esse ano. E você pode colocar em prática ao fazer nossa pós-graduação a distância em 6 meses reconhecida pelo MEC.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades