Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Já pensou em como ser o melhor na sua profissão? Saiba o que fazer!

Imagem de um ambiente de trabalho para ilustrar o texto como ser o melhor na sua profissão

Se você finalizou a graduação, deve estar pensando nos próximos passos para construir uma carreira de sucesso na sua área, certo? Com um mercado tão competitivo, descobrir como ser o melhor na sua profissão é fundamental para alcançar este objetivo.

Crescer profissionalmente está entre as metas da maioria dos trabalhadores, mas existem alguns fatores que separam os bons profissionais daqueles que são excelentes. Tornar-se excepcional naquilo que faz envolve muito foco, atitude e disposição para aprender.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber como alcançar esse sucesso tão desejado? Então, confira a seguir as nossas dicas para se destacar na sua área de atuação.

Como ser o melhor na sua profissão: confira 7 dicas

Ser o melhor na sua profissão não acontece da noite para o dia, afinal, a cada ano as exigências e a concorrência aumentam bastante.

De acordo com o último censo divulgado pelo MEC, em 2019, cerca de 1,2 milhão de alunos concluíram a graduação. Isso significa que, para ser uma referência na sua profissão, é necessário se dedicar bastante.

Para te ajudar nessa jornada, listamos algumas ações que você pode colocar em prática.

1 – Tenha objetivos claros

A primeira atitude que você deve tomar para construir uma carreira de sucesso na sua área é saber onde você quer chegar. Somente através dessa resposta você poderá dar início à sua jornada rumo ao topo.

Quando você tem noção do nível de conhecimento e experiência que quer alcançar, saberá quais habilidades precisará desenvolver, por exemplo.

Para isso, é muito importante que você faça um mapa de carreira, que é um roteiro profissional no qual precisam constar os seus objetivos de longo prazo e os métodos que utilizará para chegar onde deseja.

2 – Esteja sempre disposto a aprender

Se você quer ser o melhor na sua profissão, precisa aproveitar toda oportunidade possível para se desenvolver.

Para isso, é preciso ter uma postura humilde e de curiosidade. Sempre que tiver dúvidas, não deixe de perguntar, especialmente para os mais experientes. E se alguém quiser ensinar algo que você ainda não sabe ou ainda não desenvolveu bem, não fique na defensiva.

Lembre-se de que a realidade do trabalho pode ser um pouco diferente do que você aprendeu durante a graduação, então aprender com quem tem experiência de fato pode contribuir muito para o seu crescimento.

3 – Desenvolva habilidades técnicas e comportamentais

Você sabe quais são as habilidades técnicas e comportamentais mais requisitadas na sua profissão? Faça uma checklist das skills que você já tem e procure desenvolver aquelas que ainda não possui. Estabeleça prazos para cada habilidade que deseja ter e organize-se para fazer cursos, mentorias, workshops e ler obras que te ajudarão nessa etapa. 

4 – Seja mentor de alguém

Se você já está no nível pleno ou sênior da sua profissão, que tal se tornar um mentor?

Ao ser mentor de alguém que tem menos tempo de profissão, você conseguirá desenvolver algumas habilidades como liderança, relacionamento e comunicação, dar uma nova perspectiva para o seu trabalho e te colocar em uma posição de destaque dentro da empresa.

Além disso, essa experiência pode te dar mais autoconfiança, autoestima e ser aquele impulso que faltava para conseguir uma promoção.

5 – Saiba ouvir críticas

Uma das coisas que impedem muitos profissionais de atingirem o seu potencial é não saber ser criticado.

Por isso, é fundamental saber receber feedbacks e aproveitar as críticas construtivas para melhorar o seu desempenho no trabalho, sejam elas do seu líder ou de colegas de trabalho.

Nesses momentos, procure ser um bom ouvinte, ponderar o que foi dito e entender o que pode ser feito para que você melhore. Se sentir necessidade, busque ajuda do RH para saber como fazer isso.

6 – Cultive a sua rede de contatos

Fazer networking é uma forma muito eficiente de se desenvolver e se destacar na sua área. Através dessa rede, você terá mais acesso a cursos, palestras, artigos, eventos e discussões sobre a sua profissão. 

Também é através do networking que surgirão bons convites e oportunidades de emprego. Aposte em ferramentas como o LinkedIn e grupos do Telegram e Facebook para encontrar pessoas com os mesmos interesses que os seus e faça conexões valiosas.

7 – Faça um curso de especialização

Por fim, uma das dicas mais importantes: especialize-se na sua profissão. Anteriormente, falamos sobre o grande número de estudantes que se formam na graduação todos os anos. São milhões de alunos que chegam ao mercado para disputar uma quantidade bem menor de vagas.

Pensando nisso, um curso de pós-graduação é o que você precisa para se diferenciar. Afinal, é nessa especialização que você vai se aprofundar em alguns assuntos que já viu na graduação ou no trabalho.

Além disso, as disciplinas desses cursos são muito atualizadas com o mercado, o que significa que você terá acesso a tendências, processos e inovações que muitos colegas de profissão ainda não conhecem. Em outras palavras, um curso de pós-graduação te coloca em uma posição muito vantajosa na sua área.

Gostou de conhecer as nossas dicas de como ser o melhor na sua profissão? Embora seja um processo de longo prazo, se você conhecer os seus objetivos e se organizar para cumpri-los, é possível se tornar uma referência no mercado. Conheça as opções de pós-graduação Pitágoras, faça a sua inscrição e comece a transformar a sua carreira hoje mesmo. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades