Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Para ser um líder empático, você deve seguir estas 5 dicas

líder e equipe no escritório para ilustrar texto sobre líder empático

Um líder empático é aquele que demonstra interesse verdadeiro pela sua equipe, se preocupa com seus sentimentos e todos os desafios que eles enfrentam. No entanto, poucas lideranças sabem como desenvolver essa habilidade.

Pesquisas têm mostrado que a empatia é uma característica cada dia mais essencial para o bem-estar dos colaboradores, e que pode contribuir para o aumento da inovação e a redução do turnover nas empresas. Por isso, qualquer profissional que queira exercer uma boa liderança e gerar bons resultados precisa priorizar o desenvolvimento dessa capacidade.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber a importância da empatia na liderança e como desenvolver essa habilidade? Confira as dicas que daremos neste artigo.

Por que é importante ser um líder empático?

Antes de saber como exercer a empatia, é importante saber por que ela é uma capacidade tão valorizada pelas empresas atualmente.

Se antes da pandemia ela já era muito valorizada, hoje, quando muitas pessoas estão lidando com burnout ou tendo dificuldade para equilibrar vida pessoal e trabalho, ela se torna fundamental.

Uma pesquisa realizada pela ONG Catalyst, com 900 trabalhadores de diferentes indústrias, mostrou que o efeito da empatia de um líder no trabalho é fundamental para o engajamento, a inovação e a inclusão, principalmente em momentos desafiadores.

Sendo assim, podemos dizer que hoje a empatia é uma soft skill tão desejada pelas empresas quanto uma habilidade técnica.

Como ser um líder empático? Confira 5 dicas

A empatia pode afetar de forma significativa o desempenho dos colaboradores e é fundamental para construir uma relação de confiança com a sua equipe.

Para algumas pessoas, pode ser um pouco mais difícil se colocar no lugar do outro e tentar entender seu contexto e seus sentimentos, mas a boa notícia é que a empatia pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida.

Confira a seguir as nossas dicas de como um bom líder pode exercer compreensão e empatia no dia a dia do trabalho: 

1 – Cuide da sua saúde mental

Muitas vezes, as pessoas que ocupam cargos de liderança acabam deixando a saúde mental em segundo lugar, mas a verdade é que ela afeta muito a forma como você gerencia a sua equipe.

Faça o exercício de observar como o seu estado mental e as suas emoções influenciam na forma como você interage com o seu time.

É preciso procurar formas de manter o equilíbrio mental, seja fazendo exercícios, passando mais tempo com a família, melhorando a qualidade do sono ou fazendo psicoterapia.

O importante é ter a consciência de que, quando você não está bem consigo próprio, é muito difícil ser empático com o outro. 

2 – Pratique a escuta ativa

Líderes não devem apenas ouvir. Eles precisam escutar com atenção tudo o que a sua equipe fala, de ouvidos, mente e coração abertos.

Isso significa prestar atenção nas palavras, na linguagem corporal e nos sentimentos por trás daquilo que a sua equipe está expressando.

Muitas vezes, enquanto ouvem o que o outro está dizendo, as pessoas já estão pensando no que vão responder. Isso já aconteceu com você?

Caso a resposta seja sim, faça o exercício de não pensar no que vai dizer a seguir quando um membro do seu time estiver falando. Apenas ouça com atenção e interesse o que está sendo dito.

3 – Esteja presente no momento

Além de ouvir com atenção, um líder empático demonstra que os momentos com a sua equipe têm muito valor. Por isso, mantenha-se concentrado em tudo o que está sendo dito e procure colocar-se no lugar de quem está falando.

Imagine que você é uma pessoa da sua equipe e, enquanto está falando, percebe que o gestor está olhando as horas, mexendo no celular ou se distraindo com outras tarefas. Com certeza, você pensaria que o que você está dizendo não tem muita importância para ele, concorda?

Então, procure sempre estar presente e interagir com interesse quando estiver com o seu time. 

4 – Dê mais feedbacks

Outra forma de demonstrar empatia é através dos feedbacks. Quando feitos da maneira correta, as pessoas notam que você tem interesse no desenvolvimento profissional dela.

Embora alguns profissionais ainda não saibam muito bem como lidar com as críticas do feedback, ele é o principal caminho para a mudança. Se você mantiver um diálogo transparente e humanizado, logo eles vão perceber que aquela é uma oportunidade de crescimento profissional. 

5 – Empodere a sua equipe

Um bom líder é aquele que sabe delegar tarefas, mas que também capacita sua equipe para que tomem suas próprias decisões. Para que isso aconteça, não basta apenas deixar os membros da equipe livres para decidirem o que fazer, mas incentivar a autogestão.

Fazer uma boa distribuição de tarefas, promover a boa comunicação e investir em capacitação são ótimos meios de aumentar a confiança do time. Dessa forma, o engajamento da equipe aumentará, assim como o sentimento de responsabilidade, empoderamento e de evolução profissional.

E então, gostou das nossas dicas? Ao apostar nelas, você tem chances de se tornar um líder empático e contribuir para boas relações no trabalho, para o desenvolvimento da carreira de seus colaboradores e para o alcance dos objetivos da empresa.Confira também em outro artigo do blog quais são os desafios da liderança e como superá-los.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades