Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quanto ganha um professor com pós-graduação? Confira as possibilidades

Imagem de um professor em uma sala de aula para ilustrar o texto de Quanto ganha um professor com pós-graduação

Ser professor é sonhar em ser reconhecido pelo trabalho e conquistar uma melhor remuneração por isso. Mas, se você decidiu ficar apenas com a graduação, isso pode se tornar uma dificuldade. O melhor seria buscar uma pós-graduação para conseguir ter uma vida mais confortável, além de realizar sonhos profissionais. E quanto ganha um professor com pós-graduação?

Isso é o que todos os profissionais da educação se perguntam quando decidem cursar uma pós. Afinal, esse é um investimento importante na carreira. Por isso, investir na especialização torna-se cada vez mais essencial para quem deseja impulsionar a carreira.

blog banner desconto em pós-graduação

Para entender a importância de uma pós-graduação para professores e quanto ganha um professor com especialização, continue lendo este post!

Qual a importância de uma pós-graduação para professores?

Por mais que sejam iguais na maioria das instituições, os cursos de graduação ainda são importantes. Porém, a pós-graduação tem uma capacitação específica e é o que vai te tornar especialista em determinado assunto, ganhando mais destaque no mercado de trabalho, que fica cada dia mais competitivo.

Quando você está na disputa por uma vaga, as pessoas que estão lá, provavelmente, têm experiências e qualificações parecidas com as suas, mas se um candidato estiver matriculado em uma pós, as chances poderão aumentar e acabar favorecendo-o.

Cursar uma pós-graduação na área da educação pode ser um grande diferencial dentro do currículo, pois mostra que esse profissional está pronto para exercer cargos de liderança e, assim, tem chances de receber maiores salários.

Quanto ganha um professor com pós-graduação?

O salário de um professor tem variações de acordo com o estado e município, mas o MEC divulgou que o piso salarial da categoria, até 2020, estava em R $2.886,24. Não quer dizer que o piso seja realmente o valor que o professor recebe, pois, na verdade, ele é uma referência para os ganhos da categoria. 

Esse valor pode variar por diversas questões, como a formação continuada e até o local de atuação. Um estudo realizado pela Catho Educação revelou que uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%.

O profissional que decide cursar uma pós-graduação sempre terá vantagens quando falamos em conseguir emprego e uma remuneração adequada quando comparamos com candidatos que só possuem graduação. Afinal, o mercado de trabalho tem mudado constantemente e, por isso, é fundamental seguir se atualizando.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Como conquistar um salário melhor como professor?

Muitas são as formas de se destacar e garantir mais oportunidades de trabalho sendo professor, mas, para isso, é necessário estar disposto a diversificar as áreas de atuação e os conhecimentos que deve adquirir. Veja abaixo algumas formas:

Aposte em estudo contínuo

Para ser um profissional de sucesso, é necessário ter em mente que aprender sempre não é uma escolha, mas sim uma necessidade — e quase uma obrigação —, porque se você deseja subir mais degraus na carreira, estagnar não é uma opção. Vai sempre surgir uma nova área para explorar e um conhecimento que você pode se aprofundar para crescer.

Você pode fazer cursos livres, participar de palestras, ir a eventos profissionais, se atualizar com artigos e pesquisas da sua área de formação, pois tudo isso conta como aprendizado. Mas, a pós-graduação é um diferencial competitivo e que vai te ajudar a conquistar novas (e boas) oportunidades na sua área.

Psicologia escolar, Alfabetização e letramento, psicopedagogia institucional e pedagogia empresarial são algumas opções de pós-graduação para aprimorar os conhecimentos como professor — e dar aquele “up” que você tanto sonha no currículo e na remuneração.

Seja um professor com postura empreendedora

Não é porque você é professor que não deve ter uma postura empreendedora. Entenda que isso é fugir do óbvio e, quando seguimos esse caminho, as chances aumentam. Você pode ter um trabalho fixo como professor em uma escola e manter essa segurança da estabilidade, mas fique atento às oportunidades paralelas.

Sendo professor, você pode oferecer aulas de reforço online, dar aulas em cursinhos para vestibular e até participar de projetos voluntários em ONGs. Atuar como freelancer na área de educação para produzir materiais didáticos de páginas e canais em redes sociais também é uma opção.

Muitas são as possibilidades para um professor atuar. Tudo depende da sua coragem em se arriscar em novas áreas e vontade de crescer profissionalmente. Agora que você já tem uma breve noção de quanto ganha um professor com pós-graduação, essa é a hora de buscar a sua qualificação. 

Uma especialização pode ser um dos passos mais importantes para impulsionar sua carreira, a chance de realizar seus sonhos profissionais, conquistar o espaço que tanto almeja e seguir atuando na área que sempre quis. Aproveite e conheça os cursos de MBA Anhanguera para se destacar em meio aos seus concorrentes.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades